Descubra como treinar a memória para o vestibular e ENEM

Já realizou uma prova e sentiu que a memória foi a sua pior inimiga? Sem dúvidas, essa é uma situação comum na vida dos estudantes. Porém, encontrar métodos para resolver esse problema é essencial. Afinal, saber que estudou o tema, mas não se lembrar é um verdadeiro pesadelo.

E, quando se trata do ENEM e dos vestibulares, a memória se torna ainda mais importante. Isso porque, são diversos os assuntos abordados nesses exames. Portanto, guardá-los é essencial para conseguir uma boa nota.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo. Aqui, você terá acesso a dicas importantes para que consiga treinar a memória para o vestibular e o ENEM.

8 dicas para treinar a memória para o vestibular e o ENEM

Uma questão pode fazer total diferença para que consiga a sua aprovação. Portanto, se esquecer de algo que foi estudado na hora do exame pode ser extremamente prejudicial.

Sendo assim, para que não tenha esse problema, confira as dicas que selecionamos para que aprenda a treinar a memória para o vestibular e o ENEM. Confira a seguir!

1. Teste métodos novos

Cada pessoa consegue memorizar melhor de uma forma. Sendo assim, é primordial que teste diversos métodos para entender o que funciona melhor para você. Algumas opções são:

  • Por meio da audição: para esse método, o ideal é que preste muita atenção nas explicações, seja em sala de aula ou por meio de vídeos, por exemplo. Outra dica é repassar o que aprendeu em voz alta para ajudar na fixação.
  • Por meio de movimentos: outras pessoas já conseguem memorizar melhor quando fazem gestos que representem o que foi estudado.
  • Através da visão: para pessoas que conseguem guardar melhor as informações por meio da visão, a dica é ler bastante. Além disso, fazer esquemas ou mapas mentais pode auxiliar bastante.

Caso já saiba o método de estudo que funciona melhor para você, basta colocá-lo em ação. Agora, se não souber, teste até encontrar a opção ideal.

2. Tenha boas noites de sono

Muitos alunos acabam negligenciando o sono. Porém, isso não deve acontecer, pois esse é um dos fatores que podem influenciar no momento de treinar a memória para o vestibular e o ENEM.

Portanto, pensando nisso, durma, no mínimo, 8 horas por dia. Isso porque, na hora do sono profundo ocorre o armazenamento, de tudo o que foi aprendido durante o dia, na memória de longo prazo. Além disso, o sono também é primordial para aumento da disposição, contribuindo assim, para que consiga dar conta de toda a rotina no dia seguinte.

Tendo ciência dos benefícios do sono, saiba que tirar esse tempo não irá atrasar os seus estudos, e sim, auxiliar para que consiga torná-lo ainda mais eficiente.

3. Faça revisões

Além de prestar muita atenção para aprender o conteúdo, é primordial que faça revisões constantemente para treinar a memória para o vestibular e o ENEM. Afinal, ter contato com o tema apenas uma vez é pouco para que consiga se lembrar.

Sendo assim, sempre revise os temas aprendidos, pois manter as informações “frescas” na memória será essencial para que não se esqueça de conceitos importantes.

4. Resolva exercícios

Uma ótima forma de lembrar de conteúdos importantes, é resolvendo exercícios sobre o tema. Portanto, coloque a resolução de atividades como parte do seu cronograma de estudos.

Essa ação, além de contribuir para que consiga memorizar os assuntos, será essencial para testar os seus conhecimentos. Por exemplo, caso não tenha um bom desempenho, precisará revisar todo o conteúdo novamente.

5. Mantenha o controle emocional

É muito comum que os alunos acabem esquecendo algum conteúdo devido ao nervosismo. Por exemplo, existem pessoas que tiram notas excelentes em simulados, porém, no dia do exame de fato, acabam indo mal nas provas.

Sendo assim, trabalhar o emocional é essencial para que consiga se lembrar de tudo o que foi estudado. E, para te ajudar nesse quesito, é primordial que trabalhe a sua confiança para que consiga inibir a ansiedade.

6. Se atente à alimentação

Muitos estudantes não sabem dessa informação, mas a alimentação está diretamente relacionada com o bom funcionamento do cérebro. Portanto, se atentar a ela é essencial para que consiga absorver melhor os conteúdos.

Pensando nisso, o ideal é que, durante os estudos ou as provas, você evite o consumo de alimentos pesados. Isso porque eles farão com que o sangue fique concentrado, para ajudar na digestão, na região abdominal, prejudicando que o cérebro receba a circulação ideal — esse fator reduz o poder de memorização.

Sendo assim, evite alimentos ricos em carboidratos e gorduras e dê preferência aos ricos em ômega 3, como o atum e o salmão.

7. Se preocupe com intervalos

Os intervalos não são perdas de tempo. Na verdade, eles são essenciais para que consiga melhorar a sua memorização. Além disso, ter tempos de descanso fará com que consiga voltar com mais disposição e energia para absorver novos conteúdos.

Para realizar essa dica, programe pausas de 5 minutos a cada hora estudada, por exemplo. Neste tempo, você pode aproveitar para beber água, escutar uma música, se alongar, etc.

8. Evite distrações na hora dos estudos

Realizar diversas tarefas ao mesmo tempo fará com que seus estímulos diminuam, dificultando assim, a apreensão do conteúdo.

Portanto, para treinar a memória para o vestibular e o ENEM, busque estudar em locais livres de distrações, como barulhos de TVs, pessoas conversando, entre outras fontes de desvio de atenção.

Aproveite as dicas!

Sem dúvidas, treinar a memória para o vestibular e o ENEM é essencial para que consiga tirar uma boa nota. Portanto, aproveite todas as dicas que disponibilizamos e as coloque em prática!

Outro fator que pode estar te atrapalhando é o método de estudo. Então, nesse sentido, o ideal é que conte com o auxílio de especialistas, como a MS Medicina, para te direcionar durante o processo rumo à aprovação.

Agora que você já sabe o que deve ser feito para treinar a sua memória, leia também mais dicas para se preparar para o vestibular de medicina e facilitar a sua aprovação. Bons estudos a você!

Deixe uma resposta

Rolar para cima
Estamos aqui para te ajudar!