Melhores faculdades públicas de medicina no país

Escolher uma boa faculdade de Medicina envolve muitos aspectos. Além da qualidade de ensino, é preciso pensar sobre fatores que influenciam essa questão, como a localização da instituição e os seus investimentos em inovação.

Pensando em tornar este processo mais fácil para estudantes do Ensino Médio, ainda em 2012, a Folha de São Paulo elaborou o Ranking Universitário Folha (RUF), que considera todos os aspectos internos de uma instituição de ensino para mensurar a sua qualidade.

É possível afirmar que este ranking abrange todas as faculdades e universidades brasileiras que oferecem o curso de Medicina. Entretanto, para a lista do Me Salva Med de hoje foram levadas em conta somente as instituições públicas.

Para saber mais sobre isso e encontrar o local ideal para realizar o sonho de cursar Medicina, continue a leitura do artigo.

Entendendo alguns aspectos sobre o Ranking Universitário Folha

Ainda em 2013, o RUF foi apresentado pela primeira vez ao público. Isso aconteceu no Fórum do Observatório de Rankings da UNESCO, sediado na cidade de Varsóvia. Desde então, todas as instituições de ensino listadas conseguiram se manter entre as melhores do Brasil.

É possível afirmar que foram considerados alguns critérios para a elaboração do RUF, como a pesquisa, o ensino, o mercado, a inovação e a internacionalização. Cada um deles conta com critérios próprios, aos quais são atribuídos pontos.

  • Pesquisa: 42 pontos;
  • Ensino: 32 pontos;
  • Mercado: 18 pontos;
  • Inovação: 4 pontos;
  • Internacionalização: 8 pontos.

Quando se fala sobre a pesquisa, o critério ao qual foi atribuída a maior pontuação, foram considerados aspectos como as publicações científicas da instituição, as suas citações em publicações desta natureza, as menções aos discentes e docentes, a captação de recursos para esta finalidade e a quantidade de bolsistas produtividade.

No que se refere ao ensino, além da porcentagem de profissionais com títulos como mestrado e doutorado, foram levadas em consideração questões como a dedicação integral à instituição. Além disso, as pesquisas como o Datafolha também receberam um papel de destaque na pontuação, assim como a nota no ENADE.

O levantamento do Datafolha também ocupa um papel importante no que se refere à pontuação de mercado. Desse modo, para compor a pesquisa foram consideradas as opiniões de mais de 5 mil profissionais de Recursos Humano acerca das suas preferências de contratação.

Em termos de internacionalização, vale ressaltar que as citações e os artigos com colaboração internacional foram os critérios destacados. E, por fim, para determinar a pontuação de inovação, as patentes depositadas foram o fator decisivo.

As melhores faculdades públicas de Medicina no Brasil

Considerando os critérios destacados, foi possível encontrar as dez melhores faculdades públicas de Medicina no Brasil.

  1. Universidade de São Paulo (USP);
  2. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP);
  3. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  4. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP);
  5. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
  6. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
  7. Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ);
  8. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP);
  9. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE);
  10. Universidade Federal Fluminense (UFF).

Com base no ranking em questão, é possível afirmar oito entre as dez melhores faculdades públicas de Medicina do Brasil estão localizadas na região Sudeste. O estado que predomina é São Paulo, que conta com quatro instituições na lista enquanto o Rio de Janeiro possui três e Minas Gerais uma instituição no RUF.

Entre as demais regiões brasileiras, somente o Nordeste e o Sul apareceram no ranking da Folha de São Paulo, cada um com uma instituição, respectivamente, a UFPE e a UFRGS.

Como escolher uma boa faculdade de Medicina?

A seguir, serão comentados alguns aspectos do curso de Medicina em cada uma das instituições do RUF para te ajudar a fazer uma escolha mais consciente e que realmente dialogue com as suas expectativas para esta etapa tão importante da sua formação.

USP 

Oferecido nos campi de São Paulo e Ribeirão Preto, o curso de Medicina da USP tem duração de 12 semestres. De acordo com o site oficial, a faculdade é reconhecida pelo seu pioneirismo e pela sua excelência em ensino e pesquisa.

UNICAMP

O curso de Medicina começou a ser oferecido pela UNICAMP em 1963 e é o mais antigo desta instituição de ensino. Os seus programas de assistência médica, docência e pesquisa incluem o Hospital das Clínicas, o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher, o Hospital Estadual de Sumaré, entre vários outros espaços.

UFMG

A faculdade de Medicina da UFMG foi fundada ainda em 1911, sendo umas das mais antigas e tradicionais do Brasil. Segundo o site oficial, o seu currículo pode ser considerado um dos mais avançados da atualidade, o que possibilita o oferecimento de uma ótima base teórica e prática profissional.

UNIFESP

A UNIFESP foi a 11ª faculdade de Medicina criada no Brasil, ainda em 1933. O seu processo de federalização aconteceu em 1956, ocasião na qual ela recebeu o nome que possui atualmente. Desde então, se tornou uma das universidades mais produtivas do país e é considerada referência internacional.

UFRGS

O curso de Medicina da UFRGS começou ainda em 1899 e foi o terceiro do Brasil. Ele tem como objetivo garantir uma formação que foca na proteção da a saúde e na capacidade de tomar as medidas necessárias para promover a preservação da vida humana em situações de urgência médica.

UFRJ

Criada ainda em 1808, a faculdade de Medicina da URFJ é referência internacional quando se fala sobre pesquisa, extensão e ensino. Com uma história longa e de muito prestígio, ela já recebeu nomes como Ivo Pintanguy, Bezerra de Menezes e Antonio de Almeida Prado.

UERJ

Com um ensino de qualidade técnica e científica, a UERJ foi reconhecida ainda em 1940. De acordo com o site oficial da instituição, os seus alunos conseguem obter reconhecimento no mercado de trabalho e a faculdade possui 36 programas distintos de residência médica.

UNESP

Com grande destaque nacional e internacional, a UNESP é referência em ensino, pesquisa e extensão. Ela foi implantada em 1963 e atualmente abriga 40 programas de residência médica, além de oferecer cursos de mestrado profissional e mestrado e doutorado acadêmicos.

UFPE

De acordo com o site oficial da UFPE, o curso de Medicina da instituição possui o apoio do Hospital das Clínicas, que atende a todo tipo de especialidade. Além disso, os alunos também têm acesso a ambulatórios, empresas privadas e órgãos públicos que lidam com a sua área de formação.

UFF

A UFF é considerada uma das dez maiores universidades do Brasil de acordo com o ranking da Center for World University Rankings, elaborado em 2014. O seu curso de Medicina é um dos mais tradicionais do país e é o maior da área de saúde na instituição.

Deixe uma resposta

Rolar para cima
Estamos aqui para te ajudar!
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]