Quais matérias têm mais peso no vestibular de medicina?

Se preparar para o vestibular de medicina pode ser um processo um pouco difícil e desafiador, principalmente por sabermos que é um curso de graduação muito concorrido.

Mesmo não sendo uma tarefa fácil, é importante que o aluno saiba que dominar todas as matérias é essencial para garantir a sua aprovação entre as vagas.

Em todos os processos seletivos, principalmente do vestibular de medicina, existem algumas matérias que possuem um peso maior, pontuando mais na prova.

Para ajudá-lo a entender como isso funciona, hoje trouxemos algumas informações sobre quais matérias pontuam mais para que você possa se dedicar a elas. Confira a seguir:

Matérias que devemos focar para o vestibular de medicina

Em cada prova de vestibular existe um edital com as matérias específicas que devem ser estudadas para o vestibular de medicina.

Mas, de maneira geral, o vestibular de medicina é dividido em duas fases: a primeira delas com as questões objetivas de múltiplas escolhas com as principais matérias.

Na segunda etapa, uma prova com matérias específicas é realizada com questões dissertativas, na maioria das vezes. Nessa etapa é importante que o aluno esteja dentro das matérias aplicadas para que as respostas sejam dadas de acordo com o pedido no enunciado.

Assim, é possível comprovar que você possui conhecimentos específicos e aprofundados sobre os assuntos mais pedidos no vestibular de medicina.

As matérias que são cobradas de forma geral nos vestibulares de medicina são:

– Português

– Química

– Biologia

– Matemática.

Em algumas provas é possível que outras matérias também sejam cobradas em algumas das fases da prova. A principal diferença está na questão de ser múltipla escolha ou não e também no peso das questões.

Alguns vestibulares estão seguindo a mesma abordagem do ENEM, onde em uma mesma questão é preciso ter conhecimentos de mais de uma disciplina.

Na maioria das vezes é necessário que o aluno tenha uma boa capacidade de interpretação de texto, para evitar que a resposta da pergunta seja incoerente.

Qual o peso das matérias no vestibular de medicina?

Um ponto importante que deve ser observado no vestibular de medicina é o fator dos pesos diferentes que cada disciplina ou questão pode ter.

Isso significa que algumas questões podem pontuar mais do que outras. Dessa forma, mesmo que o aluno tenha um número maior de acertos do que outra pessoa, dependendo do tipo de questão acertada, a sua pontuação pode ser menor.

Em uma prova onde algumas matérias possuem peso 2, por exemplo, e outras peso 1, quanto maior o número de questões com peso 2 você acertar, maior será a sua pontuação, mesmo que o número de questões acertadas seja baixo, impactando diretamente na sua nota final no vestibular.

Outro ponto importante é que na maioria dos processos seletivos do vestibular de medicina, o aluno não pode zerar uma disciplina, podendo ser desclassificado por conta disso.

Com isso, é essencial que você consiga estudar todas as disciplinas que estão descritas no edital, justamente para evitar a reprovação e garantir que a sua nota de corte será suficiente para conseguir uma vaga na tão sonhada faculdade de medicina.

Essas questões podem variar de vestibulares e faculdades, e com isso, é extremamente importante que você leia o edital com atenção para compreender todos os processos seletivos que serão feitos durante a avaliação.

Como se preparar para passar em medicina?

Agora que você já entendeu como funcionam as questões de peso das questões e quais matérias devem ser focadas durante o estudo, vamos falar sobre como se preparar para passar em medicina.

Organize seus horários de estudo

O primeiro passo para que você consiga passar em medicina é reservar horários apenas destinados aos estudos.

Se você quer ser aprovado, é preciso se dedicar. Para isso, separe algumas horas do seu dia com esse objetivo, sem deixar de lado os momentos de descanso e lazer.

Organizando os horários e separando um momento do seu dia para estudar, você garante que estará se preparando o suficiente para conseguir a sua tão sonhada vaga no vestibular de medicina.

Crie um cronograma

Para que você seja aprovado, o ideal é criar um cronograma de estudos definindo os horários que vai começar, os horários de pausa e o horário em que vai terminar de estudar durante os dias.

Monte uma agenda com todos os assuntos que devem ser estudados sem se esquecer dos momentos de descanso.

Com isso, você consegue visualizar como será a sua rotina diária e fazer com que o seu momento de estudo renda mais.

Tenha metas estabelecidas

Para estudar de maneira eficiente não basta apenas ler o conteúdo. É necessário que você perceba sua evolução com o passar dos dias, e para isso, crie metas que deverão ser alcançadas diariamente.

Isso vai te ajudar a melhorar o seu desempenho nos estudos a partir da motivação em conseguir cumprir as metas diárias.

Crie metas que sejam acessíveis de serem cumpridas todos os dias, metas alcançáveis para te ajudar no seu processo de estudos.

Faça simulados

Conforme o seu tempo de estudos for melhorando, comece a treinar a partir de simulados e provas anteriores de vestibular de medicina.

Dessa forma você consegue testar seus conhecimentos e entender em quais assuntos possui mais dificuldade.

Ao fazer simulados e exercícios de provas anteriores você consegue se familiarizar com a banca que desenvolveu o vestibular, analisando as questões, interpretando os textos e estando por dentro dos conteúdos que mais costumam cair.

Faça um bom curso

A última dica que podemos te dar para que você consiga garantir a sua vaga na faculdade de medicina é fazer um bom curso preparatório.

Em cursos como esse, você consegue se preparar de maneira mais assertiva, estudando os assuntos que realmente fazem parte do edital para prestar o vestibular de medicina.

Com o auxílio dos professores você consegue tirar as suas dúvidas sobre as disciplinas, fazer exercícios, corrigir as provas anteriores feitas e garantir um bom desempenho na prova.

Escolha um curso de qualidade que seja especializado na aprovação de alunos nos vestibulares de medicina. Dessa forma, você consegue ter segurança sobre as aulas e os professores qualificados.

MS Medicina é o cursinho mais forte e completo para quem quer ser aprovado!

Deixe uma resposta

Rolar para cima
Estamos aqui para te ajudar!