É muito comum ter dúvidas sobre qual especialidade médica seguir assim que terminar a faculdade de medicina. Atualmente existem cerca de 54 especialidades médicas que são reconhecidas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), e escolher um entre elas não é uma tarefa fácil.
Isso porque existem alguns pontos que devem ser levados em consideração, como o perfil do profissional, o mercado de trabalho, a procura e disponibilidade e também a remuneração.
Hoje vamos falar das especialidades médicas mais procuradas, mas que ainda assim, possuem ótimas remunerações aos médicos e não estão saturadas de maneira alguma. Confira a seguir:
Especialidades médicas: o que significam?
Por conta da dificuldade e complexidade que a área de medicina possui, sendo muito abrangente, ela acabou se dividindo em várias áreas, que são chamadas de especialidades médicas.
As mais de 50 especialidades possuem características onde o seu foco e objetivo é aprofundada em um determinado tema e seus tratamentos, diagnósticos e doenças.
O médico não tem a obrigação de escolher entre uma das especialidades médicas, mas, por conta da competitividade do mercado nessa área, as melhores vagas e oportunidades de trabalho são para os médicos especialistas.
Além disso, quem escolhe cursar uma das especialidades médicas também possui chances de ser melhor remunerado e reconhecido pelos pacientes e pela classe dos médicos.
Cada especialidade possui seu diferencial entre remunerações, cargas horárias, plantões, oportunidades, rotina e procedimentos realizados nos pacientes. Elas também possuem níveis de complexidade diferentes, e cada uma tem a sua exigência dentro do mercado.
Especialidades médicas mais procuradas
Clínica médica
A clínica médica está no topo da lista de especialidades médicas mais procuradas, porque ela funciona como um pré-requisito para que o profissional ingresse em outras áreas como pediatria, cardiologia e ortopedia, por exemplo.
Essa especialidade representa mais de 10% dos médicos, e é esse profissional que cuida da primeira investigação do paciente, dando atenção básica ao que ele está se questionando.
O clínico médico possui uma atuação mais ampliada e atende praticamente todos os perfis de pacientes, podendo trabalhar tanto em clínicas, quanto hospitais ou consultórios.
Cirurgião geral
Outra das especialidades médicas que são muito procuradas no mercado é o de cirurgia geral, onde mais de 30 mil profissionais atuam no Brasil através dela.
Nessa área, o médico atua nas intervenções cirúrgicas de traumas, abdominais e videolaparoscopia. É através da cirurgia geral que o médico pode se especializar em outras áreas da cirurgia mais específicas como cardiovascular, ortopedia e neurocirurgia, por exemplo.
Ginecologia e obstetrícia
A ginecologia e obstetrícia é uma das especialidades médicas muito procuradas, e o profissional dessa área atua na saúde da mulher, cuidando da reprodução e dos aparelhos reprodutores femininos.
Muitos médicos buscam essa especialidade para atuar, pois eles podem cuidar tanto de adolescentes, quanto de pacientes da terceira idade.
O médico ginecologista pode atuar em hospitais, clínicas e consultórios tanto públicos quanto privados.
Medicina no trabalho
Esse tipo de especialidades médicas está relacionado à promoção de saúde, qualidade e bem estar dos trabalhadores, contando com mais de 15 mil profissionais médicos atuantes nessa área.
Para se especializar, é preciso ter um certificado de residência pela Comissão de Residência Médica do Ministério da Educação, e assim, conseguir ser um médico do trabalho.
Esse profissional pode atuar em empresas, sindicatos, prestando serviços em órgãos públicos e outros setores fazendo parte da equipe de SESMT (Serviços Especializados de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho).
Pediatria
Uma das especialidades médicas mais procuradas atualmente no Brasil é a pediatria. São mais de 10% dos profissionais formados que atuam nessa área da medicina, onde a grande concentração desse percentual se encontra na região Sudeste do país.
O mercado de pediatria oferece muitas oportunidades excelentes para os médicos, onde ele consegue atuar com bebês recém-nascidos até os adolescentes, sendo um mercado bem amplo.
Anestesiologia
Depois de formado, uma das melhores opções, e as mais procuradas, de especialidades médicas é a anestesiologia. O profissional precisa atuar na residência médica por cerca de três anos para conseguir o título de especialista.
Essa área atua na aplicação e estudo de anestesias em pacientes, procedimentos e medicamentos que possuem o objetivo de diminuir as dores em casos de exames ou procedimentos cirúrgicos dos pacientes.
O médico especialista em anestesia pode atuar em ambulatórios, emergências, gestão de hospitais e também em locais especializados em cirurgias para transplantes, por exemplo.
Ortopedia e traumatologia
Esse mercado de especialidades médicas está relacionado com as doenças musculoesqueléticas, onde o médico atua no tratamento e diagnóstico de infecções, problemas crônicos, fraturas, lesões, tumores, luxações e outros problemas relacionados.
Essa especialidade habilita o profissional formado a atuar também em cirurgias, e a especialização possui uma duração de três anos aproximadamente. É uma das especialidades médicas que possuem ótimas oportunidades por ser um mercado bem amplo, já que o médico consegue atender pacientes de diferentes idades.
Como escolher a especialidade médica?
Muitas pessoas que estão quase finalizando a faculdade de medicina ainda não sabem qual é o momento ideal para escolher entre as especialidades médicas e como fazer isso.
É muito importante que o estudante pense nessa escolha ao longo do curso de acordo com a área que possui mais afinidade na faculdade. Ao longo da graduação, o aluno vai ter contato com diferentes áreas, tendo a oportunidade de experimentar e conhecer qual se identifica mais.
Na etapa final do curso de medicina, ele terá contato com o internato que dura cerca de um a dois anos, e é nesse momento que o médico poderá escolher em qual das especialidades médicas irá atuar, afinal, terá contato direto com as áreas da medicina e a rotina da profissão.
É no internato que o aluno vai ter contato com os procedimentos realizados, com as visitas aos pacientes, plantões e até algumas consultas, o que poderá direcioná-lo na escolha das especialidades médicas a seguir.
Se você quer se preparar para se tornar um médico, o Me Salva! Medicina é o cursinho mais forte e completo para quem quer ser aprovado
