6 aplicativos para você organizar seus estudos

A organização é um dos fatores primordiais para conseguir criar uma rotina eficiente de estudos. Afinal, com essa característica, o estudante consegue otimizar o tempo, ter mais motivação e disciplina, etc. Isso porque, com o detalhamento de todas as tarefas, o aluno saberá exatamente o que fazer, deixando o desânimo de lado.

Nesse sentido, caso queira desenvolver essa característica, o uso de aplicativos pode te ajudar, e muito. Isso porque, com eles, você conseguirá criar cronogramas, check-lists e muito mais.

Pensando nisso, para te auxiliar, preparamos este conteúdo com diversos aplicativos que vão te auxiliar a manter uma rotina de estudos mais organizada. Portanto, para verificar, basta continuar a leitura!

6 aplicativos que vão ajudar a organizar os seus estudos

A seguir selecionamos algumas ferramentas que vão contribuir para que consiga organizar melhor a sua rotina de estudos. Confira agora mesmo!

1. Trello

Um dos aplicativos que você pode utilizar para organizar os seus estudos é o Trello. Pois bem, trata-se de uma ferramenta que permite a criação de cards para que consiga visualizar melhor todos os conteúdos que precisam ser abordados durante o seu processo de estudo.

Nele, é possível que inclua checklist dentro dos quadros, permitindo assim, que detalhe bem o que precisa ser feito em cada tema. Por exemplo, para utilizá-lo de forma eficiente, crie um card para cada matéria. Após isso, dentro desses quadros, informe o que precisa ser feito, como estudar X tema, ler livros, resolver exercícios, etc.

Sem dúvidas, esse aplicativo fará com que consiga ter uma visão mais ampla do que precisa ser feito durante a sua rotina de estudos. Ah! Lembrando que esse app está disponível tanto para Android, quanto para IOS. Portanto, não perca tempo e baixe agora mesmo.

2. Google Agenda

Essa ferramenta já vem instalada em muitos celulares. Porém, a maioria das pessoas não sabem utilizar o aplicativo de forma estratégica, o usando apenas para consultar o calendário.

Sendo assim, se está criando uma rotina de estudos, saiba que o Google Agenda pode ser um aliado importante. Isso porque, uma das grandes dificuldades dos vestibulandos é administrar o tempo.

Portanto, com a ferramenta, é possível adicionar todos os seus compromissos, o que irá contribuir para que não se esqueça ou marque outras demandas no mesmo horário. Além disso, com ele, você poderá programar tempos de descanso, etc.

O app é muito simples de ser utilizado e, com certeza, fará total diferença para que consiga organizar os seus estudos da melhor maneira possível.

3. Evernote

O Evernote é um aplicativo que oferece diversas funcionalidades que vão auxiliar bastante a sua rotina de estudos. Primeiramente, a ferramenta funciona como um caderno virtual. Sendo assim, é possível registrar anotações de textos ou aulas importantes, por exemplo.

Outra função disponível é que, com ele, você poderá criar lembretes, tarefas a serem feitas, notas curtas, etc., além disso, o Evernote possui um espaço dedicado para os seus arquivos. Portanto, você poderá guardar PDFs e até mesmo imagens nele.

Lembrando que existe a versão do app tanto para Androids, quanto para IOS. Tem versões em desktop para computador também!

4. Easy Study

Disponível para Android e IOS, o app é uma excelente opção para pessoas que não sabem quais tópicos devem estudar. Isso porque, basta inserir uma palavra-chave na ferramenta para que ela detalhe quais matérias devem ser abordadas. Mas, claro, é apenas uma sugestão. Sendo assim, é possível inserir outros temas.

Após dar dicas de conteúdos para os estudos, o app também disponibiliza automaticamente um calendário com os temas que devem ser estudados a cada dia.

Além disso, o Easy Study contabiliza o tempo que você se dedicou em cada matéria. Com isso, no final da semana, é possível fazer uma análise para verificar a sua produtividade.

5. Canva

Essa ferramenta funciona diferente dos outros aplicativos indicados. Basicamente, ele te ajudará a organizar as suas ideias de forma mais visual e menos descritiva.

Muitos alunos conseguem memorizar melhor as matérias com o auxílio de mapas mentais, e se esse for o seu caso, o Canva é a solução ideal. Isso porque, o app vai facilitar,e muito, a sua rotina, pois ele possui vários modelos pré-prontos. Com isso, basta alterar as descrições para que crie o seu mapa ideal.

Conseguir reduzir o tempo na hora dos estudos é essencial. Pois, isso significa que terá um período maior para se dedicar a outras tarefas. Portanto, baixe o Canva e comece a otimizar a sua rotina de estudos.

6. ClearFocus

O ClearFocus também é um ótimo aplicativo para organizar os seus estudos. Pois bem, a ferramenta é baseada na “técnica Pomodoro” — trata-se de um método em que você terá 5 minutos de descanso a cada 25 minutos de estudos. Porém, quando se realiza 2 horas da técnica, há um bônus de 30 minutos de tempo livre.

Sendo assim, a ferramenta fará com que consiga administrar melhor o seu tempo. Afinal, muitos estudantes acabam negligenciando o descanso, porém ele é essencial para que consiga ter uma melhor apreensão dos conteúdos.

Basicamente, o app irá enviar notificações para que se lembre do tempo das pausas, ajudando assim, a controlar os seus limites!

Gostou das dicas dos aplicativos? Esperamos que sim. Agora, aproveite para baixá-los e tornar a sua rotina de estudos muito mais eficiente. Ah! E lembre-se que é possível conciliar mais de uma dessas ferramentas, fazendo assim, com que consiga se organizar de forma mais assertiva.

Conclusão

Sem dúvidas, a organização é primordial para os estudos. Afinal, ela traz diversos benefícios, por exemplo, maior disciplina, otimização do tempo, motivação, entre outros. Portanto, pensando nisso, utilize ferramentas que vão te auxiliar nessa missão, como as que citamos ao longo do texto.

Ah! Além desses aplicativos, outra dica, que pode ser essencial para os seus estudos, é contar com especialistas, como a “MS! MED, para te ajudar durante todo o processo. Afinal, receber um direcionamento personalizado fará com que sua rotina se torne muito mais eficiente

Agora, para conseguir se organizar ainda melhor nos seus estudos, confira o conteúdo que selecionamos para você: “Plano de estudos para medicina: 7 dicas ideais.”

Deixe uma resposta

Rolar para cima
Estamos aqui para te ajudar!