Saiba como conciliar o trabalho com o estudo

É fato que nem sempre toda pessoa que está estudando para o vestibular ou ENEM possui total tempo disponível para isso. Muitas vezes, com uma rotina laboral ocupando boa parte das horas diárias, conciliar o trabalho com o estudo acaba sendo completamente difícil, não é mesmo?

Caso não seja montado um cronograma e feita uma rotina de estudos adequada, o desempenho pode ser prejudicado tanto nos estudos quanto no trabalho por motivos como falta de uma boa noite de sono.

Procurando ajudar você estudante com isso, elaboramos ótimas dicas para poder conciliar ambos. Confira!

Dicas para conciliar uma rotina de trabalho e estudo

Realmente essa não é uma tarefa fácil. Com tantas coisas para fazer, isso pode sobrecarregar muitas vezes e fazer com que uma das tarefas atrapalhe a outra. Para evitar isso, siga essas dicas!

Monte um bom cronograma e defina as prioridades

O primeiro passo para conciliar o trabalho com o estudo está em fazer um bom cronograma. Esse cronograma deve conter as atividades diárias, de forma semanal ou até mesmo mensal.

Dessa forma, você consegue obter um melhor aproveitamento de tempo, tendo um maior controle sobre os conteúdos que precisam ser estudados nos horários livres após o trabalho.

É necessário na medida em que se faz isso, estabelecer também as prioridades. Muitas vezes se torna mais interessante iniciar primeiro as atividades mais urgentes e que requerem maior esforço, evitando uma bola de neve de afazeres.

Nesses casos, em momentos onde você está indeciso sobre entregar uma demanda de trabalho que possui menor prazo ou estudar para um simulado que irá ocorrer ainda em uma semana, procurar alternativas como gerenciar a demanda para aumentar o prazo pode ser interessante.

De qualquer forma, construir um cronograma permite antecipar essas demandas, estruturando de melhor forma um planejamento para os estudos e tarefas laborais.

Evite “abraçar” muitas tarefas ao mesmo tempo

Em situações extremas, muitas pessoas tentam abraçar diversas tarefas ao mesmo tempo, porém, essa prática é extremamente perigosa para a produtividade.

Realizar muitas tarefas ao mesmo tempo entrega a impressão de se estar tendo um progresso mais rápido, quando na verdade a qualidade de entrega de demandas ou de aprendizado acaba se comprometendo.

O ideal é nunca misturar assuntos da rotina de trabalho com os seus estudos, evitando fazer resumos ou revisões em intervalos do expediente. Muitas vezes isso pode acabar confundindo o próprio aprendizado.

Procure horários de trabalho mais flexíveis

Principalmente nos períodos mais próximos do ENEM ou vestibular, tentar conversar com o seu superior no trabalho para a possibilidade de flexibilizar a sua carga horária pode se tornar uma solução para organizar melhor a rotina.

Veja bem: não estamos falando de trabalhar menos, mas sim de propor uma condição de trabalho mais favorável para sua rotina, como chegar mais cedo ao expediente para consequentemente sair mais cedo, possibilitando estudar por mais tempo.

Tire momentos para o lazer

Cuidar de você e da sua vida pessoal também é importante, podendo até beneficiar o seu rendimento ao tirar um tempo longe de toda a rotina cansativa de trabalho e estudo.

Para isso, reserve algumas horas do seu dia para o lazer, conversando com amigos no telefone, tendo refeições e conversas com seus familiares e também aos finais de semana, saindo para o cinema, shopping e locais de lazer na companhia de quem você gosta.

Esses fatores auxiliam a ter mais motivação na hora de realizar as tarefas de trabalho e estudar, fazendo com que você consiga aguentar melhor essa rotina de conciliar o trabalho com o estudo.

Tenha uma boa noite de sono

A qualidade diária de sono não deve ser colocada em risco na rotina, muito pelo contrário, é importante obter uma boa noite de sono para auxiliar nos processos de concentração.

Sem um bom período de sono, resulta em desgaste físico, diminuição das capacidades cognitivas, aumento de estresse e diminuição da capacidade de defesa do sistema imunológico, fatores que comprometem diretamente a sua rotina.

Com uma boa noite de sono, você fica mais preparado para realizar todas as tarefas com mais calma e efetividade, sem perder o foco ou possuir aquela sensação de sobrecarga que pode acontecer muitas vezes por dormir de forma inadequada.

Saiba aproveitar o tempo de estudo

Conciliar o trabalho com o estudo já é difícil, e pode ser mais ainda se não souber aproveitar os tempos utilizados para os momentos de estudo.

O tempo não pode ser desperdiçado, e para isso se faz necessário evitar a procrastinação. Para isso, opte por hábitos e por um local que favoreça a concentração, sem ruídos externos e muitas distrações. Porém, também não negligencie seus momentos de descanso. Eles também são necessários para evitar a procrastinação.

Utilizar até mesmo tampões de ouvido pode ser uma opção para isolar totalmente os barulhos externos, focando apenas no estudo naquele momento.

Use e abuse das tecnologias

A tecnologia se utilizada de forma correta pode se transformar em uma ótima ferramenta de auxílio com os estudos. Existem diversos aplicativos de listas de tarefas e afazeres que podem facilitar a criação de um cronograma ou de uma rotina de estudos.

Ferramentas como o Trello e Evernote permitem que se façam anotações de estudos, tarefas para serem entregues por prazos, tarefas futuras e muitas outras funcionalidades para se colocar na linha e aumentar a disciplina.

Conclusão

Com essas dicas, é possível nortear de melhor forma a rotina para conciliar o trabalho com o estudo. Acima de tudo é importante ter determinação e foco para cumprir com os objetivos dos estudos e também do trabalho, tudo ao mesmo tempo prezando pelo seu tempo livre também.

Tudo deve ser administrado de forma minuciosa para evitar com que as tarefas, pensamentos estressantes e outros fatores se acumulem, gerando a falta de produtividade devido aos fatores externos que não foram lidados corretamente.

Metas bem estruturadas e com datas estipuladas já são um ótimo passo em rumo ao seu sucesso nesse objetivo, lembre-se que mesmo que pareça difícil, nada é impossível, tendo apenas você mesmo como limite!

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de compartilhar! Se deseja implementar ainda mais os seus estudos, saiba que o Me Salva é o cursinho mais forte e completo para quem quer ser aprovado!

Deixe uma resposta

Rolar para cima
Estamos aqui para te ajudar!