Flashcards: o que são e como usar

Preparamos este artigo para falar sobre a importância que os Flashcards possuem como maneira de melhorar seu desempenho na aprendizagem quando for cursar ENEM ou vestibulares, seja para medicina ou outros cursos de alta concorrência.

A prática de estudar em si, exige muito empenho e estratégia do aluno. Com os Flashcards é possível melhorar a dinâmica na hora de aprender temas mais complexos e que cobram mais de sua memória. Confira abaixo tudo o que você precisa saber!

O que são os Flashcards

Os Flashcards, também chamados de “cartões de memória”, fazem parte de uma técnica interessante de estudo que ajuda a testar seu aprendizado e sua memorização por meio de pequenos cartões com perguntas em um lado e a resposta do outro.

Ainda, dependendo de como eles facilitam sua rotina de estudos, ainda podem ser usados tópicos, palavras-chave ou termos e definições sobre o assunto analisado. O aluno pode moldar a técnica conforme os detalhes que forem mais relevantes para ele.

Quando se estuda para o ENEM ou para faculdades de medicina, os flashcards já começam a te ajudar na hora em que você começa a criar os seus, já que ler sobre o assunto, resumi-lo e escrever sobre ele já é uma forma de ajudar na memorização daquele tópico.

Essa técnica de estudo é eficiente para melhorar, e muito, a memorização de conteúdos e disciplinas específicas que cairão na prova. Entretanto, seu uso é indicado como um complemento em uma rotina de estudos com leitura, exercícios e um curso de pré-vestibular focado para estudantes que desejam passar em medicina.

Os flashcards são importantes porque ajudam a estimular a memória e diminuir a “curva de esquecimento”, coisa que acontece com conteúdos que acabam se perdendo com o tempo quando não são estimulados na mente para reter o conhecimento.

Em disciplinas como matemática ou física, onde a memorização de fórmulas é importante, os flashcards funcionam muito bem, assim como para conteúdos que envolvem leis, outros idiomas e algumas descrições específicas. Assim, fica mais fácil ter a informação estimulada na memória para poder responder às questões na prova.

Eles vão te ajudar a estimular a memória a longo prazo já que você visualiza os assuntos inseridos nos flashcards inúmeras vezes.

Agora, entenda melhor como criá-los e inserir essa técnica em sua rotina de estudos.

Como usar Flashcards nos estudos

Para iniciar o uso dos flashcards, é interessante você começar a criá-los logo que estudou determinado assunto, já que o conteúdo ainda está em sua memória de curto prazo.

Não copie as frases como estão escritas nos livros, apostilas ou em conteúdos da internet que você está lendo. Desenvolva uma explicação com suas palavras para sintetizar melhor o assunto, isso já ajuda a melhorar sua memorização.

Também é importante resumir o assunto com uma explicação fácil e breve que te ajude a refletir sobre o tópico sem se alongar muito. Faça um cartão para cada tópico e escolha um tamanho que te permita levá-los para onde quiser.

Quando for utilizar os flashcards, embaralhe os cartões e faça rodadas de estudo entre 20 e 30 minutos para não sobrecarregar sua mente. Confira abaixo um passo a passo interessante para seguir quando for utilizá-los:

  • Leia a pergunta e tente lembrar o conteúdo
  • Responda como preferir: escrevendo sobre o tópico, falando em voz alta ou somente de forma mental
  • Vire a carta e verifique se você acertou ou se ainda faltou algum detalhe que você havia anotado e esqueceu
  • Faça duas pilhas para os cartões, dividindo entre acertos e erros
  • Continue o processo até atingir o tempo indicado
  • Analise os assuntos que você errou e depois volte a embaralhar os cartões para quando for usá-los novamente

Escolha sempre lugares tranquilos e silenciosos que te permitam se concentrar nessa técnica de forma que não ocorram interrupções. Depois de um tempo e conforme a frequência em que usar os Flashcards você perceberá que a pilha de erros será cada vez menor.

Confira abaixo algumas dicas na hora de confeccionar seus flashcards que ajudarão a melhorar ainda mais o processo de aprender os conteúdos!

Dicas no uso dos Flashcards

A primeira dica é identificar no conteúdo estudado quais são as partes mais importantes que não devem ser esquecidas na hora de fazer o ENEM ou seu vestibular de medicina, ou os que te causaram mais dúvida ou dificuldade de memorizar. Esses devem ser os tópicos usados para criar os cartões.

Outro detalhe que facilita o uso da técnica é usar um cartão para cada tópico importante do assunto estudado em vez de fazer somente um que explique o conteúdo de forma muito rasa, assim você se atentará para certos detalhes importantes da matéria.

Também é possível usar diferentes cores chamativas para desenvolver conceitos específicos que você precisa lembrar com atenção. As cores ajudam porque facilitam a memorização visual.

Outra dica importante já citada, mas que merece destaque, é sempre fazer os cartões com respostas resumidas e diretas que te lembrem do conceito principal em torno do assunto. Deixe as explicações mais elaboradas para os conteúdos que você irá ler na rotina de estudos.

Também é importante determinar quantas vezes irá fazer a rodada de estudo com os flashcards, criando uma frequência e um planejamento para reforçar seus conhecimentos. Repetir é a chave para conseguir memorizar tudo o que você precisa.

Algumas pessoas gostam de estudar um assunto, produzir os cards e revisá-lo após algumas horas e depois repetir o processo em intervalos maiores, de seis horas ou no dia seguinte. Analise o assunto e determine qual frequência funciona melhor para você.

Ainda é possível utilizar a tecnologia para te ajudar a criar os flashcards em seu celular ou tablet. Existe um aplicativo chamado “Quizlet” que permite criar cartões virtuais, o que facilita seus estudos e possibilita que você treine seus conhecimentos com os cartões sempre à mão.

Complementando seus estudos

Ainda que você tenha aprendido tudo sobre os flashcards e como eles podem te ajudar muito na rotina de estudos, pode haver certa insegurança e dificuldade em garantir que sozinho você alcance o desempenho necessário.

Para garantir um aprendizado mais profundo e eficiente, uma ótima opção é encontrar um curso pré-medicina para ajudar em seus estudos antes do vestibular. Existe uma opção muito vantajosa com um formato pensado especificamente para quem vai prestar medicina.

Com modalidades de aulas ao vivo, simulados e muitos outros conteúdos, a MS Medicina pode te ajudar em todo o processo de preparação para o vestibular, garantindo maiores chances para você diante de uma concorrência tão grande. Confira agora os planos disponíveis para assistir aulas de qualquer lugar do Brasil ou do mundo!

Deixe uma resposta

Rolar para cima
Estamos aqui para te ajudar!