Imagem-post-Afinal-existe-algum-segredo-para-passr-em-medicina

Afinal, existe algum segredo de como passar em medicina?

Passar em uma faculdade é o desejo de muitas pessoas, porém, sabemos que essa não é uma tarefa simples. E, quando se trata do curso de medicina, isso se torna ainda mais difícil, visto que as notas de corte são muito altas. Portanto, caso a medicina seja seu curso dos sonhos, tenha muita disciplina e se dedique bastante aos estudos.

Já está animado para começar  estratégia para conquistar a sua vaga dos sonhos? Então, não se preocupe! A seguir listamos diversas dicas que vão contribuir, e muito, para que você tenha os resultados esperados. Continue a leitura e confira!

1. Conheça os vestibulares

Cada prova possui suas próprias particularidades. Sendo assim, analise as instituições de ensino e escolha as que fazem mais sentido para você.

Após isso, comece a avaliar quais são os processos para entrar nessas universidades. Afinal, saber esses detalhes é essencial para que você tenha um estudo mais assertivo, aumentando assim, as suas chances de ir bem nas provas.

As faculdades federais são muito desejadas pelos estudantes, portanto, caso seja o seu desejo, se prepare para o ENEM — o exame que permite ingressar nessas universidades.

Uma dica é: refaça vestibulares. Isso mesmo, procure na internet e separe questões passadas e tente resolvê-las, assim você vai se acostumando e pegando o jeito de cada prova.

2. Faça um plano de estudos

Nada de acumular conteúdo e deixar para estudar dias antes da sua prova, seja ela o ENEM ou vestibulares de instituições privadas. Por isso, faça um plano de estudos.

Aqui, não existe um padrão específico. Primeiro, defina quantas horas você poderá se dedicar aos estudos. Após isso, comece a construir um plano estratégico. Por exemplo, você pode estipular uma quantidade de redações semanais, e distribuir o seu tempo, focando nas matérias que tenha mais dificuldade.

Outra opção é entender como você recebe melhor a informação, se é fazendo questões ou lendo, por exemplo. Assim, você dedica a maior parte de seus estudos para aquilo que vai contribuir mais para que você adquira conhecimento.

Além disso, se dedicar a longo prazo fará você se sentir mais confiante no dia do vestibular. Fator este que é essencial, visto que o nervosismo pode trazer o famoso “branco”, fazendo com que o resultado seja um fracasso. Portanto, comece a planejar seus estudos hoje mesmo.

3. Prepare-se para a redação

Principalmente se deseja fazer o ENEM, a redação pode ser decisiva para alavancar a sua nota ou fazer com que ela caia.

Portanto, escreva e treine bastante. Além disso, é importante ler e se manter atualizado, pois, muitos temas das redações são baseados em pautas atuais, sendo assim, saber argumentar sobre o assunto vai ajudar para que você tire uma ótima nota.

Outro ponto é: análise e conheça os critérios de avaliação da prova. Não basta apenas escrever bem, com as palavras certas e pontuações impecáveis, é preciso seguir uma série de critérios para que o tão sonhado 1000 chegue.

Pratique, pois essa é a chave para o sucesso!

4. Atente-se ao andamento de seus estudos

A hora do estudo deve ser de foco total. Sendo assim, procure um local silencioso, aconchegante e que não te atrapalhe a concentração nos conteúdos das matérias.

Além disso, tente identificar tudo o que te atrapalha, seja as mensagens chegando no celular ou muitas pessoas andando ao seu redor. Depois que descobrir esses pontos de atenção, é hora de tentar solucioná-los. Por exemplo, fique em seu quarto com a porta fechada e desligue o seu celular por algumas horas.

Para além de resolver problemas de distrações, também encontre as melhores estratégias para que fixe cada assunto. Você pode, por exemplo, fazer anotações e colar na parede perto de onde estuda ou no seu guarda-roupa, assim, sempre vai visualizar algo que pode ser importante na hora da prova.

5. Quantidade não é qualidade

Tem pessoas que passam diversas horas do dia dedicadas ao estudo, porém, para alguns estudantes isso não funciona. Muitos se sentem exaustos e acabam não conseguindo absorver mais nada a partir de um determinado momento.

Por isso, entenda e respeite o seu tempo. Para te ajudar, você pode mesclar as horas de estudo. Por exemplo, focar por um tempo de manhã, fazer uma pausa, e voltar na parte da tarde. Isso fará seu cérebro descansar, ficando pronto para o próximo round.

6. Contabilize o tempo

Isso mesmo! Muitos estudantes não estão acostumados a lidar com o tempo e acabam não conseguindo fazer uma prova completa e com qualidade. E, esse é um grande problema, pois, não fazer todas as questões ou marcar aleatoriamente, pode fazer com que a sua nota caia bastante.

Portanto, treino o fator tempo para que no dia das provas do ENEM e dos vestibulares você consiga fazer tudo com tranquilidade.

7. Conte com ajudas externas

Estudar sozinho pode ser mais difícil e desafiador. Por isso, contar com especialistas para ensinar, tirar dúvidas e ainda dar dicas é algo que vai te ajudar demais.

Então, caso tenha a oportunidade de investir em algum curso, faça isso! Ter alguém que te mostre os passos a serem trilhados vai fazer você otimizar seus estudos e fique mais preparado.

E, sabe quem pode te auxiliar com isso? O MS Medicina, o cursinho mais forte e completo para quem quer ser aprovado. Para saber mais, basta acessar nosso site agora mesmo!

8. Foque em seu objetivo

Por último, mas igualmente importante: tenha seus objetivos bem definidos e foque neles.

Ser aprovado em uma universidade para o curso de medicina é uma tarefa difícil. Portanto, saiba que terão algumas pedras no caminho, e, infelizmente, pode ser que você tenha que realizar mais de uma tentativa até chegar no seu objetivo.

Tenha em mente que momentos difíceis passam, contudo, é preciso evoluir com eles. Sendo assim, não desista até conquistar o seu sonho.

Pode parecer impossível, mas não é! Tenha dedicação, foco e persistência. Com esse combo perfeito, você vai conseguir o que almeja.

Gostou do conteúdo? Se quiser saber mais sobre o assunto, basta fazer o download do nosso e-book:”Guia de Como passar em Medicina. É totalmente gratuito!

Deixe uma resposta

Rolar para cima