7 principais causas da reprovação no vestibular e ENEM

reprovação no vestibular e no ENEM gera uma grande frustração para a maioria dos estudantes. Afinal, esse resultado adia o sonho da entrada na faculdade. Além disso, a reprovação significa que o aluno terá que continuar a sua rotina de estudos, que em sua maioria é muito cansativa, para tentar realizar outras provas e, assim, conseguir uma vaga.

É importante ter em mente que existem vestibulandos que estudam integralmente, mas mesmo assim são reprovados. Portanto, o que determina o sucesso não está relacionado somente a dedicação, e sim a outros fatores.

Pensando nisso, separamos alguns dos principais erros que levam à reprovação no vestibular e no ENEM. Boa leitura!

Reprovação no vestibular e no ENEM: 7 principais causas

A seguir selecionamos as principais causas da reprovação no vestibular e no ENEM. Veja!

1. Não desenvolver uma rotina de estudos

Existem estudantes que simplesmente deixam o último ano de escola e acreditam que apenas a base do ensino médio será suficiente para realizar o vestibular. Porém, principalmente se desejar cursos muito concorridos, como medicina, o auxílio de uma rotina de estudos é essencial para que consiga ter boas notas e ser aprovado.

Pensando nisso, desenvolva um cronograma para que consiga se preparar para os vestibulares. Para colocar a dica em ação, busque avaliar sua rotina para que encaixe os períodos de estudos da melhor forma possível. Por exemplo, muitos vestibulandos precisam conciliar a escola, o trabalho e ainda os estudos. Sendo assim, a organização é um fator primordial para o sucesso.

Além disso, desenvolver um cronograma fará com que aborde todos os assuntos necessários, fazendo com que não se esqueça de temas importantes para a sua aprovação.

2. Não se dedicar à redação

redação, pelo menos os modelos exigidos em vestibulares e no ENEM, não é muito trabalhada durante a escola, principalmente se tratando do ensino público. Com isso, a maioria dos alunos não possui base para se sair bem nessa área de conhecimento.

Porém, isso não pode acontecer, pois a redação tem um grande peso em muitas faculdades. Sendo assim, uma nota ruim pode acabar com o seu sonho de entrar na faculdade. Portanto, estude bastante para que tire uma boa nota.

Para que consiga tornar o seu estudo eficiente, busque analisar redações com nota máxima, pois assim, você conseguirá avaliar os pontos mais importantes. Outra dica é treinar, por isso, determine um ou dois dias da semana para produzir textos sobre temas variados.

3. Não estudar os temas dos vestibulares

Antes de realizar qualquer vestibular, você deve analisar o edital da prova. Isso porque, no documento em questão, o estudante tem acesso a todos os temas que serão abordados no exame. E, além disso, é possível verificar a quantidade de exercícios, se possui redação, questões dissertativas etc.

Sem dúvidas, saber os principais assuntos que vão cair na prova é primordial para que consiga se sair bem. Afinal, com essa informação, você conseguirá criar uma rotina de estudos mais eficiente.

Outro ponto importante é analisar se a faculdade que deseja entrar tem peso na nota. Por exemplo, no curso de medicina, algumas instituições valorizam as matérias de ciência da natureza. Portanto, nesse caso, é primordial que dê uma atenção maior a elas.

4. Não ter equilíbrio emocional

A pressão psicológica, seja dos familiares, amigos ou até mesmo própria, pode prejudicar, e muito, o estudante. Sendo assim, se manter tranquilo durante a prova é primordial.

Por exemplo, é comum que alunos dedicados tirem excelentes notas em simulados. Porém, devido à ansiedade, acabem se saindo mal durante o vestibular de fato.

Portanto, para solucionar esse problema, o ideal é que o aluno tenha um acompanhamento psicológico e se sinta preparado para a prova. Afinal, a confiança pode ajudar a inibir a ansiedade no dia.

5. Não se dedicar aos simulados

Outro erro para a reprovação no vestibular e no ENEM é não fazer simulados. Isso porque, realizar provas antigas ajuda a testar o aprendizado do aluno. Portanto, se quer ser aprovado, coloque essa ação como parte da sua rotina.

Além disso, os simulados também farão com que entenda a linguagem abordada no vestibular, fazendo assim, com que se sinta mais confiante no dia do exame.

Por fim, outro fator importante é que essa ação contribui para que consiga treinar o fator tempo — muitos estudantes não sabem se organizar, com isso, não conseguem realizar a prova toda e acabam “chutando” questões finais, por exemplo.

6. Não se preocupar com as horas de sono

Na tentativa de querer estudar o máximo possível, muitos alunos acabam negligenciando as horas de sono e de lazer. Porém, isso não deve acontecer, pois o equilíbrio é fundamental para o processo de aprendizagem. Portanto, entenda que passar as noites estudando não vai trazer benefícios, pelo contrário, só vai fazer com que não consiga absorver os conteúdos.

O sono tem o objetivo de reparar o organismo, com isso, ele é essencial para o bom funcionamento da memória. Para que entenda melhor, tudo o que se estuda durante o dia é fixado no sono profundo. Pensando nisso, durma, no mínimo, 8 horas por dia. Essa ação irá te trazer diversos benefícios.

7. Não contar com o auxílio de especialistas

Por mais que se dedique muito aos estudos, a reprovação pode acontecer. E, muitas vezes, isso ocorre devido ao método de estudo utilizado. Por exemplo, é possível que esteja focando em assuntos menos importantes ou usando metodologias que não se adequam às suas necessidades.

Portanto, para solucionar esse problema e evitar a reprovação no vestibular e no ENEM, o ideal é que conte com um cursinho experiente, como é o caso da MS Medicina, para que consiga receber todo o direcionamento de acordo com os seus objetivos. Afinal, o que funciona para um aluno, pode não funcionar para outro.

Agora, para que você fique por dentro das melhores dicas para se preparar para o vestibular e assim, conseguir a tão sonhada vaga, selecionamos um conteúdo para você: Dicas para se preparar para o vestibular de medicina. Acesse e confira!

Deixe uma resposta

Rolar para cima
Estamos aqui para te ajudar!