Pós-graduação em Medicina: vale a pena?

Existem dois tipos de pós-graduação em medicina: o Lato sensu e a Stricto sensu. Os dois são pós, no entanto, apresentam algumas diferenças. O formato Lato sensu visa aperfeiçoamento profissional, já o Stricto sensu é mais voltado para docentes e pesquisadores científicos.

A pós-graduação é composta por Master in Business Administration (MBA) e especialização, já a pós-graduação Stricto sensu engloba o doutorado e mestrado. Na medicina, também temos a residência médica.

Confira agora, através deste artigo, quais assuntos entenderemos:

  • Pós-graduação em Medicina: o que é?
  • O que é residência médica?
  • Qual a diferença entre pós-graduação em medicina e residência médica?
  • Como ser um especialista
  • Vantagens da pós-graduação em medicina
  • Estudar, trabalhar e ganhar dinheiro
  • Quanto custa para investir em um curso de pós-graduação em medicina

Pós-graduação em Medicina: o que é?

Qualquer curso de especialização médica e pós-graduação em medicina podem ser classificados como Lato sensu.

Os médicos que se preocupam em aumentar seus conhecimentos enquanto estão trabalhando procuram esses cursos, assim ficam mais seguros e se tornam mais competentes, o que automaticamente fará a renda crescer.

Essas aulas são realizadas online, no fim de semana, às noites e nos feriados, o que fica fácil colocar na agenda. É bom lembrar que após o curso o médico não pode dizer que é especialista em determinado ramo.

Porém, após realizar um curso especializado, você tem a autorização legal para abrir uma clínica especializada, trabalhando com mais credibilidade do que sem o curso completo.

O que é residência médica?

A residência médica é a forma mais adequada e conhecida de formar especialistas em medicina. Esta é uma das modalidades de ensino de pós-graduação destinada a médicos formados que querem se tornar especialistas.

Orientado por profissionais e sob a responsabilidade de instituições de saúde, o médico é treinado para trabalhar em um determinado serviço/área. Quando o curso termina, o formando já pode se chamar de especialista e a validar junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM) do estado em que atua.

Quais são as diferenças entre pós-graduação em medicina e residência médica?

A residência médica (RM), sempre foi o curso mais procurado pelos médicos. Atualmente é uma especialização Lato sensu gerenciada por meio do Ministério da Educação (MEC). Residência médica é um termo que só pode ser usado por instituições aprovadas pelo MEC.

A grande diferença entre pós-graduação e residência médica é que apenas o RM entrega o título de especialista logo depois do término.

Assim sendo, um médico não deve ser chamado de especialista quando faz uma pós-graduação. Residentes recebem uma bolsa no valor de R $3.330,43 por 60 horas semanais (sujeito a mudanças), mas ficam sem poder trabalhar, já que a carga horária é muito pesada. Ou seja: o residente médico precisa ter dedicação exclusiva.

Muitos acreditam que a residência médica é o único caminho para uma carreira de sucesso. O grande problema é que neste método o profissional não pode trabalhar e recebe uma bolsa com valor baixo.

Sem contar que o aumento do número de estudantes de medicina, torna o processo para se tornar um residente muito mais complexo. O aumento da concorrência não gerou o aumento de vagas, tornando complicado se tornar um residente em medicina.

Como ser um especialista

O termo “especialista” só pode ser entregue pelas sociedades ou associação brasileira de respectiva especialidade, filiada à Associação Médica Brasileira (AMB). A residência é o método mais conhecido de pós-graduação e o melhor método para se tornar um especialista, porém este não é o único jeito.

Vantagens em fazer uma pós-graduação em medicina

Antes de entrar em uma pós-graduação conheça as principais vantagens:

Conhecimento atualizado

A pós-graduação oferece na teoria uma formação mais elevada e possui professores que têm doutorados e mestrados, além de uma longa experiência profissional.

Esta é uma ótima oportunidade para conhecer novos conceitos e técnicas que vão ser aplicadas na prática durante seu trabalho em clínicas. Isso aumenta a segurança dos médicos para enfrentar os desafios da vida médica, tornando-se um ótimo profissional com maior prestígio e credibilidade.

É difícil no dia a dia encontrar tempo para se atualizar e ficar por dentro das novidades, num mundo em que está sempre em mudança e os conhecimentos evoluem muito rápido. Uma pós-graduação é a solução para se atualizar.

Oportunidade de formar um networking

Os cursos de especialização em medicina você vai ter acesso à: profissionais de várias cidades, professores e estagiários com carreiras em diferentes ramos.

Aumentar seu contato com profissionais pode fazer surgir chances únicas de trabalho e intercâmbios, parcerias em pesquisas e estudos clínicos.

Como funciona as aulas práticas na pós-graduação em medicina

Em certa parte do curso, o estudante pode realizar exames, acompanhar pacientes, discutir com colegas alguns casos, usando métodos tecnológicos, pode reproduzir situações que acontecem na vida real.

As aulas práticas são feitas em hospitais e ambulatórios com parceria da instituição de ensino, e os alunos serão acompanhados a todo o momento por professores especializados nas áreas de sua atuação.

Estudar, trabalhar e ganhar dinheiro

O que impossibilita muitos profissionais de fazerem RM é a alta carga de trabalho que pode passar de 60 horas semanais impossibilitando o médico de fazer outras coisas. Às vezes, essa dedicação exclusiva também é determinada no contrato firmado no momento da matrícula da Residência Médica.

Assim sendo, os cursos de pós-graduação são ótimos para se manter atualizado, ser um profissional mais qualificado e ganhar dinheiro em simultâneo.

Para crescer a sua renda, foque em um nicho de paciente. O profissional pode fazer uma pós-graduação em dermatologia, assim ele vai atender melhor os pacientes e pode abrir uma clínica especializada.

Sair da linha de frente e ter uma vida melhor

Passar a vida cobrindo o plantão pode ser estressante, já que neste ramo não temos certeza do que vamos encontrar. Assim, buscar um ambiente onde podemos ter um controle moderado da situação, com uma área específica, essa é a meta de vida para muitos profissionais da área médica. Fazendo uma especialização isso se torna possível.

Quanto custa para investir em um curso de pós-graduação em medicina?

O investimento pode variar de 15 a 90 mil reais pelo curso completo. Infelizmente não é possível usar as notas do ENEM para fazer uma pós-graduação, até porque a graduação em Medicina é pré-requisito para a residência.

Como saber qual especialidade fazer?

Escolher sempre é um dilema, ter uma agenda flexível, trabalhar em um lugar mais perto de casa, escolher uma área de maior interesse e ser remunerado. Muitos fatores contam, e esta escolha pode mudar a sua vida para sempre.

Qual a especialidade médica mais procurada?

Segundo pesquisas realizadas pela Universidade de São Paulo (USP) e com o apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM), clínica médica é a especialidade mais procurada, em segundo fica a pediatria.

Mas cabe ressaltar que essa especialidade também é um pré-requisito para alguns programas de residência médica e outras pós-graduações.

Existem cursos de Pós-graduação em Medicina à distância?

Muitos médicos não fazem uma pós-graduação por causa dos horários de trabalho. Juntar as aulas com o deslocamento para os dias de plantão requer muito gasto adicional. Por isso algumas faculdades oferecem o Ensino à Distância (EAD). Perfeito para quem tem uma rotina pesada e horários irregulares.

O MEC autoriza esta modalidade de curso e vale ressaltar que o diploma não vai fazer distinção se as aulas foram presenciais ou não.

Por que não posso usar as notas do Enem para fazer pós-graduação?

Segundo o MEC, o ENEM é válido apenas para faculdades mas também para programas do governo. Mas as notas são aceitas apenas para a graduação, ou seja, para ingressar na pós-graduação o ENEM não é válido.

Deixe uma resposta

Rolar para cima
Estamos aqui para te ajudar!