Como tirar mil na redação do ENEM?

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é hoje, um dos principais vestibulares do país, por dar acesso a diversas universidades federais em todo o território nacional, através do Sisu (Sistema de Seleção Unificado), bem como, aos programas de bolsa e financiamento estudantil, Fies e Prouni.

São dois dias de prova, que avaliam as diversas competências e áreas do conhecimento estudadas durante o Ensino Médio. Além de contar com uma redação de 30 linhas, que sozinha, compõem 20% da nota final e pode eliminar o candidato, caso sua composição não atenda aos requisitos exigidos. Portanto, tirar mil na redação do ENEM é o objetivo daqueles que se inscrevem para a prova.

Nesta matéria, reunimos todas as informações necessárias para te ajudar a alcançar a nota mil na redação do ENEM. Confira!

Compreenda o formato da redação do ENEM
A Cartilha do Participante, preparada pelo Inep, e divulgada próximo à abertura das inscrições, contém todas as informações necessárias sobre a redação daquela edição, com exceção, é claro, do tema. Dê sempre uma boa olhada nela!

Realizada no primeiro dia de prova, a redação do ENEM é redigida em prosa dissertativa-argumentativa, desenvolvida em 30 linhas.

O tema da redação do ENEM é apresentado numa frase-tema, envolvendo geralmente, uma questão atual da sociedade brasileira, solicitando uma proposta de intervenção. Textos de apoio, como notícias, pesquisas científicas, ilustrações, entre outros, são apresentados ao candidato, fornecendo informações a mais sobre a frase-tema.

O que é um texto dissertativo-argumentativo?
Textos do tipo argumentativo, como o próprio nome sugere, propõem a defesa de um ponto de vista, a partir de fundamentação teórica, sobre determinada demanda social. Seu objetivo é convencer o leitor sobre uma ideia. E, diferente de um artigo de opinião, o texto argumentativo é impessoal, por isto escrito em terceira pessoa.

Uma dissertação argumentativa se caracteriza pela tese e as devidas explicações para justificá-la. Exposta na introdução, a tese é desenvolvida e defendida ao longo do texto e, no caso da redação do ENEM, tem a devida proposta de intervenção elaborada na conclusão.

Analise as redações nota 1000 do ENEM
Dê uma olhada nas redações nota mil do ENEM de edições passadas, te dará um parâmetro de como é estruturada uma boa redação, para além das definições, explicações e exigências. É um exemplo claro e vivo.

Estas redações, que não são compostas de vocabulário rebuscado, demonstram que o que faz um texto ser nota 1000 é a clareza de ideias, a objetividade e a compreensão do que foi solicitado. Dê atenção, a como os candidatos expõem as ideias de forma lógica, orientando o leitor através de seu ponto de vista.

Quais competências são exigidas e avaliadas na redação?
A avaliação do ENEM considera cinco competências a serem apresentadas na redação, são elas:

Domínio da língua formal escrita. Aqui serão avaliadas a estrutura sintática (organização de orações e períodos) e erros de escrita;
Compreensão do tema da redação e apresentação de repertório sociocultural para o desenvolvimento do tema. Avalia-se, também, a adequação ao gênero textual dissertativo-argumentativo;
Articulação de dados, informações e argumentos, coerentes com a defesa do ponto de vista;
Coesão textual, demonstrado a partir de elementos sequenciais, que operam com clareza a transição de ideias para construção da argumentação;
Proposta de intervenção coerente com a argumentação e tese desenvolvida, sem ferir os direitos humanos. Deve conter cinco elementos obrigatórios: ação, agente, modo/meio, efeito e detalhamento.
Como não zerar a redação do ENEM?
A redação tem um peso considerável na composição da nota do ENEM, zerá-la pode prejudicar bastante suas chances de conseguir uma vaga através do Sisu. Entre as práticas que anulam a redação do ENEM, estão:

Não escrever sobre o tema proposto;
Não adequar o texto ao gênero textual exigido;
Redigir menos de 8 linhas;
Utilizar palavrões e palavras de baixo calão;
Não escrever em português;
Incluir trechos da frase-tema ou dos textos de apoio na redação;
Esquecer de transcrever o texto para a folha definitiva da redação;
Escrever textos religiosos, mensagens de protesto ou qualquer outra que fuja do tema da redação.
Pratique escrevendo redações
Não existe uma fórmula mágica para escrever uma boa redação, assim como, escrever bem também não é um dom. Como qualquer outra habilidade humana, a escrita demanda, treinamento e estudo. O método mais indicado para tirar mil na redação do ENEM é praticar.

Confira nossas dicas para melhorar sua escrita:

Leia muito: o hábito de leitura aumenta nosso vocabulário e repertório. Leia de tudo! Artigos de notícias, livros de literatura, história, biografias, poesias, etc.;
Escreva: crie o hábito de escrever. Utilize os temas de redações anteriores como base para desenvolver suas redações. Encaminhe seus textos para correção. Cursinhos online contam com plataformas de correção de redações. E compare sua redação com as redações nota mil, para entender o que melhor precisa desenvolver;
Seja o leitor do seu texto: após escrever volte a entrar em contato com o material, com os olhos de quem não o conhece e nem o produziu. Convém fazer isso minutos após terminar. Procure perceber quão clara e objetiva está a escrita? Se a construção dos argumentos é coerente. E, se a proposta de intervenção, cumpre os elementos exigidos.
Dicas finais para uma redação nota mil no ENEM
Argumentos bem fundamentados com uma proposta de intervenção coerente são cruciais. Antes de começar a escrever, crie um projeto do texto, com mapas mentais e todas as informações necessárias para o desenvolvimento;

A redação segue a seguinte estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão. Organize-a em quatro parágrafos, onde dois ficarão para o desenvolvimento, com 5 a 7 linhas cada;

Mantenha-se atualizado sobre o que acontece no Brasil e no mundo. Assista jornais, acompanhe colunas de opinião e as discussões sobre o tema;

Certifique-se de que sua letra é legível. Utilize cadernos de caligrafia, se for o caso, para melhorá-la. O avaliador pode se recusar a corrigir sua redação, caso não consiga lê-la, e ela será anulada.

E, conte com o MS Medicina, o cursinho forte e completo para te acompanhar em todas as etapas, até a sua aprovação!

Deixe uma resposta

Rolar para cima
Estamos aqui para te ajudar!