Como passar em Medicina com a nota ENEM: perguntas mais frequentes

Muitos estudantes compartilham do mesmo desejo, que é entrar na faculdade de medicina. Porém, ao começar a traçar os planos para chegar nesse objetivo, é comum que surjam diversas dúvidas.

O curso é um dos mais concorridos no país. E, quando se trata do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, a disputa se torna ainda maior. Pois, essa prova é a porta de entrada para uma Universidade Federal, por exemplo.

Porém, não precisa se preocupar, porque, com muito esforço e dedicação, você conquistará a sua tão sonhada vaga. Ah! E para te ajudar nesse processo, respondemos às principais perguntas para quem deseja ser aprovado em medicina pelo Enem. Para conferir, basta continuar a leitura agora mesmo!

ENEM

O ENEM, criado em 1998, é uma das maiores provas aplicadas no país. O exame ocorre todo ano, e é uma das maiores portas de entrada para as universidades.

Com o Enem, o estudante pode conquistar uma vaga por meio do Sisu, que são vagas para as faculdades públicas, e também através do ProUni, que são bolsas, integrais ou parciais, para as universidades particulares. E, outra opção é a aquisição do Fies, um financiamento para o estudante.

Devido a possibilidade de estudar gratuitamente e nas melhores universidades do país, muitos alunos veem o Enem como a oportunidade ideal para a realização de um sonho.

6 perguntas frequentes de vestibulandos de medicina

1. Como passar em medicina?

A resposta é bem simples: é preciso estudar! Isso porque, as notas de corte (a nota mínima para garantir uma vaga) são muito altas devido à concorrência. Sendo assim, é necessário se dedicar bastante para acertar o maior aumento de questões possíveis e assim, conquistar uma boa média geral.

2. Qual o melhor método de estudo?

Depende, primeiramente, você deve fazer uma autoanálise para entender o que funciona melhor para a sua realidade. Por exemplo, existem pessoas que aprendem melhor lendo, outras assistindo a vídeos, etc.

Portanto, é preciso que monte um método próprio, atendendo assim, todas as suas particularidades. Ah! Uma boa dica é aplicar simulados na hora dos estudos, pois, com essa ação, você conseguirá se acostumar com a linguagem da prova e com o tempo que terá para realizar as questões.

3. Como organizar um cronograma?

Realizar um cronograma de estudos é essencial, pois essa ferramenta irá permitir que organize o seu tempo da melhor forma possível. Ah! E, além disso, ter tudo registrado fará com que não se esqueça de determinados conceitos.

Sendo assim, antes de começar a sua rotina, faça um levantamento de todos os temas que precisará abordar durante o processo. Feito isso, analise o grau de dificuldade de cada tópico, para que assim, você defina o que precisará de uma dedicação maior.

Após essa ação, basta ir repartindo e encaixando no tempo que terá disponível para se dedicar aos estudos.

Para que entenda ainda mais a importância dessa solução, confira suas principais vantagens:

  • Otimização do tempo: com todas as ações definidas, o vestibulando não precisará ter que decidir diariamente o que fazer, o que tornará o processo mais prático.
  • Aumento da motivação: conseguir acompanhar todo o processo fará com que o aluno se sinta motivado. Isso porque, estudar por longos meses é cansativo e, muitas vezes, parece não dar resultados. Porém, com o planejamento, será possível verificar tudo o que foi feito rumo ao objetivo final.
  • Maior equilíbrio: sem um cronograma, o vestibulando pode acabar se dedicando em algumas matérias, e se esquecendo de outras. Sendo assim, com um plano, é possível ter um equilíbrio para que consiga se sair bem em todos os temas da prova, o que é essencial para passar em medicina.

Ah! Lembrando que esses são apenas alguns dos inúmeros benefícios de planejar seus estudos. Portanto, comece agora mesmo!

4. Quantas horas preciso estudar por dia?

Então, isso irá variar bastante. Por exemplo, existem alunos que conseguem se dedicar em tempo integral para os estudos. Porém, outros terão que conciliar com o terceiro ano do Ensino Médio ou até mesmo com o trabalho.

O ideal é que o estudante saiba aproveitar da melhor forma possível o horário que terá disponível. Por isso, não deixe de criar uma rotina para tornar o processo mais eficiente!

5. Preciso fazer a prova como treineiro?

Muitos alunos têm dúvidas sobre a importância de ser treineiro. Para que entenda melhor, basicamente, esse conceito se refere a estudantes que fazem o vestibular apenas para testar seus conhecimentos.

Sendo assim, a prova é realizada, porém, não é possível utilizar a nota para entrar em uma universidade. Portanto, para se inscrever nessa modalidade é bem simples, basta ser menor de idade e não estar cursando o último ano do Ensino Médio.

Realizar a prova para treinar traz diversos benefícios para o estudante. Por exemplo, ele irá se adaptar à linguagem da prova e ao fator tempo, fazendo assim, com que se sinta mais confiante no dia que estiver valendo de fato.

6. Quanto precisa ser a minha média geral?

Primeiramente, é importante entender que existem várias possibilidades para entrar em medicina pelo Enem. Por exemplo, o Sisu e o ProUni. E, além disso, há diversas opções de faculdades. Portanto, a nota de corte irá variar bastante.

Ah! Também, dentro de cada programa, existem algumas divisões. No Sisu, por exemplo, há a classificação para estudantes em ampla concorrência, alunos com baixa renda, de escolas públicas, etc. Todos esses fatores alteram bastante os valores das notas. Portanto, é preciso que avalie onde irá se enquadrar.

Aqui, o importante é se dedicar para tirar a melhor nota possível, para que assim, tenha a oportunidade de escolher a universidade com que mais se identifica.

Conclusão

Agora que tirou todas as suas dúvidas, comece a se dedicar aos estudos, pois o comprometimento é a solução ideal para que consiga passar em medicina.

Ah! E para te ajudar nesse processo, você pode contar com os especialistas do MS Medicina. Aqui, iremos te disponibilizar um acompanhamento personalizado para tornar sua rotina de estudos mais eficiente. Para conferir, acesse nosso site agora mesmo!

https://medicina.mesalva.com/

Deixe uma resposta

Rolar para cima
Estamos aqui para te ajudar!