Vale a pena fazer medicina no exterior?

Podemos perceber que seguir carreira em medicina é um sonho para muita gente. Afinal, trata-se de uma profissão linda, mas ao mesmo tempo séria e que exige bastante profissionalismo — uma vez que estamos lidando com a saúde da população.

No entanto, muito mais do que cursar medicina, existe a preferência por realizar esse curso no exterior. Será que realmente vale a pena cursar medicina no exterior, visando as dificuldades que podem ser enfrentadas no caminho? Dê uma conferida nesse post, pois vamos tirar todas as suas dúvidas sobre esse processo.

Por que as pessoas tendem a considerar a realização do curso de Medicina no exterior?

Em geral, sabemos que cada pessoa sabe da sua realidade e de suas escolhas, certo? Partindo desse princípio, fica complicado definir um motivo específico pelo qual as pessoas tendem a querer estudar medicina lá fora.

Mas, em geral, podemos considerar algumas questões importantes, como por exemplo:

  • Viver uma experiência incrível de poder morar fora do Brasil e absorver culturas completamente diferentes da nossa;
  • Conseguir aprovação em uma faculdade de medicina estrangeira, enquanto não houve possibilidade de aprovação nas faculdades do Brasil;
  • Tentar um custo de vida mais econômico e otimizado fora do país, tendo acesso à bolsa de estudo, moradia no campus ou mensalidades mais acessíveis.

Todos esses indicadores podem servir como principal motivo para estudantes quererem ingressar em países estrangeiros para investir em medicina. No entanto, a grande questão que deve-se levar em consideração é o tipo de validade do diploma.

De forma geral, somente as certificações que são emitidas por instituições brasileiras que são credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) são aceitas em território nacional. E como bem sabemos, esse é um critério fundamental para atuar como médico aqui no Brasil, e conseguir ter o seu registro no Conselho Regional de Medicina.

Por outro lado, caso você não saiba, é totalmente possível revalidar um diploma estrangeiro, a fim de que ele possa oferecer validade nacional. Porém, esse processo irá depender exclusivamente da apresentação de documentos, além de precisar realizar testes para comprovar atividades práticas e teóricas.

Sendo assim, um médico recém-formado no interior, vindo ao Brasil, não irá conseguir abrir um consultório ou trabalhar em uma clínica médica de forma imediata: ele precisará de revalidação para atuar em território nacional.

É possível encontrar as mesmas condições aqui no Brasil?

Conforme percebemos nos contextos atuais, o vestibular em medicina sempre foi um dos mais procurados no país, e logo, um dos mais concorridos. Sendo assim, essa alta concorrência faz com que as notas de corte de instituições de ensino fiquem extremamente altas, e consequentemente, acaba tornando o acesso ainda mais difícil — consideração de relação de candidato x vaga disponível.

Embora seja um desafio a ser encarado, percebemos que milhares de pessoas são aprovadas todos os semestres na área. Sendo assim, o principal segredo é investir em estudo, aprendizado, e principalmente, na realização de uma excelente prova.

Quais são as principais vantagens de estudar medicina fora do Brasil?

Embora o processo de estudos no exterior seja mais complexo, podemos encontrar alguns benefícios exclusivos que só quem estuda no exterior consegue obter. Vejamos abaixo algumas vantagens abaixo:

1. Currículo diferenciado

Antes de tudo, a primeira vantagem é que podemos perceber que investimento em estudos no exterior torna o currículo mais diferenciado em relação à concorrência. Depois que o médico recém-formado retorna ao Brasil e faz o seu processo de revalidação para integrar-se ao mercado, com certeza terá grandes chances de ultrapassar a concorrência com conhecimento e práticas vindas de fora.

A área de saúde carece de inovação, e certamente, um médico formado em países estrangeiros conseguirá oferecer algo novo nos procedimentos médicos.

2. Cargos melhores

Em geral, a possibilidade de poder trabalhar em hospitais e clínicas particulares ou até mesmo do próprio governo pode ser grande, e logo, oferece a oportunidade de um salário ainda melhor. Mesmo que o candidato precise passar por processos seletivos internos impostos, ainda assim ele já tira vantagem por ter uma formação no exterior, e consequentemente, a oportunidade de conseguir uma grande chance.

3. Valorização

Certamente, um médico com formação do exterior costuma ser muito bem valorizado na área da saúde. Dependendo dos seus novos métodos e ensinamentos compartilhados em sua ala hospitalar, ele pode participar de palestras, workshops ou até mesmo eventos internos para divulgar sua experiência na faculdade que estudou, bem como as práticas mais otimizadas e modernas que aprendeu na sua experiência acadêmica para resolver questões que anteriormente eram julgadas como complexas.

Vantagens de estudar medicina no Brasil

Sem dúvidas, podemos encontrar diversas vantagens de estudar medicina em nosso país. Vamos conferir alguns exemplos:

1. Língua materna

Em geral, ao estudar medicina no Brasil, você não terá dificuldades com a língua, uma vez que o seu português é nativo. O inglês que costumamos praticar em cursinhos, de certo modo, nos ajuda a se comunicar e a resolver questões do dia a dia lá fora!

No entanto, a medicina possui uma linguagem mais técnica e direcionada, com termos e expressões que em grande parte das situações não costumamos utilizar no inglês comum. Por esse motivo, você precisará estudar um pouco mais para entender as matérias e as práticas durante as aulas na faculdade do país escolhido.

2. Faculdade credenciada pelo MEC

No Brasil, você terá com certeza estudará em uma faculdade que possui credenciamento com o MEC em termos de qualidade de ensino. E como bem sabemos, essa validação é de suma importância para atuar no mercado depois da formação.

Em uma faculdade no exterior, não saberíamos ao certo se os índices de qualidade seriam consideráveis para atingir as exigências do MEC no Brasil. Portanto, o estudante precisaria se atentar a isso.

Gostou desse artigo? Conforme vimos, existem motivos específicos para estudar fora do país, como também existem os motivos específicos para continuar estudando no país, e assim, atuar de forma ainda menos complexa.

Quer passar em Medicina? O MS Med é o cursinho mais forte e completo para quem deseja ser aprovado. Venha estudar conosco agora mesmo!

https://medicina.mesalva.com/

Deixe uma resposta

Rolar para cima
Estamos aqui para te ajudar!
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]