Perfil de aprendizagem: descubra qual é o seu

O perfil de aprendizagem varia muito de pessoa para pessoa. É tudo muito individual, por isso é importante entender qual o seu perfil, para potencializar seus resultados. Alguns têm mais facilidade de aprender ouvindo, outros lendo e para alguns, basta visualizar. Tudo isso depende das habilidades cognitivas de cada um.

Hoje, vamos te mostrar alguns dos principais perfis de aprendizagem e suas principais características, para te ajudar a identificar qual é o seu. Fique atento, pois são vários perfis e cada um tem suas particularidades. Vamos começar por um dos mais famosos: o Vark.

Os estudiosos Neil Fleming e Colleen Mills criaram a técnica Vark para definir e explicar cada um dos perfis de aprendizagem: visual, auditivo, leitura/escrita e cinestésico. Vamos explicar agora cada um deles a seguir!

Perfis de aprendizagem: Vark

Visual

Nesse perfil de aprendizado o indivíduo tem mais facilidade para interpretar e absorver conteúdos imagéticos. Ou seja, é natural que aprendam mais facilmente com: vídeos, mapas mentais, desenhos e figuras. Além de aprender melhor dessa forma, eles também se expressam melhor dessa forma, utilizando recursos visuais.

Auditiva

Algumas pessoas aprendem com facilidade através do ouvir, por isso, esse perfil costuma gostar muito de escutar podcasts, ler em voz alta, participar de discussões e de ouvir as explicações dos professores.

Uma técnica utilizada para a fixação é a repetição do conteúdo em voz alta, para si mesmo, isso costuma ser muito efetivo.

Leitura/escrita

Os alunos que amam fazer resumos são os que se enquadram nesse perfil de aprendizagem. Normalmente, eles têm mais facilidade para assimilar informações com a leitura. E a forma como melhor se expressam, normalmente é através da escrita. Por isso, esse perfil de aprendizagem costuma aprender bastante lendo livros, artigos e textos online.

Cinestésico

Esse perfil de aprendizagem gosta de colocar o aprendizado em prática, utilizando todos os sentidos. Para eles, é crucial emergir de forma prática no que foi ensinado, por isso gostam muito de interagir e se movimentar.

Como você pôde perceber, cada perfil tem suas particularidades e não é muito difícil traçar qual o perfil correspondente, já que inconscientemente definimos nossos métodos de aprendizagem e de expressão. Em alguns casos, o estilo de aprendizagem é definido de acordo com o que mais é oferecido em sala de aula. No entanto, se o professor busca transmitir o ensino nos diversos perfis, a tendência é que cada um desenvolva seu próprio perfil.

Perfis de aprendizagem: Kolb

O método Vark não é o único utilizado para definir os perfis de aprendizado. Na verdade, Kolb definiu os estágios do processo de aprendizagem e os conectou a um perfil de aprendizagem. O processo se baseia nas seguintes etapas: aprendizagem concreta, observação reflexiva, conceitualização abstrata e experimentação ativa. Cada etapa está conectada a um perfil de aprendizagem, são eles: divergente, assimilador, convergente e acomodador.

Acomodador

Os estudantes que se enquadram nesse estilo preferem o ensino prático do que o teórico. Gostam de viver e experimentar tudo, na prática. Por isso, gostam de aulas práticas, projetos e aulas em campo.

Convergente

Esse perfil também gosta de colocar o conhecimento em prática, no entanto, tem a necessidade de testar e fazer deduções. Eles agem, colocam em prática e refletem sobre os resultados obtidos. É por isso que esse perfil gosta muito de simulações e experimentos.

Assimilador

Ao contrário dos últimos dois perfis que mencionamos, esse prefere a teoria e a observação reflexiva. Eles gostam de reunir informações e documentá-las ao seu modo. Os assimiladores gostam muito de palestras, leituras e dados analíticos.

Divergente

Os divergentes são imaginativos e criativos, por isso, também gostam de experimentar as possibilidades e são mais abstratos e gostam de imaginar. Esse perfil gosta muito de estudos de caso, debates e trabalhos em grupo.

Ainda não identificou seu perfil de aprendizagem? Calma, ainda há mais algumas classificações, dessa vez, pensado pelos estudiosos Peter Honey e Catalina Alonso, estamos nos referindo ao método que une o nome dos dois: Honey-Alonso. Conheça mais!

Perfis de aprendizagem: Honey-Alonso

Aqui os perfis e aprendizagem são divididos em 4 grupos, são eles: ativo, reflexivo, pragmático e teórico. Vamos detalhar sobre cada um deles a seguir.

Ativo

Os estudantes desse perfil gostam de novidades, são ágeis e preferem trabalhar em grupo. Eles não gostam de rotina, querem sempre experimentar coisas novas.

Reflexivo

Esse perfil de aluno é mais reflexivo e detalhista. Eles gostam de reunir dados, analisar detalhadamente e costumam gostar de analisar os mais diversos cenários de cada situação em específico.

Pragmático

Os pragmáticos gostam de colocar em prática o conteúdo aprendido o quanto antes. Não gostam da teorização e de discussões, estão sempre planejando os próximos passos de suas experiências.

Teórico

O próprio nome já diz, esse perfil gosta muito de teorizar e de pensar de forma lógica. São muito racionais e lógicos e tendem a ser perfeccionistas.

Pronto, agora você tem as informações necessárias para identificar qual o seu perfil de aprendizagem. Sim, são muitos, mas não precisa se ater a um único quadradinho. Pode ser que você se identifique com mais de um perfil, um pode ser um pouco mais predominante que o outro. No entanto, o importante é entender de que forma utilizá-los para potencializar seu aprendizado.

Se você está em busca da tão sonhada aprovação no ENEM, não deixe de estudar e buscar entender qual o seu perfil de aprendizagem. Na internet existem alguns testes e questionários que podem te ajudar a identificar seu perfil, caso você ainda tenha ficado com dúvidas. E é importante frisar que os testes são específicos de cada estudo que apresentamos: Vark, Kolb e Honey-Alonso. Selecione o mais se identifica entre esses e faça seu teste!

Entretanto, independente do seu perfil, aqui na Me Salva nós temos conteúdos para os mais diversos perfis. Clique aqui e confira alguns dos muitos conteúdos que pensamos para te ajudar na jornada de estudos.

E se você sonha em cursar medicina, nós temos conteúdos específicos para garantir sua aprovação. Clique aqui e conheça mais detalhes sobre nossos cursos e os professores que irão te ajudar a conquistar esse sonho!

Deixe uma resposta

Rolar para cima
Estamos aqui para te ajudar!
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]