Pesos Sisu Medicina: conheça os das maiores faculdades do Brasil

Depois de passar alguns meses, ou até anos se dedicando aos estudos para conseguir a tão sonhada vaga na faculdade pública, a partir da inscrição no SISU é possível verificar se a sua nota foi suficiente para entrar no curso que tanto deseja.

Quando as inscrições para o Sisu abrem, todos os alunos colocam as suas notas no sistema para verificar se ela é suficiente para garantir a aprovação ou não. Esse processo seletivo oferece vagas nas faculdades federais e estaduais em instituições públicas nos cursos presenciais de graduação.

Para que você consiga se inscrever no Sisu é preciso ter feito o ENEM, e a partir disso, esperar a sua classificação.

Se você quer entender como funciona esse processo seletivo e quais são as maiores notas de corte das faculdades públicas, principalmente de medicina, confira as informações que trouxemos a seguir:

Concorrência no curso de medicina

curso de medicina é um dos mais concorridos do país, e por isso, a sua nota de corte é geralmente muito alta todos os anos.

A média de pontos que um aluno precisa fazer no ENEM para garantir a sua vaga é entre 700 e 850 pontos, mas já houve anos em que a nota de corte para algumas faculdades foi maior do que 900 pontos.

Exatamente por ser um curso onde a nota de corte é muito alta pela concorrência e procura dos alunos, muitos estudantes acabam ficando de fora dessa classificação, mas se você não conseguiu garantir uma boa nota no ano em que fez o ENEM, não se preocupe e nem desista do seu sonho de fazer medicina em uma faculdade pública.

Como funciona o Sisu?

Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um processo seletivo onde o aluno que fez o ENEM consegue escolher até duas opções de cursos de graduação segundo os seus principais interesses dentro da área de atuação.

Durante o período das inscrições, é possível modificar essas escolhas. Algumas instituições, como política de ações afirmativas, oferecem vagas que são destinadas a um determinado público e outras também adotam a nota do candidato como um bônus.

Dependendo da universidade, algumas delas possuem a escolha de dar mais peso a algumas das notas, de acordo com as áreas de conhecimento da prova do ENEM.

O próprio sistema do Sisu calcula a nota de corte todos os dias e divulga de acordo com os cursos a partir dos momentos das inscrições. Os alunos são selecionados de acordo com a nota que obtiveram no ENEM, dentro da quantidade do número de vagas do curso, dentro da concorrência e da modalidade.

O candidato que for selecionado na chamada regular do Sisu, tanto na primeira quanto na segunda opção escolhida, não pode participar mais da lista de espera. Caso ele não seja selecionado em nenhuma das duas opções, poderá participar da lista de espera durante o período de inscrição em uma das opções de curso escolhidas.

Durante a lista de espera é importante que o aluno acompanhe as convocações das matrículas junto à universidade que oferece a vaga.

Atualmente podemos contar com mais de 100 instituições públicas que participam do Sisu, e 78 delas possuem o curso de medicina. Em Minas Gerais é o local onde possui mais faculdades de medicina do país, totalizando 15 delas.

Nesse mesmo Estado podemos contar com a terceira maior escolha de medicina do país, a Universidade Federal de Minas Gerais, que é uma das mais concorridas do Brasil, tendo uma nota de corte bem alta.

Pesos Sisu medicina: conheça as maiores notas de corte

Todos os anos as notas de corte para todos os cursos de faculdades públicas sofrem alterações, principalmente o de medicina, onde cada vez mais podemos encontrar mais alunos concorrendo ao número de vagas.

Para calcular a nota final que você obteve na prova do ENEM, é preciso somar todas as notas das matérias e dividir pela soma dos pesos.

No ano de 2021, por exemplo, a Universidade Federal Rural do Semiárido foi a instituição que apresentou a menor nota de corte do curso de medicina do país, tendo uma pontuação mínima de 771,79 pontos para que o candidato pudesse garantir uma das vagas.

É válido lembrar que cada instituição possui autonomia suficiente para estabelecer qual será a nota de corte mínima dos candidatos naquele ano do ENEM, para que possam ser aprovados e realizarem suas matrículas.

Além disso, a instituição também possui autonomia para conferir pesos diferentes das questões como um todo, inclusive da redação.

Para que você fique por dentro das notas de corte e dos pesos do Sisu, conheça as notas das maiores faculdades do país e analise quantos pontos você vai precisar fazer em média no ENEM para conseguir a sua aprovação em medicina:

– UFAL (Universidade Federal de Alagoas): nota de corte 797,86

– UFFS (Universidade Federal da Fronteira do Sul): nota de corte 797,82

– UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rey): nota de corte 797,80

– UFCG (Universidade Federal de Campina Grande): nota de corte 797,76

– UFPI (Universidade Federal do Piauí): nota de corte 797,72

– UFMT (Universidade federal do Mato Grosso): nota de corte 797,68

– UFG (Universidade Federal de Goiás): nota de corte 797,63

– UFOB (Universidade Federal do Oeste da Bahia): nota de corte 797,63

– UFGD (Universidade Federal de Grande Dourados): nota de corte 795,62

– UFS (Universidade Federal de Sergipe): nota de corte 791,48

– UNIMONTES (Universidade Federal de Montes Claros): nota de corte 789,92

– UFT (Universidade Federal do Tocantins): nota de corte 788,72

– UFERSA (Universidade Federal Rural Semiárido): nota de corte 771,79

É válido lembrar que todas essas notas podem sofrer alterações todos os anos, e essa é a média da nota de corte para conseguir a tão sonhada vaga na faculdade federal de medicina através da inscrição no Sisu com a sua nota no ENEM.

Se você deseja ser aprovado e garantir um sucesso durante a sua jornada de estudos, se organize, faça pesquisas das faculdades e se prepare para garantir um bom desempenho na nota do ENEM.

MS Medicina é o cursinho mais forte e completo para quem quer ser aprovado!

Deixe uma resposta

Rolar para cima
Estamos aqui para te ajudar!
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]