Estudo intercalado: o que é e benefícios dessa técnica

Os estudantes e vestibulandos enfrentam desafios constantes em sua rotina de estudos. Algumas matérias são mais puxadas e exigem maior dedicação, outras são monótonas e é preciso se vigiar o tempo todo para não dispersar a atenção. Estudar não é fácil, mas o resultado é recompensador. Por isso, para te ajudar nessa rotina cansativa, nós viemos te contar de uma técnica que pode melhorar muito os seus estudos. Estamos falando do estudo intercalado, você já ouviu falar?

A técnica se baseia em estudar diferentes matérias em um único período de estudo, ao contrário do que a maioria faz. Normalmente, organizamos nosso calendário de matérias de acordo com a área e o dia. Segunda é dia de estudar sobre matemática, terça é biologia, quarta é química e assim por diante.

No entanto, essa metodologia afeta muito o aprendizado e a produtividade dos estudos. Afinal, chega um momento em que perdemos a atenção, o assunto se torna massante e isso afeta muito no aprendizado. Por isso, a técnica do estudo alternado se mostra tão efetiva. Com ela, é possível evitar aqueles momentos de fadiga cerebral, quando não aguentamos mais ler sobre um determinado assunto. Sabe aquele momento em que você lê um parágrafo mais de 3x e mesmo assim não entende? Essa técnica vai pôr fim a isso!

Estudo alternado
Para colocar essa técnica em prática, será preciso rever todo o seu cronograma de estudos. Se você estuda 6 horas por dia, por exemplo, pense em dividir o tempo para o estudo de 3 matérias diferentes, duas horas para cada. Dessa forma, o estudo será mais dinâmico, você conseguirá manter a atenção por mais tempo e conseguirá fixar melhor o conteúdo. Sabe por quê?

Porque ao invés de ver o conteúdo apenas 1x na semana, dependendo da sua organização, você pode revisitá-lo de 2 a 3x na semana e é claro que isso também facilita a fixação do mesmo. Outro ponto positivo é a revisão, que se torna mais rápida e prática, já que a quantidade de conteúdo diário é menor.

Uma boa dica é colocar em um mesmo dia, conteúdos de áreas completamente distintas, como física e português, por exemplo. Isso irá naturalmente aumentar sua atenção ao conteúdo. Dessa forma, o cérebro não terá tempo para cair na “zona de conforto” e precisará se manter focado.

Outro ponto importante para evitar o cansaço excessivo e realizar pequenos intervalos durante o estudo. Na troca entre uma matéria e outra, faça o intervalo um pouco maior, para garantir seu retorno com gás total. A técnica do pomodoro pode ser muito útil, nesses casos, já que estrutura todos os intervalos necessários durante os estudos.

Como colocar o estudo intercalado em prática?
Comece realizando um apanhado de todo o conteúdo que você precisa estudar na semana e em seguida, veja quanto tempo irá se dedicar em cada dia para os estudos. Com essas informações em mãos você pode começar a distribuir os conteúdos, de forma intercalada, na sua semana. Pronto, agora é só colocar em prática e começar os estudos.

Essa é a melhor técnica de estudo?
Não é possível dizer que essa é a melhor técnica de aprendizado, mas com certeza, irá te ajudar a diversificar os estudos e torná-lo menos cansativo. É muito importante que o estudante se conheça e busque entender de que forma ele aprende o conteúdo com mais facilidade, para melhorar sempre seu plano de ensino.

E claro, não é preciso se apegar a uma única técnica. É possível mesclar e testar inúmeras alternativas, até encontrar a que melhor se adéqua a sua realidade. Como nós citamos acima, unir o estudo alternado ao pomodoro, pode ser uma ótima alternativa e vai funcionar muito bem para alguns estudantes. O importante é testar e encontrar aquela que lhe traz os melhores resultados!

Outras técnicas que podem ser utilizadas junto ao estudo intercalado
Os testes práticos são cruciais para colocar seu conhecimento em prática, por isso é importante sempre realizar simulados para verificar se as matérias estudadas realmente estão sendo aprendidas. Isso também irá te ajudar a identificar quais são os pontos de atenção, no que você tem mais dificuldade, na prática. Assim, você poderá reforçar os estudos dessa matéria ou tema em específico.

Outra técnica que pode ser utilizada durante seus estudos é a interrogação elaborativa. Se pergunte: o que, quem, quando, onde, como e porquê. Isso irá forçar seu cérebro a revisitar os mais diversos detalhes da matéria estudada e vai te ajudar a ter uma visão geral do conteúdo. Também é uma ótima técnica para o momento de revisão de matérias. No entanto, ela não pode ser utilizada em todos os conteúdos. Mas, naqueles em que fizer sentido, será de grande valia!

Por fim, mas não menos importante, a técnica mais valiosa se dá pela exploração do seu potencial de estudo. Não entendeu nada né? Calma, nós vamos explicar. De que forma você sente mais progresso no aprendizado? Você precisa escrever para realmente aprender? Precisa falar com alguém sobre ou apenas ouvir já é o suficiente? Entenda de que forma você tem o melhor aprendizado e insira isso em sua rotina de estudos. Dessa forma, você sempre irá absorver o conteúdo da melhor forma possível.

A vida de vestibulando não é fácil, nós sabemos disso. Há muitas expectativas, ansiedade e inseguranças. No entanto, é preciso ter calma e foco diário nos estudos. É importante salientar que além de estudar, é importante que você separe um tempo para o lazer e a família. Estude no seu tempo, não se force a nada e respeite seus limites.

Você está com dificuldades para elaborar seu plano de estudos? Deixa com a gente, nós podemos te ajudar! Clique aqui e tenha acesso a um plano feito especialmente para você e no que você precisa estudar.

Deixe uma resposta

Rolar para cima
Estamos aqui para te ajudar!
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]