Afinal, qual a melhor faculdade de Medicina do Brasil?

O curso mais concorrido nos vestibulares de todo o país, a medicina atrai aqueles que buscam, como profissão, cuidar das pessoas e curar doenças. Não à toa, é uma das profissões mais bem valorizadas e com bons salários, outra razão pela qual motiva tantos jovens a segui-la.

Apesar de um bom profissional não ser feito, apenas, da boa formação que teve. Estudar em uma boa universidade é sim, um grande diferencial. Seja pela boa educação a que tem acesso ou pelo reconhecimento que a instituição tem no mercado.

Já discutimos sobre as melhores faculdades de Medicina do Brasil. Hoje, apresentaremos a melhor. A seleção da qualidade dos cursos ofertados pelas diversas universidades e faculdades do país, é realizada, principalmente, pelo MEC (Ministério da Educação), através do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Porém, outro importante levantamento é feito pelo jornal Folha de São Paulo.

Trouxemos as avaliações de ambas as instituições, para te ajudar a escolher qual a melhor faculdade de medicina do Brasil! Continue com a gente.

Ranking Universitário Folha – RUF

Realizado anualmente pela Folha de São Paulo, o RUF (Ranking Universitário Folha), publica em setembro, desde 2012, um ranking das melhores universidades, públicas e privadas, do país. Contando com uma listagem por curso e outra por instituição.

Inspirado em rankings internacionais de universidades, os dados para listagem, consideram indicadores como:

  • Pesquisa;
  • Inovação;
  • Ensino;
  • Internacionalização;
  • E mercado.

Universidade de São Paulo – USP

Conforme os dados publicados pelo RUF 2019, a Universidade de São Paulo (USP) está como a melhor faculdade de Medicina do Brasil. Apesar de, quando analisado o indicador “Qualidade de Ensino”, ocupar a segunda posição, deixando a primeira para a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Uma das principais universidades do país, o ingresso na USP acontece através da FUVEST (Fundação Universitária para o Vestibular), criada pela própria instituição para gerir o vestibular. O curso de medicina é ofertado nos polos: Faculdade de Medicina em São Paulo , na Faculdade de Odontologia de Bauru e na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, todas no estado de São Paulo.

Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade)

Obrigatório para os cursos de graduação, o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), avalia o rendimento de estudantes do primeiro e último ano da graduação. A cada ano é selecionado um grupo diferente de cursos a serem avaliados.

Os resultados são divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Seu objetivo é atestar o cumprimento do componente curricular, previsto em lei. O Conceito Enade é a nota final de cada curso, que vai de 0 a 5.

A última avaliação do curso de medicina do Enade foi divulgada em 2019. A USP, é a única universidade estadual paulista a não participar da avaliação.

A nota do Enade tem dois conceitos, o Conceito Enade Contínuo e o Conceito Enade Faixa. O primeiro considera a média de todos os componentes avaliados, e é a nota final da universidade. Já o segundo, é o valor arredondado do Enade contínuo, que vai de 0 a 5, divulgado pelas instituições.

Dentre as 27 universidades que obtiveram nota máxima (Conceito Enade 5), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) é a que se destaca, com Enade Contínuo de 4,6151.

Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Atingindo a nota mais alta no Enade, a UFV (Universidade Federal de Viçosa) é a melhor faculdade de Medicina do Brasil, localizada em Minas Gerais, na cidade de Viçosa. Inaugurada em 1926, como Escola Superior de Agricultura e Veterinária (Esav), foi em 15 de julho de 1969, que a instituição foi federalizada e recebeu o nome, pela qual é conhecida hoje.

Com diversos laboratórios, a universidade estimula o desenvolvimento de seus alunos, levando a teoria à prática. Conta, ainda, com espaços laboratoriais dedicados a saúde da mulher e da criança, estudo de agentes patogênicos, morfofisiologia humana, entre outros.

Todos os anos são disponibilizadas 50 vagas, disputadas através do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Lista das demais universidades Conceito Enade 5

Trouxemos as demais universidades que, apesar de terem obtido o Conceito Enade Faixa 5, seu Conceito Enade Contínuo foi abaixo da UFV.

  1. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre (RS) – 4,5347
  2. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina (MG) – 4,5327
  3. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte (MG) – 4,3953
  4. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Rondonópolis (MT) – 4,3825
  5. Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza (CE) – 4,3234
  6. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá (MT) – 4,3123
  7. Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa (PB) – 4,2714
  8. Universidade de Pernambuco (UPE), Recife (PE) – 4,2447
  9. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Botucatu (SP) – 4,1885
  10. Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá (PR) – 4,1683
  11. Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), São José do Rio Preto (SP) – 4,1416
  12. Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), São Carlos (SP) – 4,1337
  13. Universidade Positivo (UP), Curitiba (PR) – 4,1234
  14. Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal (RN) – 4,1111
  15. Faculdade de Medicina de Marília (Famema), Marília (SP) – 4,103
  16. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Três Lagoas (S) – 4,1012
  17. Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió (AL) – 4,0999
  18. Universidade Federal do Piauí (UFPI), Parnaíba (PI) – 4,0809
  19. Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), São João Del Rei (MG) – 4,051
  20. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo (SP) – 4,0313
  21. Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba (PR) – 4,0239
  22. Universidade de Franca (Unifran), Franca (SP) – 4,0158
  23. Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória (ES) – 4,0026
  24. Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Alfenas (MG) – 4,0003
  25. Universidade Federal de Goiás (UFG), Jataí (GO) – 3,9643
  26. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Caruaru (PE) – 3,9562

Conte com o MS! MED

Só um cursinho forte e completo pode te preparar para encarar o desafio de ser aprovado no vestibular de Medicina. Nosso time de professores está a postos para te “armar” para essa batalha.Não perca tempo e conheça o MS! MED, o cursinho para quem quer ser aprovado!

Deixe uma resposta

Rolar para cima
Estamos aqui para te ajudar!