Tudo sobre a inscrição, o cronograma, as notas de corte e o resultado.
Saiu a nota do Enem 2022 e você já pode começar a se movimentar para os processos seletivos que podem levar à sua vaga em Medicina. Dentre eles está o SiSU – Sistema de Seleção Unificada – assim como o Prouni e o Fies – uma possibilidade oferecida pelo MEC para que você consiga ingressar no Ensino Superior.
Com ele, você pode entrar em uma instituição pública de ensino superior, com vagas oferecidas em universidades e institutos federais; além de outras instituições estaduais ou municipais.
Para isso, você precisa ter realizado a última edição do Enem (nesse caso, o de 2022). A seleção é feita com base nas notas do candidato e ocorrem duas vezes por ano – 1º e 2º semestre.
A seleção de estudantes é feita, até esgotarem as vagas, com base no curso escolhido, modalidade de concorrência e selecionados de acordo com a melhor classificação.
Como funciona a inscrição do SiSU?
A inscrição no SiSU é gratuita e realizada apenas pela internet.
Você precisa utilizar as informações de login e senha de acesso aos serviços digitais do governo federal, ou seja, é preciso ter uma conta em gov.br
Logo após realizar o login, o sistema identifica automaticamente as notas da última edição do Enem para utilizar no processo seletivo.
Você pode escolher duas opções de curso dentre aquelas que são oferecidas e pode mudar as opções quantas vezes desejar até que o período final das inscrições.
Aliás, vale lembrar que nesta edição de 2023, as inscrições estão previstas para abertura às 8h do dia 16 de fevereiro, e vão até o dia 24 de fevereiro.
Caso não consiga a sua vaga na chamada regular, você pode participar da lista de espera para concorrer às vagas remanescentes. Por exemplo, quando os candidatos não realizam a sua matrícula.
Mas, atenção! Para participar da lista de espera é preciso acompanhar a divulgação do prazo para manifestar interesse.
O Cronograma do SiSU 2023
Já adiantamos ali em cima que as inscrições vão de 16 a 24 de fevereiro; portanto, mantenha a atenção para não perder esse prazo.
Após a inscrição, ocorre a divulgação da chamada regular, que será no dia 28 de fevereiro. Após a chamada, começa o processo de matrículas, de 02 a 08 de março. Nesse período a instituição de ensino onde você tiver conquistado uma vaga vai solicitar uma série de documentos para que você possa se matricular.
Aliás, sobre a documentação. Normalmente são exigidos para a matrícula:
- Documento de identificação com foto (RG, Carteira de Trabalho, CNH);
- CPF;
- Certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente; Histórico escolar;
- Título de eleitor (quando maior de 18 anos);
- Comprovante de reservista do Exército (no caso de estudantes do sexo masculino)
- Certidão de nascimento ou casamento.
Caso você esteja concorrendo pela modalidade de cotas, ainda precisa apresentar: Comprovante de renda familiar e Comprovante de estudo integral do Ensino Médio em escola pública.
Vale lembrar que os documentos citados são o padrão para realização da matrícula, mas algumas instituições de ensino podem solicitar outras documentações. A lista está disponível no sistema do SiSU, mas vale entrar em contato com a universidade ou instituto desejado, para confirmar todos os detalhes.
O que são Notas de corte?
Você já deve ter ouvido falar sobre notas de corte alguma vez, certo?! Mas, afinal, como é feito o cálculo e por que servem como referência?
O processo funciona da seguinte maneira: diariamente o SiSU calcula a nota de corte (menor nota necessária para se manter dentre as vagas disponíveis) para cada um dos cursos, criando uma relação entre vagas ofertadas e candidatos para aquele curso, de acordo com a modalidade de concorrência.
A nota parcial vai sendo divulgada no seu boletim e você pode ir acompanhando. Mas, lembre-se que é apenas uma referência para verificar como está a sua situação.
A classificação parcial vai sendo calculada, recalculada e atualizada constantemente e você só terá certeza da nota de corte ao final do processo de inscrição, já que ele vai mudando conforme outros candidatos com notas maiores forem se inscrevendo para o mesmo curso que você deseja, por exemplo (a concorrência vai aumentando e ficando mais acirrada).
O resultado final do SiSU e a matrícula
A data do resultado da chamada regular, como já citado anteriormente, é no dia 28 de fevereiro. Enquanto as matrículas ocorrem diretamente na instituição de ensino entre 02 e 08 de março.
Os candidatos são escolhidos de acordo com o número de vagas de uma das opções escolhidas na inscrição x as notas de todos os inscritos. Por exemplo, em um curso com 15 vagas disponíveis, os selecionados serão aqueles com as 15 maiores notas.
Lembrando que você ainda pode conquistar uma vaga com a lista de espera, após o término das matrículas da chamada regular.
Um ponto importante é que a seleção só ocorre em uma das opções de vaga. Se houver a chamada para a 1ª opção, a 2ª será automaticamente descartada pelo sistema. E a ordem de prioridade da seleção é essa mesma, em ordem crescente.
Você pode conferir o resultado no seu boletim do candidato, nas instituições com oferta de vagas, na Central de Atendimento do MEC com o número 0800-616161 e na própria página do SiSU.
Caso confirme sua seleção, é necessário verificar diretamente na instituição de ensino tudo sobre a entrega da documentação exigida: digital ou presencial, horários de atendimento e demais processos necessários.
Para ficar por dentro de todos os detalhes
Já falamos das principais informações do SiSU até aqui, mas pode ser que você ainda queira entender o sistema de seleção mais a fundo. Nesse caso, temos o material ideal para ficar sabendo todas as particularidades. É o nosso ebook gratuito Tudo Sobre o SISU 2023, que você pode baixar clicando aqui.
Além disso, caso não esteja aguentando a curiosidade e queira simular as suas chances de garantir a sonhada vaga em Medicina, temos a solução, também.
Com o nosso Simulador SISU 2023, você preenche as suas notas, o estado onde deseja estudar, a modalidade de ingresso e o curso desejado; e já pode conferir se possui boas chances de aprovação ou não. Pode confiar, nosso robôzinho utiliza os dados reais das edições anteriores do SiSU, e você pode acessar clicando aqui.
