Atualmente no Brasil podemos encontrar diversas instituições de ensino em funcionamento que oferecem o curso de medicina.
Mas ainda que esse número seja alto, a quantidade de alunos que possuem o interesse nesse curso é alta também, levando a uma grande concorrência para seguir essa profissão.
Com a criação de novos cursos nas instituições, a concorrência tende a aumentar cada vez mais, e com isso, para te ajudar, hoje trouxemos uma lista com os vestibulares de medicina menos concorridos do país. Confira a seguir:
8 vestibulares de medicina menos concorridos no Brasil
Com a grande quantidade de instituições de medicina no Brasil, o aluno que está prestes a fazer o vestibular ou o ENEM acaba ficando perdido para descobrir como é a concorrência nessas faculdades.
Por isso, hoje pensamos em trazer uma lista com os vestibulares de medicina menos concorridos para que você consiga analisar a relação candidato por vaga oferecida, e a partir disso, escolher a instituição que preferir. Confira:
1 – PUC-SP: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
As vagas no vestibular de medicina giram em torno de 100 vagas, tendo cerca de 41 candidatos por vaga.
2 – FAMECA: Faculdade Integrada Padre Albino
São cerca de 100 vagas, onde a relação candidato vaga é de 27.
3 – FMABC: Faculdade de Medicina do ABC
A relação candidato vaga é de 49 pessoas, e as vagas dos vestibulares de medicina giram em torno de 110.
4 – ACAFE: Associação Catarinense das Fundações Educacionais
A relação candidato vaga é de 27 e as vagas oferecidas são cerca de 40 para os vestibulares de medicina.
5 – Albert Einstein: Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein
As vagas dos vestibulares de medicina giram em torno de 100, e a são 57 candidatos por vaga.
6 – Santa Casa: Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Nessa instituição a relação candidato vaga é de 55. O número de vagas é em torno de 120.
7 – UNIFOA: Centro Universitário de Volta Redonda
A relação candidato vaga nessa instituição é 20.
8 – Unicastelo: Universidade Brasil
Esse é um dos vestibulares de medicina menos concorridos do país, onde a relação candidato vaga é 9.
Como se preparar para os vestibulares de medicina
Se você tem o desejo de passar nos vestibulares de medicina que oferecem as melhores vagas no país, é preciso se preparar.
Mesmo que você faça a prova em uma instituição onde a concorrência não é tão alta, ainda assim é preciso se dedicar aos estudos. Confira a seguir como fazer isso:
Tenha uma rotina de estudos
Ter uma rotina de estudos é ideal para que você consiga se preparar para valer e ter um bom desempenho nos vestibulares de medicina.
Assim, quanto mais tempo você consegue organizar dentro da sua rotina de estudos, melhor será a sua nota na prova.
É por meio dessa rotina que você consegue entender a estrutura da prova, saber quais conteúdos serão cobrados e colocar em prática os assuntos que deverá ver.
Tenha um local para estudar
Ter um local exclusivo para que você consiga se preparar para os vestibulares de medicina é ideal para manter o foco é a concentração nos estudos.
O ambiente em questão precisa ser calmo e confortável o suficiente para que você consiga passar horas estudando sem ser interrompido.
Escolhendo um bom local para estudar para os vestibulares de medicina você consegue aumentar a sua produtividade e também pensar na sua saúde, já que vai precisar passar por uns tempos sentado na cadeira.
Separe os materiais necessários para te auxiliar nos estudos e deixe seu celular longe e com as notificações desativadas, se possível. Assim, você evita distrações enquanto estuda para os vestibulares de medicina.
Faça um cronograma com horários
Um bom cronograma de estudos é o ideal para se preparar corretamente para os vestibulares de medicina.
Nesse cronograma você pode escrever um guia com todos os conteúdos que deverão ser estudados para a prova e os temas que mais são pedidos. Para isso, analise bem o edital e confira o conteúdo programático.
Dessa forma, é possível entender e estudar os assuntos sem perder tempo, separando as disciplinas mais pedidas de acordo com os temas para melhorar seu aprendizado.
No cronograma você pode acrescentar quantas horas por dia vai se dedicar aos estudos, quantas horas serão destinadas a cada assunto e analisar se uma determinada matéria precisa de mais atenção do que a outra.
Não esqueça do tempo livre
Mesmo que você tenha que separar algumas horas do seu dia para se dedicar aos estudos e preparação para os vestibulares de medicina, é imprescindível separar o momento de tempo livre e descanso.
Antes de fazer o seu cronograma completo, analise toda a sua rotina do dia a dia, veja quantas horas você dorme, o que faz de manhã, à tarde e à noite, quais as suas prioridades, quais momentos precisa dar uma pausa e outros pontos.
Levando isso em consideração, é preciso colocar um momento para lazer e descanso no seu cronograma de estudos para os vestibulares de medicina.
Considerando os momentos de descanso você consegue ter um desempenho melhor e ajustar seu cronograma caso precise fazer algumas alterações.
Se você não consegue dedicar muitas horas do seu dia para se dedicar a preparação e garantir sua vaga em um dos vestibulares de medicina, é importante sempre se lembrar que não é o tempo de estudo que vai definir se você irá passar ou não, mas sim a qualidade dos estudos.
O mais recomendado para quem deseja fazer vestibulares de medicina é se preparar com um curso pré-vestibular que seja totalmente voltado para o ingresso nesse curso tão concorrido.
Isso porque os professores irão te ajudar a estudar exatamente os assuntos que caem na prova e que possuem um peso maior, para que a sua nota de corte seja excelente, garantindo sua aprovação.
Compreendendo sobre essas questões, pode-se dizer então que o Me Salva! Medicina é o cursinho mais forte e completo para quem quer ser aprovado!
