ProUni para Medicina: saiba como funciona

Sendo um dos cursos mais concorridos do ENEM, é possível conseguir uma bolsa de estudos para Medicina pelo ProUni em uma universidade particular, sendo uma ótima oportunidade para você que deseja realizar o sonho de ser um profissional nessa área.

Porém, quais os requisitos necessários e como se inscrever no ProUni para Medicina? É isso que iremos ver neste artigo!

Entendendo o que é o ProUni

O ProUni ou Programa Universidade para Todos, se define como uma iniciativa governamental feita para dar oportunidades para que estudantes de baixa renda familiar possam conseguir uma bolsa de estudos em uma universidade particular.

No programa é possível conseguir uma bolsa completamente integral, onde se cobre todos os custos do curso, ou uma bolsa parcial, cobrindo metade do valor da mensalidade.

Para que alguém possa se candidatar para ter uma bolsa no Prouni, é necessário estar de acordo com um dos seguintes requisitos:

  • Ter feito o ensino médio em escola pública ou em particular como bolsista;
  • Ter renda bruta familiar de no máximo três salários-mínimos, por membro da família para concorrer à bolsa parcial;
  • Ter renda bruta familiar de no máximo 1,5 salário-mínimo por membro da família para concorrer à bolsa integral;
  • Ser professor de escola pública;
  • Possuir algum tipo de deficiência;
  • Ter obtido no mínimo 450 pontos no ENEM do ano anterior, sem ter zerado a redação.

Como funciona?

Mesmo com o requisito de obter no mínimo 450 pontos na nota de corte, saiba que isso não é o suficiente para ter chances de conseguir uma bolsa no ProUni para Medicina.

O curso de Medicina está entre um dos mais caros nas faculdades particulares, e exatamente por isso a concorrência para uma bolsa de estudos integral no programa é relativamente alta.

Como o sistema do ProUni funciona de modo a escolher de forma automática os candidatos que têm as maiores notas no ENEM, isso faz com que a pontuação mínima para ocupar a vaga aumente na medida em que entram muitos candidatos com notas altas, formando a nota de corte.

Isso faz com que você tenha de se aplicar nos estudos e tirar uma boa nota, aumentando suas chances de conseguir a tão sonhada bolsa integral para Medicina. A nota recomendada para ter boas chances é de acima de 700.

Dicas para aumentar suas chances

Mesmo que agora você saiba que precisa de uma nota alta para poder conseguir uma bolsa para Medicina, não se assuste ou desanime! Com estudos adequados, dedicação e as dicas que vamos lhe passar, isso será possível sem dúvidas. Veja abaixo:

Fique de olho nas notas de corte

Para que você se dê bem no ProUni para Medicina, saber qual a nota de corta atualizada é essencial. A nota pode alterar dependendo do turno, cidade e principalmente instituição de ensino.

Uma dica extra é: caso você não tenha muita preferência em qual universidade optar para se candidatar em Medicina, busque as que são menos concorridas no Prouni.

As instituições menos concorridas consequentemente têm notas de corte menores, diminuindo as chances de que você seja reprovado no processo seletivo.

Tenha todos os documentos necessários

Mesmo que você seja aprovado, após isso você precisa comparecer na instituição de ensino com todos os documentos pessoais necessários para poderem ser analisados e você ganhe oficialmente a vaga.

Os documentos necessários são: identidade, comprovante de residência em seu nome ou declaração de moradia, carteira de trabalho, comprovante de renda, certificado de conclusão do ensino médio e comprovante de escolaridade pública (ou declaração de bolsista da escola particular).

Será preciso apresentar também os documentos de seus familiares, com exceção dos três últimos.

Já pensou se você deixa tudo para cima da hora e pela falta de um dos documentos você acaba sendo reprovado? Não deixe isso acontecer! Prepare tudo com antecedência e esteja preparado.

Se atente aos prazos

Para evitar imprevistos ou que você perca de se inscrever no Prouni, é extremamente importante ficar de olho no edital para ter conhecimento das datas.

Há também a possibilidade de que você possa ganhar uma bolsa pela segunda chamada, podendo ser acionado, caso os selecionados da primeira chamada acabem não ocupando as vagas.

Além disso, existe ainda um terceiro modo de ser aprovado no Prouni ao colocar o seu nome na lista de espera. Você pode ser aprovado no meio do ano em uma situação em que as vagas da primeira e segunda chamada não tenham sido preenchidas.

São exatas três chances, então não se pode dar mole, não é mesmo? Fique sempre atento com as datas especificadas para conseguir sua bolsa.

Tenha um ótimo preparo para o ENEM

Mesmo com as diversas chances de obter a bolsa, reforçamos que o melhor a se fazer é se preparar muito nos seus estudos para o ENEM e tirar uma nota excelente!

Com o preparo correto, ao tirar uma ótima nota na prova você terá ótimas chances para ganhar a sua bolsa, sem o nervosismo ou arrependimento de que poderia ter tirado uma nota maior.

Saiba que com o MS Medicina, você terá disponibilizado para você todo o preparo necessário para conseguir uma bolsa integral no ProUni para Medicina.

De forma completamente online, você terá aulas com professores especialistas que possuem anos de prática e expertise na aprovação desse curso, além de mentorias individuais para te acompanhar em todo o seu trajeto.

Sabemos o quanto é difícil e o quanto você pode se cobrar por isso, e pensando na sua saúde disponibilizamos também todo o apoio emocional e psicológico que você precisa para seguir em frente com o seu objetivo.

Mas não é só isso! Você terá os materiais e conteúdos mais completos para os vestibulares mais concorridos do país, mais de 12.000 exercícios para treinar quando quiser e correção de redação para garantir aquela bela nota 1.000 no ENEM.

Deixe uma resposta

Rolar para cima
Estamos aqui para te ajudar!