Como saber se sua rotina de estudos está sendo produtiva?

A rotina de estudos para os estudantes pré-vestibular é de grande importância para organizar o conteúdo e dar conta de tudo. Mas apesar de importante, é um desafio manter uma rotina produtiva e independente do método utilizado, há momentos em que o estudante pode ter dúvidas sobre a sua produtividade.

Por isso, muitos se perguntam: “como saber se a minha rotina de estudos está sendo produtiva?”. Pensando em ajudar neste momento de dúvida, o MS Medicina preparou esse conteúdo com dicas para fazer a avaliação da sua rotina. Continue a leitura e confira.

O que é uma rotina de estudos?

Uma rotina de estudos é o conjunto de atitudes que um estudante pode ter com a finalidade de organizar o conteúdo que precisa ser estudado. Dentro da rotina, cabe destinar tempo para cada matéria, definir horários de atenção plena intercalados com descanso, além de gerenciar o seu tempo, para que todo o conteúdo seja estudado e também revisado.

Para isso, há diversas técnicas e muitos estudantes gostam do método Pomodoro, por exemplo. Contudo, não basta ter um método e sentir que a rotina não está sendo produtiva, de fato. A seguir, vamos aprofundar melhor no assunto, para te ajudar a analisar a sua e descobrir se está sendo produtiva ou não.

5 sinais de que uma rotina de estudos está sendo produtiva

O primeiro passo para observar se você possui uma rotina de estudos produtiva, é conhecer quais os sinais dela. Para isso, selecionamos uma lista de indicadores que mostram que a sua rotina pode estar sendo bem proveitosa nos estudos. Confira!

  • Você tem horários bem definidos, baseados na sua realidade

    A rotina de estudos de cada pessoa deve ser personalizada de acordo com a sua realidade. É preciso dar conta dos conteúdos, das demais obrigações (como trabalho ou escola, por exemplo), além de contabilizar qual é o seu tempo disponível para os estudos. Além disso, quem tem uma rotina equilibrada também inclui momentos de descanso, para aproveitar a companhia dos amigos e familiares, por exemplo. Se a sua rotina é assim, parabéns, pois é um sinal de que é produtiva!

  • Você consegue eliminar boa parte da distração durante seus afazeres

    Hoje, dependemos do celular para quase tudo, inclusive ele pode ajudar bastante nos estudos, com o uso do cronômetro, por exemplo. Contudo, é difícil não cair em tentação e dar uma espiada nas redes sociais, não é mesmo? Se você consegue definir tempos de atenção plena alternados com momentos para as distrações, é mais um sinal de rotina produtiva.

  • Você faz o uso de ferramentas e técnicas para auxiliar nos estudos

Parte da organização da rotina de estudos produtiva inclui otimizar o seu tempo por meio de ferramentas e técnicas. O método Pomodoro, por exemplo, te ajuda a desempenhar uma determinada tarefa em 20 minutos e descansar 5. Se você faz o uso dele ou de outros, ponto positivo para a sua rotina!

  • Há momentos destinados para a revisão do conteúdo

Além de definir bem os seus horários, de acordo com a sua disponibilidade, você sabe que é preciso encontrar momentos para revisar e não esquecer de nada? Que bom! Pois, este é mais um sinal de que você está estudando pra valer.

  • Há pausas e intervalos programados

Assim como é importante evitar distrações, ter horários certos para estudar, revisar e contar com a ajuda de técnicas de estudo, as pausas e o descanso também são importantes.
Estudar para o vestibular ou para o ENEM exige que você tenha períodos de descanso, para estudar com atenção plena nos momentos certos e aprender tudo direitinho. Se você destina momentos para as pausas, mais um ponto positivo.

5 sinais de que a sua rotina de estudos NÃO está sendo produtiva

Por outro lado, o oposto pode estar acontecendo. Neste caso, há sinais que podem mostrar que a rotina de estudos não é produtiva e você não está conseguindo estudar como gostaria. Observe abaixo e veja se estes sinais fazem parte da sua rotina no momento.

  • Não tem horários bem definidos e apenas estuda “quando dá”
  • Não consegue se desligar do celular e outras distrações

  • Sente que nunca é o melhor momento para estudar

  • Você se sente cansado constantemente

  • Não há momentos programados para a revisão

Tão importante quanto dar conta de todo o conteúdo, é fazer o caminho inverso para revisar o que você estudou lá atrás. Com tantas disciplinas diferentes e com tanto material para ler, pode ser que você se esqueça do que já estudou.
Portanto, revise periodicamente o conteúdo, para gravar de vez na mente. Pode parecer perda de tempo, mas garantimos que a sua rotina será mais produtiva dessa forma.

Que tal revisar o conteúdo com nossas apostilas gratuitas para o ENEM?

Cursinho pré-vestibular existe para te ajudar!

Para quem se identificou com 2 ou mais sinais da rotina não produtiva, o cursinho pré-vestibular pode te ajudar a se organizar melhor. O cursinho te mostra quais conteúdos estudar, em qual sequência, além de definir horários na sua rotina.

O MS Medicina é o cursinho mais forte e completo para quem quer ser aprovado! Quer saber mais detalhes? Entre em contato pelo WhatsApp e garanta já a sua vaga.

Deixe uma resposta

Rolar para cima
Estamos aqui para te ajudar!