Bolsa de medicina: o que é e como conseguir

Se você é uma pessoa que tem o sonho de cursar medicina, saiba que terá que enfrentar grandes concorrentes, pois esse é um dos cursos mais procurados do país.

Mesmo que isso seja uma realidade, quem possui o sonho de se formar em medicina não precisa ver isso como uma barreira para impedir a sua entrada no mercado de trabalho da área da saúde.

Hoje em dia as vagas disponíveis para o curso de medicina nas faculdades públicas não são suficientes para atender às demandas de tantas pessoas que desejam cursar, e com isso, a melhor opção pode ser recorrer às faculdades particulares.

Já que esse é um curso onde as mensalidades são um pouco altas, a melhor maneira de entrar nessa graduação é através da bolsa de medicina. Se você quer saber como conseguir uma e como funciona, confira as informações que trouxemos a seguir:

Mensalidades caras: qual o motivo?

Muitas pessoas não conseguem entender porque o curso de medicina possui as mensalidades tão caras, e para isso, é preciso entender como funciona o curso.

O curso de medicina é o bacharelado mais longo do Brasil, e dura seis anos. Nesse tempo, todas as aulas possuem uma carga importante para o currículo do aluno, com aulas práticas, aulas em laboratórios de química, anatomia e citologia, por exemplo.

Isso requer um material e equipamentos mais atualizados, fazendo com que muitas das vezes eles sejam importados. Além disso, a contratação de professores especializados e de renome nesse mercado também faz com que o curso tenha as mensalidades altas.

A bolsa de medicina é realmente necessária?

Quando falamos sobre bolsa de medicina, precisamos lembrar que essa é uma maneira de conseguir cursar a graduação sem precisar pagar as mensalidades altíssimas, ou então pagar parcialmente esses valores.

Dependendo da instituição escolhida, a mensalidade pode chegar a mais de dez salários mínimos todos os meses, e é preciso cerca de 10 anos de investimento até finalmente se formar como um médico.

Justamente por isso, a bolsa de medicina tem sido tão procurada pelos alunos.

Como conseguir a bolsa de medicina?

Existem algumas opções para conseguir a bolsa de estudos para medicina, e a principal delas é através do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Esse programa é conduzido pelo Governo e oferece bolsas parciais ou integrais para que estudantes consigam cursar a graduação de maneira mais acessível.

Para conseguir uma bolsa de medicina, é preciso fazer o ENEM e garantir uma boa nota no exame. A pontuação mínima que o aluno precisa ter no ENEM é 450 como média na prova e não ter zerado a redação.

Existem algumas exigências para que você consiga a bolsa de estudos através do ProUni, como ter cursado o ensino médio em escolas públicas ou em escola particular através de bolsas, ter renda familiar mensal de até três salários por pessoa e não ter nenhum diploma anterior de curso superior.

A concorrência para esse curso é alta, então se você deseja conseguir uma bolsa de medicina, é preciso garantir uma nota no ENEM maior do que 700 pontos.

Quais as outras opções para conseguir a bolsa de estudos?

Como dissemos, existem outras opções além do ProUni para que você consiga realizar o seu sonho de cursar medicina através de bolsas de estudos.

Em muitas faculdades mais tradicionais, você consegue fazer o vestibular da própria instituição, e caso fique em primeiro ou em segundo lugar entre os concorrentes, é comum que uma bolsa de medicina seja oferecida a você, de forma integral ou parcial.

Existe também a opção de conseguir uma bolsa de estudos para cursar medicina através de parcerias e convênios com empresas, onde os descontos oferecidos pelas instituições nas mensalidades do curso podem ser acessíveis a você.

Como se preparar para cursar medicina?

Agora que você já sabe quais são as opções de conseguir uma bolsa de medicina, vamos falar sobre como você pode se preparar para cursar medicina e prestar vestibular para esse curso.

Essa graduação é muito concorrida, e para isso, você precisa se preparar para garantir um excelente desempenho na prova. Existem algumas dicas que poderão te ajudar nesse processo, confira algumas delas a seguir:

– Escolha um curso de vestibular pré-ENEM de qualidade para te ajudar com os estudos.

– Se inscreva no ENEM e em todos os vestibulares das faculdades particulares para concorrer a bolsa de medicina.

– Monte um cronograma de estudos de acordo com as matérias solicitadas no edital das provas.

– Tenha constância nos estudos e crie uma rotina para alcançar o seu objetivo.

– Use técnicas de estudos de acordo com o que você precisa, como mapas mentais, fichamentos, resumos e outras.

– Faça provas anteriores e vestibulares também para treinar o conteúdo.

Conheça as opções de cursos para te auxiliar

Como você já sabe, sendo um dos cursos mais concorridos do Brasil, é importante que você se prepare com excelência para garantir uma bolsa de medicina e alcançar o seu sonho, não é mesmo?

Para isso, você pode contar com cursinhos de pré-ENEM que poderão te ajudar com o cronograma de estudos, com aulas e acesso aos professores para tirar todas as suas dúvidas.

Além disso, nos cursos pré-ENEM você também consegue se concentrar de maneira melhor, já que estará dentro de uma sala presencial ou virtual com outras pessoas que possuem o mesmo objetivo que você: conseguir uma bolsa de medicina.

O ideal é pesquisar pelas opções da sua cidade de acordo com os resultados que o curso possui, com alunos de turmas anteriores que já tenham passado nos vestibulares, seja pelo ENEM ou vestibulares próprios das faculdades.

Dessa maneira você garante que estará escolhendo a melhor opção de cursinho que mais aprova, principalmente se ele estiver com turmas que sejam especialistas em aprovação para o curso de graduação em medicina.

As melhores opções de cursinhos pré-ENEM investem em projetos e estratégias para te ajudar no conhecimento com o objetivo de realizar atividades e exercícios de acordo com o que você precisa para passar.

O MS Medicina é o cursinho mais forte e completo para quem quer ser aprovado. Conheça nosso curso e veja mais informações!

Deixe uma resposta

Rolar para cima
Estamos aqui para te ajudar!