Ao se preparar para o ENEM ou algum vestibular, é exigido bastante dedicação e organização, com isso a ansiedade e preocupação se torna presente, afetando a mente e os estudos. É normal isso acontecer, devido à cobrança excessiva e o receio em relação ao desempenho na prova.
Entretanto, por se tratar de situações bastante concorridas, a calma e tranquilidade se tornam algo fundamental para o vestibulando alcançar o sucesso e excelência na prova. Em geral, um dos principais pontos que o nervosismo oferece é o esgotamento mental, por isso, a grande preocupação de como lidar com a ansiedade antes da prova se torna presente.
Pensando nisso, preparamos algumas dicas para auxiliar nesse momento de estresse e ansiedade antes do vestibular. Confira!
1. Conheça o local com antecedência
A princípio, um dos pontos que mais diminui os níveis de ansiedade antes do vestibular, é conhecer o local antes do dia da prova, pois, o nervosismo tende a atrapalhar a realização de tarefas mais simples, como chegar ao destino correto.
Nesse sentido, para evitar que essa situação aconteça no dia do ENEM ou Vestibular, procure conhecer e visitar o local com antecedência, até mesmo para traçar as melhores rotas na data prevista, evitando engarrafamentos e imprevistos.
Vale lembrar que quando o exame é presencial, provavelmente, muitas pessoas também estarão se locomovendo até o local, fazendo o percurso ser ainda mais demorado.
2. Faça exercícios físicos
Primordialmente, a preparação para o ENEM e provas, tende a ser bastante agitado e corrido, fazendo o foco ser em torno daquela situação, porém, para aliviar a ansiedade antes do vestibular, não se deve esquecer de praticar atividades físicas e cuidar do corpo.
Em outras palavras, os exercícios físicos ajudam no bom funcionamento do organismo, produz hormônios que trazem ao indivíduo o sentimento de prazer e bem-estar, além de diminuir os níveis de estresse e ansiedade.
Algumas atividades podem oferecer esses benefícios ao corpo e levar pouco tempo para serem praticadas, como, caminhar, correr, andar de bicicleta, entre outros.
3. Pratique exercícios de respiração
Acima de tudo, a nossa respiração é influenciada pelas nossas emoções, fazendo com que se agitem principalmente em casos de ansiedade e estresse. Desta forma, o corpo tende a reagir com os batimentos cardíacos acelerados, a falta de concentração, entre outras situações.
Por isso, para controlar a ansiedade antes do vestibular, os exercícios de respiração são um auxílio em potencial. Assim, em qualquer sinal de alteração no corpo o estudante pode colocar em prática os exercícios, respirando lenta e profundamente várias vezes.
Em geral, os exercícios de respiração funcionam da seguinte forma: você inspira pelo nariz por 4 segundo e expira pela boca por 8 segundos, apoiando a mão no abdômen para focar a atenção no movimento de subida e descida. Esses exercícios indicam ao corpo que está tudo bem e que não há motivos para nervosismo.
4. Tenha uma noite de sono tranquila no dia anterior
Sempre, a qualidade do sono pode influenciar na vida de um indivíduo, seja pré-vestibulando ou não, pois, ele auxilia no bom funcionamento do organismo e ajuda a manter a mente mais centrada e a assimilar melhor as informações. Durante o sono, o cérebro registra tudo o que foi aprendido no decorrer do dia, fixando as informações na memória a longo prazo.
Assim, um ótimo meio é desenvolver uma rotina de sono e ir se deitar mais cedo. No geral, o horário de sono ideal é de 8 horas, porém, pode variar de pessoa para pessoa.
5. Evite estudar no dia anterior
Constantemente, os estudantes costumam estudar e revisar no dia antes da prova, entretanto, isso pode aumentar os níveis de ansiedade antes do vestibular. No entanto, o indivíduo deve lembrar que estudou durante o ano todo e cumpriu o cronograma, assim evitar o erro de estudar no dia anterior.
Por mais que pareça inofensivo, essa prática tende a aumentar os níveis de ansiedade, estresse e preocupação, e até prejudicar o sono. Assim, nesse dia opte por tirar o dia para descanso e fazer atividades que goste.
6. Tenha atitudes positivas
Um dos principais motivos para aliviar a ansiedade antes do vestibular é para manter a autoconfiança e não perder o desempenho na prova. Assim, ter atitudes positivas geram resultados positivos para esse momento de anseio.
Além de tudo, essa qualidade é tão importante, que muitas empresas a citam como uma qualidade profissional em seus funcionários. Desse modo, mantenham a confiança em si, tenham pensamentos positivos e dê o seu melhor. Evitar os pensamentos negativos impedem que abale a concentração e tire o foco.
Com isso, o estudante chega no dia da prova com mais convicção da sua capacidade e do alcance do resultado.
7. Escute músicas relaxantes
Ocasionalmente, muitas pessoas optam por escutar músicas relaxantes, para aliviar o cansaço mental e estresse. Assim, para os estudantes essa prática pode ser bastante benéfica para diminuir os níveis de ansiedade antes do vestibular.
Nesse sentido, é possível criar uma playlist de músicas que o indivíduo gosta ou as que oferecem paz e tranquilidade. Além disso, foi comprovado que essa prática pode melhorar o humor e diminuir o nervosismo.
8. Acredite no seu potencial
Por fim, porém não menos importante, manter a postura positiva e acreditar no seu potencial, tendo em mente tudo o que foi estudado e a preparação para aquele dia, é fundamental para aliviar a ansiedade.
Desta forma, deixe para pensar no resultado após a prova, mantenha a tranquilidade, optando por fazer atividades que deixe a mente ocupada e em paz.
Conclusão
Em síntese, entender como aliviar a ansiedade antes do vestibular é fundamental para manter a mente tranquila e o foco na prova. O estresse e a insegurança podem afetar drasticamente o desempenho durante o exame.
Por isso, quanto antes, iniciar o estudo e se preparar para esse dia, pode auxiliar na autoconfiança e aumentar as chances de sucesso.
