Saiba quais as notas de corte da Unesp para medicina

Preparamos esta matéria pensando em você, vestibulando de medicina que tem a UNESP como uma das opções de Universidade. Essa consagrada e renomada instituição, com polos em diversas cidades do interior paulista, oferece o curso de medicina na Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB).

O vestibular de medicina da Unesp é bastante concorrido. Só no último ano, a relação candidato vaga era de 310,7. Mas isso não é surpresa, afinal sabemos que medicina é um curso muito procurado. Por isso reunimos as notas de corte da UNESP para medicina, informação relevante a sua preparação para o vestibular.

Se a UNESP está entre as faculdades de medicina a que prestará o vestibular, continue lendo este artigo.

Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) da UNESP

Em 1963, a Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB) iniciava as atividades. Mas em 1976 foi integrada a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). A FCMBB foi desmembrada a partir de daí, e em 1977, o Departamento da Faculdade de Medicina foi estruturado a partir da Resolução Unesp nº 05.

Hoje, uma das faculdades de medicina mais concorridas do país, oferece 90 vagas todos os anos aos candidatos, cujo ingresso se dá por meio do vestibular. Desse total de vagas, a metade é destinada ao Sistema de Reserva de vagas para Educação Básica Pública, contemplando os candidatos autodeclarados pardos, negros e indígenas, e pessoas com deficiência.

Segundo informações divulgadas pela instituição, desde 2019, a graduação em medicina conta com uma nova estrutura curricular, mais interdisciplinar que coloca o aluno em contato com o ambiente profissional mais cedo.

A instituição está agregada e mantém parcerias com órgãos públicos, permitindo que os discentes atuem como estagiários no: Hospital das Clínicas da Secretaria de Saúde de São Paulo, incluindo ambulatórios, enfermarias, unidades de terapia intensiva e pronto socorro, Centro de Saúde Escola, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família, pronto-socorro pediátrico e pronto-socorro municipal da Secretaria de Saúde de Botucatu.

Com corpo docente formado por especialistas nas mais diversas áreas da Medicina, os alunos são inseridos em projetos de extensão, em que são expostas às demandas da sociedade, de modo a criar senso de comprometimento com a comunidade, considerando os interesses e necessidades da sociedade.

Investindo em formação social, a FMB forma médicos conscientes e comprometidos com o SUS (Sistema Único de Saúde), por acreditar que o “Brasil deve assegurar a saúde como direito de todos e dever do Estado, por uma cobertura pública universal e igualitária em saúde”.

Como entrar na UNESP?

Presente em 24 municípios, com 34 unidades, a UNESP oferece ensino superior gratuito e de qualidade. Sendo a graduação de medicina, oferecida na Faculdade de Medicina de Botucatu. Reconhecida internacionalmente, está entre as 80 melhores universidades do mundo, e é a quarta melhor, entre as instituições latino-americanas.

O ingresso na UNESP acontece através do vestibular anual. A prova é administrada pela VUNESP (Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista), a fundação sem fins lucrativos, é responsável por planejar, organizar, executar e supervisionar o vestibular da UNESP, entre outros concursos.

Dividida em duas fases, a primeira prova conta com 90 questões objetivas de múltipla escolha, sobre conteúdos visto no ensino médio, sendo:

  • Língua portuguesa e literatura;
  • História;
  • Geografia;
  • Sociologia;
  • Filosofia;
  • Biologia;
  • Física;
  • Química;
  • Matemática;
  • Inglês.

Já na segunda fase, as questões são discursivas, divididas em dois dias. No primeiro o candidato encara 24 questões de ciências da natureza, humanas e matemáticas. Enquanto no segundo, a prova contém linguagem e códigos, e redação.

Notas de corte para medicina na UNESP

O vestibular de medicina da UNESP é um dos mais concorridos do país. Na última edição, em 2021, a relação candidato vaga era de 310,7.

As notas de corte mais altas, na última edição, foram para os cursos de Medicina, Psicologia e Artes Visuais. Variando, geralmente de forma mínima, de um ano para outro, as notas de corte da UNESP para medicina são definidas conforme o desempenho dos candidatos. Na primeira fase de 2021, era necessário acertar ao menos 20 questões para ser classificado à fase seguinte.

No ano de 2019, a nota de corte da UNESP para medicina foi 75, em 2020 era 72 e, finalmente, em 2021 voltou a 75. Estes números dão ao candidato uma média de quanto devem atingir para serem classificados à segunda fase.

Quanto ao resultado, os dados divulgados sobre a pontuação máxima e mínima dos candidatos convocados na primeira chamada, foram: máxima 95,386 e mínima 90,002.

Prepare-se para o vestibular UNESP

A UNESP está entre as poucas universidades públicas que não utilizam a nota do ENEM em seu vestibular. Por isso a preparação para a prova deve ser focada, já que diferente de outros vestibulares, como a FUVEST, a segunda fase não dá prioridade para matérias específicas segundo o curso.

Uma das vantagens encontradas pelos candidatos, é a menor dificuldade nas questões de exatas, na primeira fase. A segunda, é caracterizada por uma abordagem mais difícil nas questões discursivas. Mas de modo geral, o vestibular da UNESP é conhecido por ser uma prova difícil, principalmente na segunda fase, por conta da abordagem generalizada que dá ao conteúdo.

A boa notícia é que, aqueles que prestaram o ENEM, sendo classificados para a segunda fase do vestibular da UNESP, podem utilizar 10% da pontuação, referente a prova de conhecimentos gerais, desde que o resultado seja maior que os pontos obtidos na primeira fase da UNESP.

Seja qual for os vestibulares que vai prestar, é importante se preparar com afinco paras provas. Todo o conteúdo do ensino médio deve ser revisado, além das práticas de redação e acompanhamento das atualidades.

A resolução de provas de anos anteriores te dará uma ideia do seu desempenho. E não esqueça de verificar sua pontuação com as notas de corte da UNESP para medicina, comparando a sua performance com a exigida nos últimos anos.

E para auxiliá-lo nos estudos e acompanhar todo o processo de preparação para o vestibular de medicina, você pode contar com o MS Medicina, o cursinho mais forte e completo para quem quer ser aprovado.

Deixe uma resposta

Rolar para cima
Estamos aqui para te ajudar!