Carreira médica: saiba como funciona

Você, vestibulando de medicina, conhece a carreira médica?

Um médico trabalha com vidas, mas, salvar vidas não é só o que este profissional faz. A medicina atua também na prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida.

Desta forma, a atuação médica não se resume a locais como hospitais ou clínicas. O número de oportunidades na área médica é vasto, médicos podem trabalhar inclusive em grandes empresas, mais especificamente na área da medicina do trabalho.

Neste texto você vai saber como funciona a profissão de médico. Boa leitura!

Confira a nota de corte no Sisu para entrar na UEL.

Ingresso no curso superior de medicina

Para ingressar em alguns cursos de medicina é necessário ser aprovado no vestibular ou no ENEM. São chamados os candidatos com melhores notas, e caso as vagas não forem preenchidas, segundas chamadas podem ser feitas.

Para ter uma ideia de quantos pontos são necessários, você pode consultar a nota de corte, que é o mínimo para ser aprovado. Cada universidade terá sua própria nota de corte, conforme o desempenho da prova anterior.

A nota de corte corresponderá ao grau de procura por um curso. Como o curso de medicina é muito procurado em todas as universidades sua nota de corte costuma ser alta. Mas não desanime, na Mesalva auxiliamos você nos seus estudos.

Por exemplo, na Unicamp, localizada em Campinas (SP), a nota de corte em 2022 foi de 57 pontos, já no ENEM é necessário 550 pontos na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e na prova seguinte no mínimo 600.

Na redação é exigida pelo menos 700 pontos.

Em nosso blog você pode conferir notas de cortes de várias universidades espalhadas pelo país. Acesse!

Sendo aprovado (a), basta se matricular para começar os estudos. Existem diversas opções de financiamento estudantil, como o FIES e o PROUNI, que concedem bolsas parciais ou integrais para todos que comprovarem baixa renda (renda familiar bruta de até 3 salários mínimos).

Cursando medicina

No curso de medicina o estudante estudará durante 4 semestres matérias como:

– Anatomia humana;

– Biologia celular e molecular;

– Oftalmologia;

– Histologia;

– Fisiologia;

– Patologia;

– Imunologia.

Medicina é dividida entre o ciclo básico, que dura dois anos e é composto de matérias mais teóricas e introdutórias. Em geral, o aluno aprende sobre o funcionamento do corpo em seu estado normal sem doenças.

Também são introduzidas matérias na área de Humanas, como antropologia e discussões éticas.

Em seguida começa o ciclo clínico, novamente com duração de dois anos, uma parte mais prática com aprofundamento sobre doenças, como e por que acontecem e seus efeitos no corpo humano. E principalmente, os tratamentos necessários.

É no período de internato que a parte prática realmente começa, depois que o estudante foi aprovado em todas as matérias é iniciado um período de plantões e escalas em todas as especialidades médicas.

O internato pode ser feitos em clínicas ou hospitais e o estudante fica sob supervisão de um médico responsável. Muitas universidades possuem hospitais próprios que são integrados à instituição.

É a primeira oportunidade de rotina médica, no internato serão feitos atendimentos simples, acompanhamento de quadros, além de auxiliar em cirurgias e partos.

Após aprovado no internato, o aluno se forma em Medicina e está apto para exercer a profissão de médico generalista.

Assim, ao todo o bacharel em Medicina terá 6 anos de curso. Uma especialidade pode chegar até 10 ou 12 anos, a depender da complexidade.

Para exercer especialidades, como cardiologia e ortopedia, é necessário fazer uma especialização e uma residência específica na área de especialização.

Como funciona a carreira médica

Em sua atividade diária o médico terá muitas funções e responsabilidades, entre elas:

– Prescrever medicamente, suas doses e períodos;

– Solicitar exames;

– Realizar diagnósticos;

– Prescrever regimes alimentares;

– Realizar cirurgias;

– Atuar em esclarecimentos e prevenção de doenças.

Segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) a profissão médica é a carreira que melhor remunera seus profissionais e que demonstra a maior taxa de ocupação, isto é a maioria dos formados estão empregados.

A maioria dos médicos procuram os grandes centros em busca de empregos, enquanto no interior a busca é menor. Isso se dá porque grandes metrópoles possuem melhores oportunidades de trabalho, como em grandes hospitais e clínicas renomadas.

Por outro lado, em cidades pequenas é possível fazer carreira através da clínica própria, pois, a concorrência é menor e existem bastante demanda para serviços médicos.

No setor privado a remuneração poderá sofrer bastante variação a depender da clínica ou hospital bem como do salário médico da cada cidade ou estado. Mas, em geral, a remuneração é alta.

Como a procura é maior em grandes centros faltam profissionais no interior, fato este que pode conceder oportunidades de carreira para que está no início da carreira.

O setor público igualmente oferece boas oportunidades, concursos públicos em postos de saúde no interior pode oferecer remuneração aproximada de 20 mil reais.

Quanto ganha um médico

Muito embora o profissional de medicina não tenha um piso salarial, a lei n.º 3.999, de 1961, dispõe que o médico deve ganhar pelo menos três salários mínimos por uma jornada de 20 horas semanais.

No entanto, existem projetos de lei em tramitação para estabelecer um piso salarial, aumentando a remuneração.

É recomendado, pela Federação Nacional dos Médicos, um salário de R$ 11.675,00 na carreira médica por 20 horas na semana.

A Mesalva é um cursinho preparatório que lhe auxilia a conquistar a tão sonhada vaga no curso de medicina.

Com o cursinho mais forte em aprovação, fornecemos o mais completo conteúdo para você conquistar sua aprovação no ENEM e vestibulares como UNESP, UNICAMP, USP, UFSC, UFRGS e muitos outros.

Contamos com professores especialistas com excelência em formação e anos de prática e expertise na aprovação em Medicina. E mais, você terá acesso a mentorias individuais, fornecendo assim um acompanhamento personalizado.

Deixe uma resposta

Rolar para cima
Estamos aqui para te ajudar!