Não passei em medicina de primeira, e agora?

Muitos estudantes acabam se frustrando quando não passam no vestibular de medicina de primeira. Portanto, se este é o seu caso, saiba que essa situação é comum, pois o curso é um dos mais concorridos, por isso exige notas altas para a aprovação.

Sem dúvida, é normal ficar decepcionado no primeiro instante, afinal, a trajetória para conquistar uma vaga é intensa e pode ser bastante cansativa. Porém, é preciso ter em mente que nem sempre a aprovação vem de primeira. Pensando nisso, não se deixe abater por essa situação e mantenha o foco, pois, é preciso ter calma para realizar esse desejo.

Para te ajudar a manter a rotina de estudos e saber o que fazer após ser reprovado, preparamos este conteúdo. Aqui, você terá acesso a dicas para que continue a sua trajetória rumo a tão sonhada vaga em medicina. Para conferir, basta continuar a leitura!

6 dicas para quem não passou em medicina de primeira
A seguir selecionamos algumas dicas para que consiga seguir em frente caso não seja aprovado em medicina de primeira. Veja!

  1. Trabalhe o seu emocional
    A reprovação pode ser um baque muito grande para o estudante. Afinal, muitas vezes, ele fica durante todo o ano se dedicando em busca da tão sonhada vaga.

Porém, é importante dominar os sentimentos, e assim, conseguir transformar toda a frustração em motivação para seguir em frente. Portanto, saiba que ficar triste é normal, porém, essa emoção não pode durar por muito tempo.

É essencial que fique atento, pois, caso não consiga superar e seguir com sua rotina de estudos, você deve procurar o auxílio de um psicólogo, pois o profissional te ajudará a controlar melhor os seus sentimentos.

  1. Foque nos seus sonhos
    Pensar que terá que fazer todo o processo novamente pode ser algo desanimador para o vestibulando. Afinal, a rotina de estudos para a aprovação em medicina não é uma tarefa simples, pois exige muito esforço e dedicação.

Portanto, é preciso ter muito foco para não desistir, pois, de primeira instância, o estudante pode acabar acreditando que não tem potencial suficiente para passar no curso. Sendo assim, caso tenha esse pensamento, não deixe ele te dominar e para isso, utilize os seus sonhos como motivação.

Focar a longo prazo fará com que consiga seguir em frente. Afinal, o presente pode parecer muito difícil. Porém, quando pensar no seu futuro, todo o esforço fará sentido.

  1. Altere as suas estratégias
    Caso não tenha a sua aprovação em medicina de primeira, tire um tempo para analisar tudo o que foi feito durante a sua rotina de estudos. Feito isso, é hora de entender o que deve ser alterado. Por exemplo, é possível mudar os horários de estudos, os temas abordados, a metodologia, etc.

Para realizar tal ação, você deve, também, avaliar os seus resultados nos vestibulares. Pois, por meio disso, será possível identificar quais são os seus pontos fracos, para que assim, consiga trabalhá-los.

O planejamento é essencial para que consiga a sua aprovação em medicina. Sendo assim, não deixe de se organizar, pois, essa atitude irá te guiar durante todo o processo, fazendo com que ele se torne mais eficiente.

  1. Avalie-se durante todo o ano
    É essencial que você monitore os seus resultados durante todo o ano, e não apenas após os vestibulares. Pensando nisso, uma boa opção é realizar simulados, pois eles irão retratar como está sendo a sua preparação.

Essa ação ajudará, e muito, para que consiga ajustar as suas estratégias ainda no processo. Afinal, caso esteja acertando poucas questões, você poderá criar mecanismos para reverter a situação de imediato, sem ter que esperar outro ano para iniciar novamente a sua rotina.

Com certeza, os simulados irão contribuir para que consiga a sua aprovação. Afinal, por meio deles, além de ajustar as estratégias, você conseguirá entender toda a linguagem da prova e poderá treinar para que consiga utilizar bem o tempo no dia da prova.

  1. Procure outras opções de vestibulares
    Aqui, você deve analisar as faculdades que atendem melhor às suas necessidades, seja por questões de qualidade de ensino ou distância, por exemplo.

Muitos estudantes acabam focando em apenas uma universidade, o que pode ser prejudicial na hora da aprovação. Afinal, caso esteja em um dia ruim na data do vestibular, esse fator pode atrapalhar todo o seu ano de estudo.

Portanto, avalie todas as instituições para que tenha opções variadas. Se você realizar mais provas, as suas chances serão maiores. Além disso, cada universidade opta por um edital, com isso você pode acabar tendo mais facilidades para entrar em determinada faculdade. Sendo assim, verificar a que se enquadra melhor no seu perfil é primordial.

  1. Conte com profissionais para te auxiliar durante o processo
    O auxílio de profissionais para te guiar durante toda a sua trajetória de estudos pode ser a peça-chave para a sua aprovação. Afinal, em razão da experiência, eles lhe darão dicas preciosas para que consiga otimizar os seus estudos.

Além disso, caso tenha dificuldades em alguns aspectos, você terá a ajuda necessária para reverter a situação e melhorar esse ponto de atenção, o que é essencial para a aprovação. Isso porque, para passar em medicina, é preciso contar com notas altas em todas as matérias presentes nos vestibulares.

Pensando em tudo isso, não perca tempo e procure por um cursinho para te auxiliar. Para isso, você pode contar com a MS Medicina. Pois, somos referência nessa área. Pode ter certeza que conosco a sua aprovação estará cada vez mais perto!

Gostou dessas dicas? Então, comece a colocá-las em prática para que consiga ser aprovado o mais rápido possível.

Conclusão
Passar em medicina de primeira é uma tarefa muito difícil, isso porque, a concorrência é bem alta. Sendo assim, caso seja reprovado, não se deixe abater, pois, é preciso seguir em frente até que consiga realizar o seu desejo.

Pensando nisso, aproveite todas as dicas que disponibilizamos ao longo do texto. Elas, com certeza, ajudarão para que mantenha o foco rumo à aprovação.

Deixe uma resposta

Rolar para cima
Estamos aqui para te ajudar!