Se você deseja cursar uma graduação, é possível que já tenha ouvido falar sobre o ENEM ou já esteja se preparando para ele, não é mesmo?
O Exame Nacional do Ensino Médio acontece todos os anos e tem como objetivo fazer com que estudantes consigam cursar o ensino superior em faculdades públicas, através do SISU, ou em faculdades privadas através de outros programas como o ProUni ou FIES.
O que acontece é que muitos estudantes não sabem o que fazer para ter um bom desempenho nas provas de vestibulares, e com isso, acabam desistindo. Hoje vamos falar sobre quais as melhores maneiras para que você consiga aumentar a sua nota no ENEM e passar na graduação dos seus sonhos, como a medicina, por exemplo.
Se você quer entender como isso é possível, confira as informações que trouxemos a seguir:
Entenda como funciona o TRI (Teoria de Resposta ao Item)
O ENEM possui uma classificação diferenciada para as questões da prova. De acordo com o TRI (Teoria de Resposta ao Item), o objetivo é premiar os estudantes mais coerentes com uma pontuação mais elevada.
Isso significa que o ENEM busca mais coerência dos estudantes em todas as respostas que foram assinaladas. Dessa forma, o aluno que for mais coerente com as questões respondidas, terá uma nota maior, já o aluno que não foi coerente, terá uma nota menor.
Como funciona essa coerência?
Para que você consiga entender como aumentar sua nota no ENEM, é interessante saber como funciona essa coerência cobrada nas respostas pelo exame.
Para que essa coerência seja cobrada, o ENEM divide as questões desenvolvidas para os candidatos em três níveis: fácil, médio e difícil. Esses níveis de dificuldade já são pré-estabelecidos pela própria banca examinadora.
Quando um aluno incoerente nas suas respostas acerta diversas questões difíceis e errar questões classificadas como fáceis, para o ENEM, esse aluno escolheu as alternativas das respostas de forma aleatória, “chutando” no meio da prova.
Quando o aluno é coerente nas suas respostas, ele acerta diversas questões mais fáceis e através dos seus estudos e conhecimentos, busca tentar acertar uma boa quantidade de questões médias e difíceis da prova.
O maior número de questões que devem ser acertadas pelo aluno são as classificadas como fáceis, e a partir daí, o candidato deve se esforçar para aumentar sua nota no ENEM acertando questões médias e difíceis.
Como aumentar a nota no ENEM?
Em cursos que são muito concorridos, como a medicina, é comum que alunos procurem por estratégias para aumentar sua nota no ENEM para garantir uma das vagas disputadas.
Agora que entendemos como funciona a TRI, você já sabe que as questões mais difíceis são as que mais valem na prova. Por isso, quando a prova está mais difícil, é comum que as notas sejam maiores do que quando a prova está mais fácil.
Nessa teoria, o ideal é que você se dedique mais para ir melhor na matéria de matemática do que na matéria de português, por exemplo. Além disso, ir bem na redação é essencial para aumentar sua nota no ENEM, porque a redação é corrigida por professores, e não baseada no TRI.
Com isso, se esforce para tirar uma boa nota na redação e nas matérias consideradas mais difíceis, assim, você consegue garantir sua aprovação em medicina a partir do bom desempenho na prova do ENEM.
Como identificar o nível de dificuldade das questões?
Para identificar o nível de dificuldade das questões da prova, e com isso aumentar sua nota no ENEM para passar em medicina, é preciso que o aluno faça uma leitura de toda a prova para encontrar quais são as questões de leitura mais fáceis, entendimento rápido e resolução simples.
As questões de nível médio possuem fácil entendimento também, mas a sua resolução é um pouco mais complicada, e o recomendado é que os alunos tentem resolvê-las em um segundo momento para priorizar as questões classificadas como fáceis.
As questões fáceis são as de maior quantidade, já as difíceis e médias, de menor quantidade.
As questões mais difíceis são as que possuem entendimento mais complexo e resolução que leva um pouco mais de tempo do que as outras. Com isso, para aumentar sua nota no ENEM e passar em medicina, tente acertar a maior quantidade possível de questões fáceis e depois tentar acertar as questões médias e difíceis.
Dicas para aumentar a nota e garantir sua vaga
Existem algumas estratégias que você pode colocar em prática para conseguir aumentar sua nota no ENEM, e com isso, passar em cursos tão concorridos como a medicina, que possuem um número de candidatos maior do que a oferta de vagas.
Confira algumas dessas dicas a seguir:
Atenção às matérias mais difíceis
Durante a sua preparação de estudos para o ENEM, busque dar um pouco mais de atenção para as matérias que são classificadas como difíceis como matemática, e principalmente redação. Essas matérias geralmente garantem ótimos pontos na prova do ENEM.
Comece pelas questões fáceis
Para conseguir aumentar sua nota no ENEM, o ideal é sempre começar pela resolução das questões consideradas como mais fáceis da prova. Isso porque, quando você erra uma questão difícil, a sua nota tende a cair.
Dê prioridade para resolver as questões mais fáceis primeiro, e depois, se esforce para resolver as questões médias e difíceis.
Planeje o tempo da prova
Para que você não tenha nenhum tipo de surpresa durante a prova, procure sempre planejar o tempo de resolução das questões durante a prova do ENEM.
Tenha muito cuidado para não correr o risco de ficar sem tempo para responder às questões da prova, e com isso, acabar marcando qualquer alternativa. Isso pode acabar reduzindo a sua nota.
Faça um bom curso preparatório
A última dica para conseguir aumentar sua nota no ENEM e passar em medicina é se dedicar aos estudos, e para isso, busque fazer um bom curso preparatório pré-ENEM.
Nesses cursos você vai conseguir tirar todas as suas dúvidas das matérias e garantir que nenhum assunto ficará de fora da sua preparação e do seu cronograma de estudos.