Vestibular de Medicina: 5 dicas de como ter mais resiliência

Todo vestibulando de Medicina passa pelo mesmo desespero, e em um determinado momento se pergunta: será que estou preparado para o vestibular de Medicina? Neste momento, é comum que o estudante se pergunte se está estudando o suficiente e muitos podem acabar desanimando no processo.

O desânimo, o cansaço e a vontade de desistir podem bater e nesses momentos, muitos estudantes podem acreditar que apenas estudar é o suficiente. Embora horas de estudos e dedicação sejam importantes, é preciso que o vestibulando tenha mais resiliência. Dedicação, momentos de descanso e motivação não podem faltar para esses estudantes. Por isso, confira 5 dicas de como ter mais resiliência no vestibular de Medicina.

O que significa ter mais resiliência?

No dicionário, resiliência significa “a capacidade do indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas”. Isso significa que o candidato ao vestibular de Medicina precisa se adaptar aos obstáculos e adaptar a sua rotina para os estudos.

É comum, por exemplo, que o estudante não consiga resistir à pressão de manter a sua rotina. Geralmente isso acontece porque possui uma rotina muito exaustiva, sem momentos programados para pausas. Então, ele sai da sua rotina e passa a ter uma grande dificuldade para voltar. Quando há uma rotina bem estruturada, com momentos de atenção plena e pausas programadas para curtir amigos e família, por exemplo, o estudante passa a ter mais resiliência.

A resiliência nos estudos também se trata de observar quais são seus pontos fortes e os fracos. Se você é bom em biologia, mas não se dá tão bem em matemática, pode parecer muito difícil estudar essa disciplina. Mas é aí que a resiliência surge, fazendo superar limites e se dedicar mais para essa matéria, já que ela é o seu ponto fraco.

A ansiedade é outro problema que tende a surgir durante os estudos. Muitos estudantes querem terminar logo seu trabalho, mas não existem fórmulas rápidas quando falamos em aprovação em Medicina. O segredo está na persistência, constante adaptação, momentos de descanso e foco no objetivo.

Agora, confira as 5 dicas que selecionamos para ter mais resiliência no vestibular de Medicina.

1. Organize a rotina com um bom plano de estudos

Muitos estudantes podem acreditar que para ter resiliência é preciso manter uma motivação constante. Contudo, é preciso ser realista e se lembrar que não haverá motivação todos os dias. E é neste momento que entendemos a função da rotina e da elaboração de um bom plano de estudos.

A rotina te permite saber por onde começar nos dias em que está sem motivação. É ela que te mantém com foco no seu objetivo, entendendo os passos necessários no seu caminho para chegar onde deseja.

É pelo plano de estudos que é possível dar conta do vasto material que precisa ser abordado na sua rotina. Afinal, Medicina é o curso mais concorrido e é preciso estudar com afinco todas as disciplinas.

Passar no curso mais concorrido do Brasil é mesmo um grande desafio. Por isso, confira nosso guia de Como Passar em Medicina e descubra como conquistar a tão sonhada aprovação.

2. Conheça suas forças e fraquezas

Ter resiliência é sobre se conhecer bem, para saber como usar suas forças e fraquezas para enfrentar as adversidades. Nos estudos, é preciso conhecer as suas qualidades, ou seja, as matérias que você já tem amplo conhecimento, a sua facilidade em organização, entre outros fatores.

Por outro lado, você também precisa saber quais matérias são mais desafiadoras para você e entender suas outras fraquezas. Pode ser que você tenha dificuldade em manter uma rotina de estudos. Nestes casos, cabe entender as fraquezas e observar quais atitudes podem ser tomadas para contornar a situação.

O processo de estudos para o vestibular de Medicina é bastante exaustivo. Cabe procurar ajuda profissional, caso os sinais de ansiedade sejam constantes. Para quem tem dificuldade em manter a rotina, pode ser interessante ter um plano de estudos mais flexível, com horários diferentes a cada dia e intercalado com outras atividades.

Entendeu como é importante se conhecer para se manter resiliente? Afinal, a resiliência é a capacidade de adaptação, considerando quais são as suas forças e fraquezas no presente momento.

3. Não desista, descanse!

Muitos sonham com a aprovação no vestibular de Medicina, mas os estudos são exaustivos e pode bater aquele desânimo. A vontade de desistir pode aparecer e muitos estudantes acabam abandonando sua rotina de estudos. É neste momento que podemos entender a importância dos momentos de descanso, para recarregar as energias e voltar com tudo.

A rotina de estudos serve para definir em quais momentos você irá estudar com atenção plena, quais conteúdos irá estudar e também revisar. Mas uma boa rotina também te indica quando parar para descansar, arejar a mente e recarregar suas energias.

Se bater um cansaço que te impede de estudar naquele momento, não hesite em descansar para render mais nos próximos momentos de estudo.

4. Não espere resultados rápidos

Medicina é o curso mais concorrido do Brasil e isso significa que não há segredos para conquistar sua aprovação dos sonhos. É preciso se dedicar e estudar o conteúdo cobrado pela universidade que você deseja ingressar.

Portanto, não espere que poucos estudos tragam a sua aprovação, afinal, é preciso se preparar de verdade para conquistar esse sonho.

Não faz ideia de como começar a estudar? Entre em contato com o MS pelo WhatsApp e garanta sua vaga no cursinho online!

5. Saiba se adaptar

Imprevistos acontecem com todo mundo. Um dia sem internet em casa ou um mal estar podem acontecer e vir a atrapalhar a sua rotina de estudos. Não desanime ou deixe o desespero tomar conta de você ao perceber que perdeu um dia de estudos. A resiliência aparece quando nos colocamos no momento presente, sem desejar alterar o passado.

Pense no que pode ser feito para recuperar o tempo perdido. Talvez uma hora extra de estudos por dia durante a semana seja o suficiente para não sair no prejuízo. Se você deixou de estudar uma matéria que já tem amplo conhecimento, pode contar com a ajuda dos flashcards para memorizar o conteúdo ou outros métodos de estudos.

Gostou das dicas? Consulte esse post sempre que precisar se lembrar sobre a resiliência no processo de estudos. Veja também nossas apostilas gratuitas para continuar se preparando.

Deixe uma resposta

Rolar para cima
Estamos aqui para te ajudar!