ENEM ou Vestibular: qual a melhor opção para passar em medicina?

ara quem deseja ser aprovado no curso de medicina pode ter acesso a algumas oportunidades e modalidades diferenciadas.

Contudo, inúmeras dúvidas podem acabar surgindo. Afinal, existem diferenças significativas entre o ENEM e os vestibulares, ou seja, algumas das portas de entrada para quem sonha com uma vaga na Universidade de Medicina.

Mesmo que tenham as suas diferenças, o fato que todo candidato para o curso de medicina precisa que o ENEM possui também pontos em comum com o Vestibular.

Um dos exemplos é que, tanto o ENEM como o Vestibular têm como metodologia a análise de avaliação de tudo aquilo que o aluno absorveu durante o ensino médio. No qual compõe três anos de estudo. Ou seja, essas modalidades contam com questões de provas que, em dias, conseguem avaliar esses conhecimentos do aluno.

Ambas, para aqueles que realmente possuem um foco, acabam, muitas vezes, conceituando as provas do ENEM e Vestibular, como uma etapa que realmente deve ser levada a sério. E esse pensamento não está errado. Ao contrário, é fundamental tê-lo como base.

Mas a questão toda está relacionada sobre quais são as diferenças entre ENEM e Vestibular e, além disso, qual a melhor opção para passar em Medicina. Por isso, confira agora através desse texto as informações que vão te ajudar a decidir nessa fase tão importante.

Saiba qual a melhor opção para ser aprovado em medicina

Todo candidato que tem como ideal passar em medicina sabe que é necessário ter muita preparação. Mas não só isso, também é indispensável definir qual será o melhor caminho para atingir esse objetivo e alcançar a tão sonhada vaga na faculdade de medicina.

Por isso, antes mesmo de ter como análise qual a melhor modalidade, é importante saber que existem vários conceitos que estabelecem cada uma dessas opções. Confira agora quais são esses:

1. Principais características do ENEM

Como não é novidade, o ENEM nada mais é que uma avaliação onde identifica no aluno, seu nível de conhecimento com relação aos três anos de estudo, dedicado ao Ensino Médio.

Para garantir a sua vaga na avaliação, é necessário que o estudante realize a sua inscrição através do site oficial do ENEM. Ao preencher seu cadastro, o aluno terá acesso a todas as informações sobre o dia, horário e local da prova.

Um fato a ser considerado, é que as provas analisam quatro áreas de conhecimento, dispondo de questões objetivas. Por sua vez, essas estão relacionadas com as matérias de Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática. O destaque da avaliação também se atém ao tema da redação, uma prova que condiciona bastante o aluno.

Em termos de concorrência, a prova do ENEM não está alinhada nessa definição. Mesmo porque, a nota de cada aluno é correspondente ao seu desempenho individual. Esse diferencial permite que o resultado possa ser utilizado para que o estudante consiga se enquadrar em Programas estabelecidos pelo Governo Federal.

Em resumo, o ENEM basicamente serve para garantir que o aluno esteja inserido em diferentes tipos de programas importantes, tais como o Fies, o ProUni e até mesmo o Sisu.

Mas, em sua totalidade, conforme mencionado acima, o principal objetivo do ENEM, não distante do que foi criado, era o de analisar a qualidade do Ensino Médio. É válido também destacar que o ENEM também se representa como uma certificação de conclusão do ensino médio.

Além disso, a prova do ENEM pode ser exigida por algumas faculdades com a intenção de substituir o vestibular.

2. Principais definições do vestibular

O vestibular, de modo bem específico, é a maneira com que os estudantes têm de garantir vagas em universidades públicas e também em particulares. A aplicação das provas pode acontecer em dias diferentes, ou não.

Além disso, no vestibular as questões podem ser objetivas, mas também discursivas. Sem contar que, a redação não fica de fora. Existem instituições que separam as provas em fases. Sendo assim, os alunos que são aprovados na primeira, podem conseguir se classificar para a segunda fase.

Diferente do ENEM, com o vestibular para medicina, o estudante concorre com outros participantes. É disputado nesse caso, o curso, assim como o turno e também a universidade no qual se pretende ingressar.

Quais são as vantagens de fazer o ENEM para conseguir vaga em medicina

Antes de mais nada, o ENEM é uma modalidade tão essencial que os candidatos conseguem entender a sua importância. Ou seja, a maioria deseja passar por essa etapa. Até mesmo porque, para entrar em programas específicos é necessário ter feito o ENEM.

Por isso, saiba agora quais programas são esses:

1. ProUni

Nas configurações do ProUni é utilizado a nota do ENEM para promover a classificação dos candidatos e, só assim, os alunos são encaminhados para alguma bolsa de estudos em universidades privadas.

Pela classificação do ProUni, quanto maior a nota, conseguir uma bolsa se torna uma chance ainda mais próxima.

2. Sisu

Diferente da modalidade acima, o Sisu, por exemplo, precisa da nota do ENEM para garantir a classificação do aluno a uma vaga em faculdades públicas. Nesse caso, não é necessário fazer o vestibular.

3. Fies

No caso do financiamento estudantil, os alunos que optarem por essa modalidade, para ter acesso ao curso de medicina devem seguir alguns critérios. O principal deles, além do ENEM, são os requisitos com relação à renda familiar.

Vestibular para ingressar em medicina

Em se tratando do vestibular, não diferente do que foi especificado acima, essa é a forma em que o candidato pode se classificar para o curso de medicina em diferentes universidades públicas, ou até mesmo particulares.

Em resumo, quando se chega ao pensamento sobre qual é a melhor para passar em medicina, a questão a se considerar deve ser outra. As condições que as duas propõem, mesmo com finalidades distintas, servem para garantir acesso diferenciado aos candidatos.

Quem deseja passar em medicina, pode perfeitamente contar com as duas formas. Visto que ambas avaliam praticamente o mesmo conteúdo.

Por fim, se você deseja uma vaga em medicina venha para a MS Med. Esse é o cursinho mais forte e completo para quem quer ser aprovado. Aproveite e conheça todas as condições.

Deixe uma resposta

Rolar para cima
Estamos aqui para te ajudar!
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]