7 faculdades para entrar através da nota do Enem para Medicina

O curso de medicina é um dos mais concorridos e desejados do país. Em quase todas as instituições de ensino existem muitos candidatos com notas de corte muito altas para concorrer a essa graduação.

É comum vermos pessoas se dedicando durante anos de estudos em cursos de pré-ENEM para conseguir alcançar uma boa nota e cursar medicina.

Hoje vamos falar um pouco mais sobre essa graduação e como conseguir entrar na faculdade através da nota do ENEM para medicina. Confira a seguir:

Confira 7 faculdades para entrar com a nota do ENEM para medicina

Existem diversas universidades no Brasil que se tornaram referências quando o assunto é o curso de medicina, principalmente para quem deseja entrar com a nota do ENEM.

Se você quer conhecer algumas delas, confira a seguir as que separamos:

1 – UNESP

A Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) é uma das mais procuradas por alunos que desejam entrar através da nota do ENEM para Medicina.

Por ter uma boa reputação na área, é uma das universidades mais concorridas do país. No ano de 2018, por exemplo, mais de 8 mil candidatos tentaram entrar no curso de medicina das 90 vagas disponíveis. A prova do vestibular é realizada pela Fundação Vunesp.

A faculdade fica localizada a 200km da capital de São Paulo, e quase toda a cidade vive em função da universidade, trazendo mais opções de moradia para os estudantes, lazer, conforto e segurança aos alunos.

2 – FAMERP

Se você quer entrar na faculdade através da nota do ENEM para Medicina a FAMERP é uma das melhores opções.

Também está na lista das mais concorridas do país, sendo uma faculdade pública que fica localizada na cidade de São José do Rio Preto, interior de São Paulo.

No último vestibular, pudemos observar cerca de 200 candidatos concorrendo por vaga, e a prova também é realizada pela Fundação Vunesp.

3 – UNICAMP

Mais uma opção para entrar com a nota do ENEM para Medicina é a UNICAMP. É uma das faculdades mais bem conceituadas pelo MEC por conter um dos melhores cursos de medicina do país, e com isso, também está na lista dentre as mais desejadas pelos alunos que desejam cursar essa graduação.

As vagas são muito concorridas, e em média, são 270 candidatos por vaga. O vestibular é realizado pela Comissão Permanente Para os Vestibulares (COMVEST). Nesta faculdade, os alunos também possuem a opção de entrar através do Programa de Formação Interdisciplinar Superior ou então pelo Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social.

4 – UECE

Entrar com a nota do ENEM para Medicina também pode ser uma excelente alternativa caso você escolha a UECE. A Universidade Estadual do Ceará foi eleita pelo MEC como a melhor faculdade estadual do nNordeste, centro-oeste e norte, fazendo com que a procura e concorrência pelo curso de medicina só aumentem.

Nessa instituição é possível entrar com a nota do ENEM, como dissemos, ou então pelo vestibular da própria faculdade.

5 – UFSC

Mais uma opção para quem está procurando por faculdade para entrar com a nota do ENEM para Medicina é a Universidade Federal de Santa Catarina. Sendo uma das mais concorridas da região sudeste, mais de 7 mil candidatos costumam se inscrever para concorrer a uma vaga nessa instituição.

As notas de corte pelo ENEM para entrar nessa faculdade de medicina são de 800 pontos, em média.

6 – USP

A Universidade de São Paulo possui um dos melhores cursos de medicina do país, e está na lista das faculdades mais concorridas para entrar através da nota do ENEM para medicina.

Geralmente são mais de 130 candidatos disputando por uma vaga para o curso de medicina, fazendo com que seja uma das mais concorridas do país. O vestibular da própria faculdade é realizado pela FUVEST, caso você não consiga entrar com a nota do ENEM, é possível realizar essa prova.

7 – UNIFESP

A última opção de faculdades para entrar através da nota do ENEM para Medicina da nossa lista é a UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo).

Nessa universidade, cerca de 150 candidatos disputam por uma vaga no curso de medicina, e também é possível entrar não só pela nota do ENEM mas através do vestibular próprio da instituição. O exame de vestibular é feito pela Vunesp.

Como ingressar em medicina pela nota do ENEM?

Para que você consiga ingressar na faculdade através da nota do ENEM para medicina é preciso se inscrever no programa do Sisu para entrar nas faculdades públicas ou então através do ProUni para concorrer a bolsas integrais ou parciais em faculdades particulares.

Esses sistemas são práticos e acessíveis para que você consiga realizar o seu sonho de cursar a faculdade de medicina, mesmo que não tenha condições financeiras para arcar com as mensalidades caras todos os meses.

Os candidatos de qualquer lugar do Brasil podem concorrer a uma das vagas oferecidas pelas instituições de ensino públicas ou privadas, podendo usar a nota do ENEM para entrar na faculdade de medicina.

Para isso, basta realizar o Exame Nacional do Ensino Médio, garantir uma boa nota de corte na prova e se inscrever nos programas disponíveis. Quando a classificação sair, você poderá observar se foi aprovado ou não dentre o número de vagas e realizar a sua inscrição de maneira fácil, rápida e simples.

Como me preparar para cursar medicina?

Por ser um dos cursos mais disputados do país, é preciso se preparar para ingressar em uma das faculdades de medicina disponíveis.

O curso é da modalidade presencial, sendo um bacharelado com duração de 6 anos. Os dois últimos anos da faculdade são dedicados a uma espécie de estágio obrigatório para que o aluno tenha a vivência dos hospitais, atendimentos clínicos e contatos com pacientes.

Para se preparar para entrar nessa faculdade, é interessante escolher um bom curso pré-ENEM. Assim, você consegue estudar com professores especialistas que poderão te auxiliar com um cronograma de estudos e tirar todas as suas dúvidas sobre os assuntos que mais caem no ENEM, garantindo a sua aprovação.

MS Medicina é o cursinho mais forte e completo para quem quer ser aprovado!

Deixe uma resposta

Rolar para cima
Estamos aqui para te ajudar!
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]