Notas de corte Sisu na UFPA para o curso de medicina

Ser aprovado no curso de medicina está nos planos de muitos estudantes, principalmente para uma universidade que oferece o diferencial no currículo, como a UFPA . Por isso é preciso estar preparado e informado sobre as datas, notas de corte e inscrição no SISU .

Organização e planejamento são importantes para o estudante que deseja conseguir a aprovação. Afinal, medicina é figura frequente nas listas dos cursos mais concorridos, com elevado número de candidatos por vaga e notas altas de seleção.

Dessa forma, pode ser interessante criar um cronograma de estudos que determine os principais conteúdos e horários para se estudar. Assim como contar com a companhia de um grupo de estudos, para incentivar a motivação e a troca de dados importantes.

E para você que deseja escolher a universidade Paraense para cursar a graduação, separamos algumas informações que podem auxiliar nesse caminho rumo a UFPA. Então pegue papel e caneta, e venha conhecer mais sobre essa instituição!

Sobre a Universidade Federal do Pará

Com sede em Belém, a instituição de ensino superior público foi criada em 1957. Sua criação possibilitou a junção de faculdades públicas e privadas já existentes, como a de Direito, Engenharia, Medicina, Farmácia, Odontologia, Filosofia e Letras.

Atualmente, a universidade possui cerca de oito núcleos, 15 institutos e 36 bibliotecas universitárias. Além de contar com uma escola de aplicação e dois hospitais universitários. Tendo como princípio fundamental a integração entre ensino, pesquisa e extensão.

A UFPA é considerada a maior universidade pública da região da Amazônia com mais de 40 mil estudantes em seus cursos de graduação. Além dos cursos de graduação, a instituição também oferece 40 programas de doutorado e 80 de mestrados.

Outra oferta são cursos técnicos, e também cursos livres, como aulas de artes e línguas estrangeiras. A universidade possui unidades em diversas cidades do estado, além da capital, Belém, como Bragança, Cametá, Castanhal, Altamira e Tucuruí.

O curso de Medicina da UFPA

Localizada em Belém, a Faculdade de Medicina teve sua história iniciada muito antes da inauguração da Universidade Federal do Pará. Afinal sua origem foi a Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará, que foi fundada em 09 de janeiro de 1919.

Com a missão de gerar, difundir e aplicar o conhecimento da medicina , formando e qualificando profissionais de forma ética, crítica, reflexiva e humanística. É um dos cursos de medicina com mais ofertas de vagas, sendo 150 oportunidades todos os anos.

Seu curso também é considerado o mais antigo da Amazônia. São seis anos de formação a nível de bacharelado, onde o estudante forma-se com título de médico generalista. Podendo seguir com uma especialização ao fazer a residência.

Os estudantes de medicina da UFPA desenvolvem atividades no complexo hospitalar universitário. Que por sua vez inclui o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza e o Hospital Universitário João de Barros Barreto.

Formas de ingresso na UFPA

A Universidade Federal do Pará tem uma vasta oferta de cursos para os estudantes, nas mais diversas áreas de atuação. E para concorrer às vagas os candidatos podem se inscrever no Processo Seletivo da instituição ou através do SISU .

Todos os anos a UFPA abre inscrições para o seu processo seletivo, disponibilizando geralmente mais de 6 mil vagas. É imprescindível que o candidato tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, pois a classificação se dará pelas respectivas notas.

As inscrições são feitas através do site da universidade e abrem todo mês de janeiro. Outra forma de ingressar na universidade paraense é através do Sistema de Seleção Unificada, o SISU , respeitando o calendário estipulado pelo Ministério da Educação.

A UFPA também aderiu às ações afirmativas de cotas. Assim são reservadas vagas para alunos oriundos de escolas da rede pública de ensino e também para candidatos que se autodeclararem negros ou pardos.

Sobre a nota de corte

A UFPA utiliza o sistema de classificação do SISU como uma das suas formas de ingresso. Por isso é preciso estar atento aos períodos de inscrição, as vagas disponíveis e por consequência a nota de corte do curso desejado.

Mas afinal, o que é a nota de corte ? Trata-se da menor nota que o candidato deve conseguir para entrar em um curso. Ou seja, se foram disponibilizadas 50 vagas, a nota de corte será do último classificado dentre as vagas disponíveis.

No SISU, a nota de corte muda diariamente. Isso ocorre porque é permitido mudar as duas opções de curso disponíveis durante todo o período enquanto as inscrições continuam abertas. Com a mudança de classificação diária, a nota de corte também se altera.

Mesmo assim, observando as notas de anos anteriores é possível identificar qual a meta a ser alcançada. É preciso também estar atento às exigências das universidades. A UFPA pede o mínimo de 500 pontos na redação e 400 pontos nas provas objetivas.

Nota de corte para medicina na UFPA

O ingresso nos cursos de medicina enfrenta, geralmente, grande concorrência e notas de corte altas . Na Universidade Federal do Pará não é diferente, afinal as notas de classificação por muitos anos ultrapassaram os 800 pontos.

Na relação de candidato e vaga, o curso de medicina ocupou a quarta colocação em 2020. Foram 114,78 candidatos concorrendo a cada vaga para a ampla concorrência em Belém. À frente, ficaram apenas os cursos de Fisioterapia, Psicologia e Enfermagem.

No ano de 2018, medicina liderou o ranking das maiores notas de corte da universidade, com 873,95 pontos. Em seguida, tivemos o curso de Odontologia com 837,08 pontos e o curso de Direito com 836,36. Todos para a ampla concorrência em Belém.

Em 2021, o pódio se repetiu, com Medicina em primeiro lugar e uma nota de corte de 873,0 pontos, na modalidade de ampla concorrência em Belém. Enquanto Odontologia e Direito pediam 837 e 836 pontos respectivamente.

Concluindo

A Universidade Federal do Pará é uma tradicional instituição de ensino público do norte brasileiro. Com foco em ensino, pesquisa e extensão, tem um um curso de medicina que data do ano de 1919 e atividades em um complexo hospitalar universitário.

O ingresso do estudante em seus cursos pode ser através do SISU ou de um vestibular próprio que seleciona através da nota do ENEM. A nota de corte para o curso de medicina é figura certa na lista das mais altas da universidade.

Por isso é preciso preparo e dedicação do estudante que busca a aprovação. E para isso nada melhor do que contar com professores e conteúdo de qualidade para intensificar a rotina de estudos.

O MS Medicina é o cursinho mais forte e completo para quem deseja ser aprovado! Não deixe de acompanhar o conteúdo em nosso site . E entre em contato conosco, esteja preparado para ingressar na universidade dos seus sonhos.

Deixe uma resposta

Rolar para cima
Estamos aqui para te ajudar!