Confira a nota de corte da Fuvest para o curso de medicina

Uma das principais escolhas de carreiras para os vestibulandos é a de medicina. Além dos ótimos salários, existem também diversas oportunidades em todo o país. Porém, o vestibular é muito concorrido e a nota de corte costuma ser muito alta. Pensando nisso, a Me Salva preparou este artigo com todas as informações possíveis sobre o curso de medicina e a nota de corte da Fuvest, um dos vestibulares mais concorridos do país. Confira!

Nota de corte da Fuvest

Fuvest é a sigla para a Fundação Universitária para o Vestibular. Ela é a responsável pela elaboração e organização dos vestibulares realizados para o ingresso na Universidade de São Paulo (USP), uma das mais bem conceituadas em todo o Brasil, principalmente no curso de medicina.

A definição da nota de corte da Fuvest para o curso de medicina varia todos os anos. O cálculo leva em consideração o desempenho de todos os candidatos durante a primeira fase do certame de acordo com cada carreira e também as modalidades de ingresso. Além disso, a Fuvest considera também a quantidade de vagas de cada um dos cursos para definir a nota de corte. Esse quantitativo corresponde a quatro vezes o total de vagas disponíveis em cada modalidade de ingresso e também em cada carreira.

Na prática, a nota de corte da Fuvest para o curso de medicina aumenta quando o desempenho dos vestibulandos vai além da expectativa e do nível de exigência da primeira fase do vestibular. Já quando o desempenho de todos os estudantes é pior, a nota de corte cai.

Nota de corte da Fuvest para o curso de medicina

No ano de 2022, as notas de corte da Fuvest para os cursos de medicina foram as maiores de toda a USP. A maior nota é a do curso de medicina do campus de São Paulo capital, que registrou 80 pontos. Logo em seguida vem o curso de medicina do campus de Ribeirão Preto, com 79 pontos. Em terceiro lugar fica o campus de Bauru, com 78 pontos. Para se ter ideia, a diferença da nota de corte da Fuvest para o curso de medicina em comparação com os outros é de 8 pontos. A quarta posição fica com o curso de engenharia aeronáutica, no campus de São Carlos, com 70 pontos.

Nos anos anteriores, é possível registrar uma pequena variação nas notas de corte da Fuvest para o curso de medicina. Em 2021, por exemplo, a nota de corte do campus de São Paulo capital foi de 83 pontos, três a mais que em 2022. Já no campus de Ribeirão Preto, a nota foi dois pontos maior: de 81 para 79. Por fim, no campus de Bauru do curso de medicina da USP, a nota se manteve a mesma com 78 pontos.

Já no ano de 2020 as notas foram um pouco menores do que as atuais de 2022. No campus de São Paulo capital em 2020 a nota de corte do curso de medicina foi de 78 contra 80 de 2022. No campus da USP de Ribeirão Preto a nota de corte foi de 75 contra 79 e no campus de Bauru a relação foi de 75 pontos em 2020 contra 78 em 2022.

Nota de corte do ENEM para o curso de medicina

Além do vestibular da Fuvest, outra maneira de ingressar no curso de medicina da USP é por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Com a sua nota nesta avaliação, você pode concorrer no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do governo federal.

A maior nota de corte do ENEM para o curso de medicina da USP no ano de 2021 foi de 852,37 pontos. Esse índice foi registrado no campus de Bauru na modalidade de ampla concorrência. Já no campus de São Paulo capital na mesma modalidade, a nota de corte foi de 833,49 pontos.

Já quando falamos na modalidade dos alunos que tenham cursado integralmente em escolas públicas o ensino médio, independente de renda, as notas de corte abaixam um pouco, mas ainda podem ser consideradas elevadas.

No campus de Bauru da Universidade de São Paulo, a nota de corte do ENEM para ingressar no curso de medicina foi de 825,82. Já no campus de Ribeirão Preto a nota foi de 823,16. Por fim, quando falamos do campus de São Paulo capital, a nota de corte do curso de medicina pelo ENEM foi de 810,82.

A próxima modalidade de ingresso no curso de medicina por meio da nota do ENEM é para aquelas pessoas que se autodeclararam pretos, indígenas ou pardos e que tenham realizado o ensino médio em escolas públicas de maneira integral. As notas de corte também caem um pouco, mas ainda são mais altas do que muitos outros cursos bem concorridos.

Nessa modalidade, a maior nota de corte para o curso de medicina pelo ENEM é no campus de Bauru da Universidade de São Paulo: 795,9 pontos. Já no campus de Ribeirão Preto a nota de corte do ENEM foi de 792,46. Por fim, a nota de corte para o campus de São Paulo capital foi a menor de todas do curso de medicina da USP: 763,07.

Curso de medicina Fuvest 2022

As provas de vestibular do curso de medicina organizadas pela Fuvest em 2022 foram realizadas no dia 12 de dezembro de 2021. As provas aconteceram no período da tarde, das 13h às 18h, em 23 municípios do interior de São Paulo e em 10 cidades que ficam na região metropolitana da capital. Já a prova da segunda fase aconteceu nos dias 16 e 17 de janeiro de 2022.

Quer ser aprovado no vestibular da Fuvest para o curso de medicina?

Essas são as notas de corte da Fuvest para o curso de medicina. Agora você já sabe a pontuação que precisa alcançar para ser aprovado. E a maneira mais fácil de conseguir esse objetivo extremamente importante é por meio do cursinho de medicina da Me Salva. O MS Medicina é o cursinho mais forte e completo para quem quer ser aprovado.

Deixe uma resposta

Rolar para cima
Estamos aqui para te ajudar!