6 áreas de medicina que você pode se especializar

Um dos fatores que auxiliam na escolha da medicina, é a possibilidade de escolher uma entre as diversas especializações existentes no mercado. O vasto campo de atuação, também é motivo para dúvidas dos alunos que desejam seguir e se especializar na área.

Além de se especializar e seguir no mercado, o médico também tem a possibilidade de seguir na vida acadêmica como pesquisador ou professor. Do mesmo modo que pode tornar-se gestor de instituições e organizações de saúde.

Por isso, além de poder encontrar conteúdo sobre a área médica em nosso YouTube, separamos algumas informações sobre as principais especializações disponíveis no Brasil. São oportunidades de atuação que apenas acrescenta ao currículo daquele que sonha em cursar uma universidade e graduar-se em medicina.

Sobre o curso de medicina e suas especializações

Em média o curso de medicina tem 6 anos de duração, dividido entre parte teórica e prática. São anos de estudo em que a base teórica é complementada por estágios, com direito aos primeiros plantões da carreira. Mas ao fim da graduação, é preciso escolher um caminho.

Muitos estudantes escolhem a área de atuação ainda mesmo na universidade, a partir da identificação com as disciplinas e o conteúdo aprendido durante o curso. Escolhendo, assim, entre aplicar para uma residência e seguir fazendo uma especialização.

Atualmente no Brasil, o reconhecimento e registro das especialidades médicas é feito pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), junto a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

A lista de especialidades reconhecidas no país é de 55 campos de atuação para os médicos. Onde estão cursos como Oftalmologia, Geriatria, Ginecologia, Oncologia, Ortopedia, Mastologia e Medicina de Emergência.

Cardiologia

Trata-se de uma das áreas mais conhecidas que se dedica ao estudo e cuidados do sistema circulatório. Responsável por tratar condições que atingem os vasos sanguíneos e principalmente o coração.
Com grande procura e também muito valorizada, é uma área considerada tradicional. Mesmo assim, mantém-se relevante e sempre necessária, principalmente com o aumento de casos de doenças cardiovasculares, como hipertensão.
Por ser uma das áreas mais requisitadas, as chances de conseguir estabilidade e ganhos são grandes. Um médico cardiologista pode ganhar em torno de R$15.000,00 mensalmente após concluir sua residência médica.

Cirurgia Plástica

A busca por procedimentos estéticos está em amplo crescimento no país, por isso esta é uma das áreas que oferecem grandes oportunidades para o profissional. Cirurgias de aumento de mama, rinoplastia e lipoaspiração são exemplos de procedimentos.
No entanto, os cirurgiões plásticos não atuam exclusivamente em técnicas voltadas à estética. Os médicos podem realizar cirurgias reparadoras para pessoas que sofreram acidentes, por exemplo, com o objetivo de trazer qualidade de vida para o paciente.
Por ser um campo de atuação promissor que está em alta, os salários são altos. Tendo também a possibilidade do profissional atuar tanto em consultórios e clínicas, como em hospitais da rede pública ou privada.

Dermatologia

Também figurando entre uma das áreas mais populares de especialização, a dermatologia é responsável pelos tratamentos e diagnóstico de doenças que afetam a pele. Desde condições como alergias, acne, hanseníase e até câncer de pele.
A Dermatologia também permite ao profissional seguir na área fazendo outras especializações e se aprofundar em subáreas. Como a Cirurgia Dermatológica, Dermatologia Cosmética, entre outras.
A área também vem se beneficiando com avanços tecnológicos, mas exigem que os profissionais estejam cada dia mais capacitados. Para assim, trabalhar com as atualizações de procedimentos dermatológicos clínicos e estéticos.

Neurologia

A neurologia é uma área requisitada que cuida de condições referentes ao sistema nervoso central e periférico. Seus cuidados se estendem a nervos e gânglios, assim como a coluna espinhal, neurônios e o encéfalo.
É considerada uma das especializações mais complexas da área médica. A rotina da neurologia pede sempre muito estudo e estar preparado para diagnósticos difíceis e delicados. Por isso, é preciso estar preparado e em constante atualização.
Amplamente requisitada, a especialidade oferece retorno financeiro promissor. A maior concentração de profissionais dessa área está nas regiões sul e sudeste, o que pode representar boas oportunidades de trabalho nas outras regiões do país.

Pediatria

Há áreas voltadas para diferentes públicos, como a geriatria dedicada às pessoas idosas e a pediatria direcionada a atender crianças e jovens. Seu objetivo é garantir e cuidar da saúde desse público, com diagnósticos, tratamentos e prevenção de doenças.
O profissional que escolhe essa especialização deve buscar desenvolver habilidades de empatia, atenção e também paciência. Afinal, trata-se de um público que nem sempre consegue dizer o que está sentindo, devido a pouca idade.
Uma área médica tradicional, mas que sempre está em alta, oferecendo boas oportunidades para o profissional no mercado. Isso ocorre porque as crianças e jovens demandam cuidados constantes, e a procura dos pais pelo serviço é grande.

Oncologia

Trata-se da especialidade médica responsável por estudar e cuidar de neoplasias e tumores, sejam benignos ou malignos. Seu objetivo está voltado para entender como o câncer se desenvolve no organismo e definir o tratamento adequado para cada tipo.
A área enfrenta procura maior por especialistas devido ao aumento nos casos da doença nos últimos anos. No Brasil, a especialidade também é conhecida como Cancerologia, e se divide em diversas áreas, sendo as principais, clínica, cirúrgica e radiação.
A perspectiva para os próximos anos é que a demanda de profissionais cresça, mas também para áreas de estudo e pesquisa. Influenciando, assim, o desenvolvimento de novos tratamentos e procedimentos cirúrgicos.

Como escolher a área certa para atuar

As possibilidades de atuação são inúmeras para o estudante de medicina. Por isso, muitos ficam em dúvida sobre qual caminho seguir. Apesar de alguns sonharem em seguir uma área específica ainda no cursinho pré-vestibular e ao aplicar para o ENEM, para outros a escolha é difícil.

Dessa forma, o primeiro passo é considerar as próprias aptidões. Pensar qual área tem mais afinidade ou inclinação para se desenvolver, entender se tem o perfil para trabalhar horas em consultórios ou lidando com situações de emergência.

Outro fator que pode auxiliar o estudante, é procurar conhecer um pouco mais sobre a rotina das áreas. Além de entender como funciona a tecnologia usada para determinada especialidade e o potencial de avanços para os próximos anos.

Também é importante entender como está o mercado, as oportunidades, a concorrência e localidades que mais demandam a área em questão e, sobretudo, procurar algo que estimule cada dia o profissional para seguir na área médica.

Para aqueles que buscam ingressar em uma universidade e cursar medicina, é preciso estar preparado e dedicar-se aos estudos. O MS Medicina é o cursinho mais forte e completo para quem quer ser aprovado!

Esteja preparado para ingressar no curso dos seus sonhos! Preparamos o melhor conteúdo pensado especialmente para você em nosso site e redes sociais. Por isso, não deixe de acompanhar as postagens em nosso Instagram!

Deixe uma resposta

Rolar para cima
Estamos aqui para te ajudar!