Plano de estudos para medicina: 7 dicas ideais

O curso de medicina é, sem dúvidas, um dos mais concorridos. Como resultado dessa ação, para conseguir a tão desejada vaga, é primordial se dedicar aos estudos. Portanto, se esse é o seu sonho, o ideal é que monte um plano de estudo eficiente para te ajudar em toda a jornada. Afinal, é preciso contar com um bom método para que consiga ter sucesso nos vestibulares.

Pensando na importância que saber montar um planejamento de estudos terá para que consiga ser aprovado em uma faculdade de medicina, preparamos esse conteúdo. Para conferir, basta continuar a leitura!

O que é um plano de estudo?

Basicamente, o plano de estudo é uma forma que o vestibulando tem para conseguir organizar o tempo disponível para se dedicar a todas as matérias necessárias.

Essa ação é importante para que você consiga passar por todos os assuntos que irão cair em uma prova, por exemplo. Aqui, o ideal é que considere o grau de dificuldade de cada tema, para que assim, consiga separar o tempo ideal para assimilar cada conceito e se sair bem na hora do exame.

Para o vestibulando em medicina montar esse planejamento é essencial, pois independentemente da prova, ele precisa acertar um alto número de questões para se sair bem e assim, conquistar uma vaga. Afinal, a concorrência é muito grande.

Qual é a sua importância?

A seguir selecionamos as principais vantagens de se montar um plano de estudo . Veja!

otimização do tempo: com o plano de estudo você terá um cronograma a ser seguido. Sendo assim, quando der o horário dos estudos já terá tudo organizado, sem precisar gastar tempo para escolher o assunto do dia.l

visão ampla dos seus estudos: com a organização, você saberá precisamente quais assuntos já foram ou ainda precisam ser abordados.l

incentiva o estudo: saber quais passos precisam ser dados irá te estimular. Afinal, você saberá o que precisa ser feito para que esteja preparado no dia do vestibular.l

equilíbrio: o plano de estudo fará com que você consiga mesclar todas as matérias a serem estudadas, fazendo assim, com que os temas fiquem frescos na memória.l

Ah! Lembrando que esses são apenas alguns dos inúmeros benefícios de montar um plano de estudo . Portanto, não deixe de fazer o seu!

E como montar o plano de estudos ideal?

Agora que viu o que é um plano de estudo e suas principais vantagens, está na hora de aprender a montar o seu próprio plano. Para isso, separamos um passo a passo para você. Confira a seguir!

1° Comece o mais rápido possível

Como sabe, medicina é um curso muito concorrido. Sendo assim, para ser aprovado é necessário muito estudo e dedicação.

Sabemos que muitos alunos deixam tudo para os 45 minutos do segundo tempo. Porém, para ser aprovado em medicina a realidade é outra. Portanto, comece a estudar antecipadamente para dar conta de todos os assuntos.

O tempo é um dos fatores primordiais para que consiga ser aprovado, por isso, para conseguir estudar todos os temas necessários de forma tranquila e sem precisar apavorar, comece sua rotina de estudos agora mesmo!

2° Verifique o tempo disponível

Saber o tempo que terá disponível durante o dia para se dedicar aos estudos é primordial. Afinal, algumas pessoas terão o dia livre, já outras precisarão conciliar com o último ano da escola ou até mesmo o trabalho.

Pensando nisso, avalie a sua rotina e identifique em qual, ou em quais momentos poderá se dedicar aos estudos. Com isso, você conseguirá montar o cronograma de acordo com suas particularidades.

3° Classifique as matérias em níveis de dificuldade

Após saber o tempo que terá disponível durante o dia, está na hora de distribuir os assuntos que precisará estudar. Para isso, é necessário que se identifique os níveis de dificuldade em cada tema que será abordado.

Para te ajudar nessa ação, você pode analisar em quais matérias tem mais facilidade. Por exemplo, caso seja um gênio da matemática, mas tenha dificuldades em história, obviamente terá que dedicar mais tempo para o tema que não possui facilidade em aprender.

Outra forma de decidir em quais conceitos irá dedicar um tempo maior é avaliando quais terão um peso maior na sua nota. Por exemplo, no Enem, a redação contribui bastante para o crescimento da nota.

4° Escolha seu método de aprendizado

Após decidir o que irá estudar em cada dia, escolha qual método usará. Para isso, é preciso que entenda com qual modelo de estudos você mais se identifica. Por exemplo, existem pessoas que aprendem melhor vendo vídeos, outras lendo, ou até mesmo fazendo questões.

Nesse momento, você pode optar por apenas um método ou poderá mesclar vários. Aqui, uma boa opção seria, nas primeiras horas, se dedicar a ler ou ver vídeos para aprender a matéria e no final dos estudos, realizar questões para fixar todo o conteúdo.

5° Programe seus simulados

Uma boa forma de verificar se os seus métodos estão surtindo o efeito esperado é realizando simulados. Afinal, você poderá corrigi-los para entender se está no caminho certo para a tão sonhada aprovação em medicina.

Além disso, fazer essas provas também é importante para que você fique habituado com a linguagem utilizada nas provas e também com o tempo que terá para realizá-las. Portanto, siga fielmente as instruções de cada vestibular, por exemplo, se o prazo for de três horas, não ultrapasse esse tempo.

6° Não se esqueça das redações

Alguns alunos acabam esquecendo a redação. Porém, isso não pode acontecer, pois em alguns vestibulares ela tem um grande peso na nota.

Para entender melhor, pense no Enem. Nesse exame, a única prova que pode te render uma nota 1000 é a redação. Sendo assim, ela pode contribuir, e muito, para que consiga uma ótima nota. Portanto, não esqueça esse conteúdo e separe um tempo para que se dedique a ele.

7° Descanse

Na tentativa de ser aprovado em medicina, você pode acabar deixando suas horas de descanso de lado. Porém, em longo prazo, essa ação só irá te prejudicar. Afinal, o cansaço irá impedir que você consiga se concentrar.

Portanto, coloque pausas no meio dos seus estudos para que consiga descansar o corpo e a mente. E, lembre-se de dormir ao menos 8 horas por dia, pois é no momento do sono que seu corpo irá recuperar as energias para o próximo dia.

Conclusão

Agora que viu o passo a passo, aproveite para montar seu plano de estudo . Ah! E para te ajudar nesse processo, você pode contar com o suporte do MS! MED. Aqui, você terá especialistas para te guiar durante todo o processo e ainda receberá um direcionamento personalizado. Acesse nosso site agora mesmo e confira!

Deixe uma resposta

Rolar para cima
Estamos aqui para te ajudar!