Como estudar online para passar em medicina?

Sabemos que o curso de medicina é um dos mais concorridos. Sendo assim, para passar no vestibular e conquistar a tão sonhada vaga, é necessário se dedicar bastante aos estudos.

É importante ter em mente que cada estudante pode usar o seu próprio método de aprendizagem. Afinal, é preciso se adaptar e encontrar o que funciona para você, pois isso tornará o seu período de preparação mais eficiente.

Se você é daqueles que preferem estudar de forma online ou que irá tentar esse novo método para se preparar para o vestibular, esse conteúdo é para você, pois preparamos diversas dicas para que consiga aplicar essa forma de estudo da melhor maneira possível. Para conferir, basta continuar a leitura!

Benefícios do estudo online

Antes de verificar as dicas, separamos as principais vantagens de estudar de forma online:

– Otimização do tempo: muitas pessoas precisam conciliar a preparação de medicina com o terceiro ano da escola ou até mesmo com o trabalho. Com isso, o ensino online pode contribuir bastante, uma vez que o estudante não precisará gastar tempo com o deslocamento.

– Mais economia: normalmente os cursos online são mais baratos que o presencial. Isso porque, não há a necessidade de manter uma estrutura física de sala de aula. Além disso, não é preciso gastar com transporte.

– Você é dono do seu tempo: no método online, o estudante poderá controlar o seu próprio tempo. Sendo assim, ele poderá separar o horário que se sentir mais produtivo durante o dia.

– Flexibilidade: se for viajar, por exemplo, você poderá continuar estudando. Afinal, o online permite ter aulas de qualquer local.

– Mais conforto: poder estudar de casa traz mais comodidade para o estudante. Isso porque, ele não precisará se deslocar todos os dias para assistir as aulas presenciais.

Lembrando que esses são apenas alguns dos inúmeros benefícios de estudar de forma online.

8 dicas para estudar de forma eficiente e online

Selecionamos as principais dicas para que consiga estudar de forma online e assim, garantir o seu sucesso nos vestibulares de medicina. Confira agora mesmo!

1. Anote os temas de estudo

O primeiro passo, para que comece seus estudos, é fazer um planejamento de todos os conteúdos que precisará abordar para prestar os vestibulares. Isso porque, ter esse cronograma irá facilitar para que consiga se organizar e passar por todos os assuntos necessários.

Essa ação é importante, pois fará com que otimize o seu tempo. Afinal, você saberá o que deve estudar ao longo de todo ano. Sendo assim, não precisará se preocupar diariamente tomando a decisão do que abordar.

2. Determine um horário

Avalie sua rotina e verifique o melhor horário para os seus estudos. Essa decisão é necessária, pois ter um horário fixo fará com que seu cérebro entenda o compromisso diário.

Uma dica para tomar essa decisão é, além de analisar quais horários tem disponível, entender em quais momentos você é mais produtivo. Por exemplo, existem pessoas que não conseguem assimilar os conceitos na parte da manhã. Portanto, os turnos da tarde ou noite seriam as melhores opções.

3. Se preocupe com o seu local de estudo

Estudar no conforto de casa pode trazer muitas distrações. Por exemplo, o barulho de uma conversa, a vontade de assistir TV etc. Sendo assim, para que consiga se concentrar totalmente, a solução ideal é separar um espaço tranquilo e silencioso para os seus estudos.

Imagine estudar na sala, do lado da televisão ou até mesmo deitado na cama… A possibilidade de se render a essas maravilhas é muito grande. Portanto, fuja disso!

4. Cuidado com os aparelhos eletrônicos

Outro grande problema pode ser os aparelhos eletrônicos. Isso porque, para estudar de forma online , você precisará estar em contato direto com eles, seja notebook, celular, entre outros. Portanto, tenha cuidado para não acabar se deixando levar pelas atrações que tem nas telinhas, pois isso pode prejudicar, e muito, o seu foco.

Aqui, uma boa solução é manter todas as outras abas fechadas, deixando assim, apenas as telas de estudos abertas. Ah! Quanto ao celular, o ideal é que ele fique silencioso e longe de você, mas caso precise utilizá-lo, tire as notificações dos aplicativos para não se distrair.

5. Crie metas

Criar objetivos diários irá te estimular na hora dos estudos. Portanto, crie esse hábito, mas, lembre-se, coloque metas que possam ser cumpridas, para que assim, você não se frustre diariamente.

Algumas ideias de metas para que adicione a sua rotina de estudos são: ler uma certa quantidade de páginas de um conteúdo, fazer “x” questões de uma matéria ou escrever 1 redação por dia. Essas são algumas sugestões, o ideal é que as adeque para a sua realidade.

6. Tenha pausas

Conquistar uma vaga para cursar medicina não é uma tarefa fácil. Sendo assim, para conseguir dar conta do maior número de conteúdos possíveis, muitos estudantes acabam esquecendo de dar uma pausa em meio a rotina diária, porém isso não pode acontecer.

Ter o descanso certo é essencial para que consiga absorver todos os conteúdos necessários. Afinal, o cérebro precisa de pausas para continuar assimilando todas as novidades que recebe. Além disso, também é primordial que você durma o recomendando, que é de no mínimo 8 horas, pois é no momento do sono que as forças são renovadas para o próximo dia.

7. Faça anotações

Diferente da sala de aula, em que terá um professor exigindo que faça anotações, nas aulas online a realidade é outra. Portanto, é preciso que faça isso por conta própria.

Sendo assim, sempre que for assistir a uma aula ou ler um texto, por exemplo, comece a registrar tudo o que achar importante. Aqui, você pode optar por anotar em tópicos, frases, palavras-chaves etc.

8. Conte com o auxílio de especialistas

Fazer todo esse processo contando com a ajuda de pessoas experientes fará com que tudo se torne muito mais assertivo e eficiente. Portanto, procurar por um cursinho referência é a opção ideal! Para isso, conte com o MS Medicina, pois iremos te fornecer um direcionamento personalizado.

Está esperando o que? Acesse nosso site agora mesmo e saiba mais. Sua aprovação começa agora!

https://medicina.mesalva.com/https://medicina.mesalva.com/

Deixe uma resposta

Rolar para cima
Estamos aqui para te ajudar!