Conheça as melhores faculdades de medicina do Nordeste

Escolher uma boa faculdade faz toda a diferença para a sua carreira profissional, principalmente se você quer ter sucesso no mercado de trabalho.

Se você tem o desejo de cursar faculdade de medicina na região Nordeste, saiba que existem excelentes instituições nesta região. Para isso, é preciso conhecer as principais características de cada uma delas para escolher em qual você irá cursar.

Escolher uma boa faculdade de medicina é importante para garantir que as suas aulas serão inovadoras e tecnológicas, acompanhando o mercado da área de saúde e fazendo com que o seu diploma seja cada vez mais valorizado.

Com isso, pensando em te ajudar, hoje trouxemos algumas das melhores faculdades de medicina do Nordeste. Boa leitura!

Melhores faculdades de medicina do Nordeste

UFPE – Universidade Federal de Pernambuco

primeira opção entre as faculdades de medicina do Nordeste é a UFPE. Ela está na lista das melhores faculdades de medicina do país.

O campus de Recife é onde fica localizado o Hospital das Clínicas e o Centro de Ciências da Saúde, para que todas as especialidades médicas sejam estudadas na universidade.

Universidade Federal do Ceará

A UFC é uma faculdade pública que foi fundada no ano de 1954. É uma das maiores faculdades do país que possui qualidade de ensino e pesquisa renomados no Brasil.

No ano de 2019, a Universidade Federal do Ceará foi classificada como a 19º no ranking de melhor faculdade da América Latina. O curso de medicina é uma grande referência nessa universidade e o campus fica em Fortaleza.

São aulas teóricas e práticas, além de aulas no campo, onde os alunos conseguem visitar clínicas, hospitais e postos de saúde para observar a vivência médica.

Para ingressar nessa faculdade é preciso fazer o ENEM e se inscrever no SISU.

Unifor – Universidade de Fortaleza

Essa é uma das melhores faculdades de medicina do Nordeste. Ela é uma instituição privada, e conta com mais de 40 cursos de diversas áreas de graduação, pós-graduação, mestrado e até doutorado.

No curso de medicina da Unifor, os alunos são preparados para exercer a profissão de maneira completa, com diversas atuações dentro do campo clínico, prático e nas pesquisas em saúde pública e gestão hospitalar.

Os alunos também podem contar com o NAMI (Núcleo de Atenção Médica Integrada) que funciona como um espaço de estágios para os alunos de medicina, sendo uma grande referência do Nordeste.

Estácio Juazeiro do Norte (Estácio JN)

Mais uma opção dentre as melhores faculdades de medicina do Nordeste é a Estácio de Juazeiro do Norte. Essa faculdade é uma instituição privada, e se destaca principalmente pela infraestrutura que oferece aos alunos, pelo conforto do ambiente de estudos e pelo corpo docente.

São mais de 8 blocos que contam com cerca de 10 laboratórios para os alunos de medicina utilizarem, além de salas de aula confortáveis, biblioteca com os livros mais atualizados da área de saúde e um auditório para assistir a palestras e participar de eventos.

No curso de medicina, o aluno aprende os conhecimentos ideais para se tornar um excelente profissional da área, dentre as especialidades de pediatria, saúde coletiva, cirurgia, obstetrícia e ginecologia, e clínica médica.

Na Estácio de Juazeiro do Norte os estudantes se tornam competentes para atuar na prevenção de doenças, promoção de saúde, oferecer atendimentos médicos de qualidade e reabilitar pacientes.

Por ser uma faculdade privada, você consegue garantir uma vaga a partir da nota do ENEM ou pelo próprio vestibular da instituição.

Universidade Estadual do Ceará – UECE

A UECE não poderia ficar de fora da lista de melhores faculdades de medicina do Nordeste. Fundada no ano de 1975 e mantendo as melhores tradições possíveis, a universidade pública atua tanto no ensino quanto na pesquisa e extensão dentro da área de saúde.

Hoje em dia são mais de 19 mil estudantes matriculados e um corpo docente composto por 1.000 professores e mestres.

O curso de medicina desta instituição possui objetivo de fazer com que o aluno se torne um profissional qualificado para o mercado de trabalho, fundamentado tecnicamente e cientificamente para atuar de forma ética, aplicando todos os conhecimentos adquiridos no decorrer de sua formação acadêmica.

Como se preparar para passar na faculdade de medicina?

Existem diversos hábitos que todo estudante precisa construir para conseguir ingressar em uma das melhores faculdades de medicina do Nordeste.

O curso de medicina está cada vez mais concorrido, e para que você tenha uma boa nota e consiga participar do processo seletivo, é preciso ter um bom desempenho nos estudos.

O ideal é começar a se preparar o quanto antes, de preferência desde o primeiro ano do ensino médio. Isso porque a concorrência aumenta com o passar dos anos, e você vai precisar de uma excelente nota para garantir sua vaga na faculdade.

Confira a seguir algumas das melhores dicas para se preparar:

Tenha um roteiro de estudos

Se o seu objetivo é passar para uma das faculdades de medicina do Nordeste, é preciso ter um cronograma e um roteiro de estudos. Não é recomendado que você apenas estude sem nem saber o que exatamente vai cair na sua prova.

O ideal é pegar todos os conteúdos que estão descritos no edital, ter um calendário com as datas em mãos e analisar em quais dessas matérias você tem mais dúvidas. Feito isso, você consegue criar um roteiro de estudos e garantir um bom desempenho no ENEM.

Faça vestibulares anteriores

Uma das melhores maneiras de conhecer os vestibulares que você deseja prestar é fazendo as provas dos anos anteriores para treinar.

Dessa forma você consegue se familiarizar com a banca e com o planejamento das questões, testando os seus conhecimentos sobre os temas abordados para se sentir cada vez mais preparado para encarar o ENEM.

Faça um bom cursinho

Outra dica para que você consiga ingressar em uma das melhores faculdades de medicina do Nordeste é investir em um bom curso pré ENEM.

Assim você consegue estudar com professores qualificados e garantir que terá um bom desempenho nas provas, estudando aquilo que realmente cai e tirando suas dúvidas quando necessário.

MS Med é o cursinho mais forte e completo para quem quer ser aprovado. Matricule-se!

Deixe uma resposta

Rolar para cima
Estamos aqui para te ajudar!
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]