Melhores faculdades de medicina do Brasil: como ingressar?

Separamos uma seleção com as melhores faculdades de medicina e por meio de quais vestibulares concorre-se a uma vaga.

Conforme ranking da Folha de São Paulo, publicado em 2019, realizado através de pesquisas de opinião do Datafolha que considerou critérios como: pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação; 30 universidades foram classificadas como as melhores faculdades de medicina do Brasil, confira todos os dados em nosso e-book.

Acompanhe o post para conhecer as melhores faculdades particulares e públicas do país, e saber todos os detalhes sobre como ingressar em cada uma delas.

4 melhores faculdades públicas de medicina

Dentre as universidades listadas pelo ranking do Datafolha, destacamos 4 das melhores faculdades de medicina públicas:

Universidade de São Paulo — USP

O ingresso na USP se dá por meio de vestibular próprio gerido pela FUVEST (Fundação Universitária para o Vestibular), fundação criada pela própria universidade. As provas são divididas em primeira e segunda fase, cada uma delas é eliminatória e acontecem no segundo semestre, as inscrições, geralmente, abrem em agosto.

A prova da primeira fase da FUVEST consiste em 90 questões de múltipla escolha divididas em português e literatura, história, geografia, matemática, biologia, química, física e inglês, a ser realizado num período de até cinco horas. Já a segunda fase acontece em dois dias subsequentes e as questões são dissertativas, no primeiro dia a prova se divide em português e redação e no segundo em biologia, geografia, química e física.

A USP oferece a graduação em três polos: em São Paulo na Faculdade de Medicina, em Bauru na Faculdade de Odontologia de Bauru e em Ribeirão Preto na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, todas no estado de São Paulo.

Universidade Estadual de Campinas — UNICAMP

A UNICAMP conta com três formas de ingresso, por meio do vestibular próprio gerido pela COMVEST (Comissão Permanente para os Vestibulares), pelo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e o Vestibular Indígena.

A COMVEST é o vestibular tradicional da UNICAMP, acontece no segundo semestre e as inscrições se iniciam em agosto. A prova também se divide em primeira e segunda fase, composta por 72 questões objetivas, a primeira fase acontece num único dia e envolve todas as disciplinas do ensino médio – português, literatura, química, física, biologia, matemática, geografia, história, sociologia, filosofia e inglês.

Já a segunda fase se divide em dois dias consecutivos, no primeiro são abordadas as questões de português e a redação, e o segundo é composto por uma prova comum a todos os candidatos com questões de matemática e interdisciplinares de ciências da natureza e humanas, e uma prova específica com perguntas de biologia e química. Todas dissertativas.

O Enem-UNICAMP reserva 20% das vagas exclusivamente para candidatos cotistas que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Já o Vestibular Indígena é oferecido desde 2019 aos estudantes brasileiros de etnias indígenas. A prova é composta por questões de múltipla escolha e uma redação.

A Unicamp oferece a graduação em Medicina na Faculdade de Ciências Médicas (FCM), na cidade de Campinas-SP.

Universidade Federal de Minas Gerais — UFMG

Para ingressar na UFMG é necessário realizar o ENEM e concorrer a vaga por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Desde 2009, o ENEM dá acesso a vagas em diversas universidades federais por meio do Sisu. As inscrições, geralmente, iniciam no meio do ano e a prova é realizada em dois dias, composta por 180 questões objetivas sobre ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e códigos, matemática e redação.

A nota pode ser usada para concorrer a uma vaga por meio do Sisu e pelo ProUni (Programa Universidade para Todos).

A graduação em Medicina é realizada na Faculdade de Medicina da UFMG no Campus Saúde, área hospitalar de Belo Horizonte.

Universidade Federal de São Paulo — UNIFESP

A UNIFESP utiliza o sistema de seleção misto, onde o candidato deve se inscrever no Enem e no vestibular da instituição.

Dividida em duas fases, a primeira acontece através do Enem, seguindo as diretrizes do exame. E a segunda é repartida em dois dias, o primeiro dedicado às questões de português e inglês, e redação, e o segundo com perguntas de matérias específicas para o curso.

As notas têm como base o desempenho na prova do Enem e o vestibular próprio da segunda fase.

A Unifesp oferece a graduação na Escola Paulista de Medicina em São Paulo.

4 melhores faculdades particulares de medicina

Entre as universidades listadas pelo ranking do Datafolha, destacamos 4 das melhores faculdades de medicina particulares:

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul — PUCRS

A PUCRS possui um sistema de vestibular próprio e é por meio dele que o candidato tem acesso às vagas do curso, realizando uma prova de redação online.

O vestibulando também tem a opção de concorrer a uma vaga utilizando a nota do Enem.

Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa São Paulo — FCMSCSP

O ingresso na FMSCSP se dá através do vestibular da Fuvest ou pelo Enem por meio do ProUni, ou pleiteando um financiamento estudantil através do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

O curso é oferecido no Complexo Hospitalar da Irmandade de Misericórdia da Santa Casa de São Paulo.

Faculdade de São Leopoldo Mandic — SLMANDIC

A SLMANDIC oferece como forma de ingresso o vestibular próprio online que é dividido em tradicional e bolsas integrais socioeconômicas. A prova é composta de 30 questões objetivas que abordam temas do Ensino Médio e uma redação.

Dá, também, ao candidato a opção de usar a nota do Enem para o preenchimento de vagas remanescentes.

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública — Bahiana

A Bahiana conta com vestibular próprio o PROSEF (Processo Seletivo Formativo) composto por uma redação, 35 questões objetivas e 5 dissertativas, sobre conteúdo do ensino médio. E as provas são semestrais.

A escolha de uma boa universidade é tão importante quanto a sua rotina de estudos, sabendo disso trazemos o melhor conteúdo para você vestibulando pré-medicina fazer a melhor escolha. Por isso o MS Medicina é o cursinho para medicina mais forte e completo para quem quer ser aprovado!

Deixe uma resposta

Rolar para cima