Medicina na UMC: como funcionam as notas de corte

Optar por cursar medicina é um grande desafio. O prestígio da profissão e os altos salários, atraem muitas pessoas, tornando os vestibulares para o curso, o mais concorrido em todo o país. Mas não se desespere, várias universidades oferecem a graduação em Medicina.

A cidade de Mogi das Cruzes, localizada na região metropolitana de São Paulo, conta com uma importante e renomada instituição de ensino superior, cujo curso de Medicina é nota 3 no Enade. Hoje conheceremos a UMC (Universidade de Mogi das Cruzes) e sua nota de corte para a Faculdade de Medicina.

Vem com a gente!

Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)

Primeira universidade particular do estado de São Paulo e a segunda no Brasil, a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), surgiu a partir da escola de ensino fundamental chamada OMEC (Organização Mogiana de Educação e Cultura), em 1962, criada pelo professor Manoel Bezerra de Melo.

Foi em 1964, que em busca de continuidade, foram implementados cursos superiores na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, que oferecia cursos de graduação em Filosofia, Letras, Pedagogia e Ciências Sociais.

Ao longo dos anos outros cursos foram implementados e, em 1973, a instituição recebeu o título de Universidade de Mogi das Cruzes.

Curso de Medicina da UMC

Sob a coordenação do Doutor Henrique George Naufel, a Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes, tem duração de 6 anos (12 semestres), em período integral, e atende a Diretriz Curricular Nacional do curso de medicina.

O corpo docente, formado por doutores, mestres e especialistas, nas mais diversas áreas da medicina, promovem condições efetivas para a interdisciplinaridade, ao longo de todo o curso. Além de propiciar a integração entre teoria e prática, através do contato direto com a população.

A universidade oferece aos alunos práticas nas Unidades de Saúde Básica do Município, supervisionadas pelos professores. Os estudantes são expostos a:

  • Aulas laboratoriais,
  • Elaboração de seminários,
  • Visitas técnicas,
  • Ações sociais,
  • Projetos de extensão,
  • E atendimentos clínicos à população, no Instituto Central de Saúde (Policlínica da UMC).

A graduação em medicina da UMC ainda oferece atividades e conteúdos transversais, que facilitam discussões sobre educação ambiental, direitos humanos e questões étnico-raciais. Assim, a universidade forma médicos generalistas, prontos para atuar e atender às diversas demandas da saúde da população brasileira, conhecendo e compreendendo as particularidades das diversas realidades nacionais, com respeito e compromisso social.

Qual a forma de ingresso para a Universidade de Mogi das Cruzes

A UMC conta com um processo seletivo próprio, responsável por avaliar os candidatos que pleiteiam uma vaga em algum de seus cursos de graduação. A instituição não utiliza a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), no processo seletivo do curso de Medicina.

É através do vestibular tradicional que os candidatos são submetidos a avaliação. A universidade ofereceu, na última edição do vestibular, 90 vagas. Sendo uma parcela das vagas reservada aos candidatos contemplados dentro do Programa Universidade para Todos (Prouni).

A prova é composta por vinte questões objetivas, que contemplam conteúdos ligados à programação básica do Ensino Médio, exigindo habilidades e aplicações, nos seguintes temas:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias,
  • Ciências da natureza e suas tecnologias,
  • Ciências humanas e suas tecnologias,
  • E, matemática e suas tecnologias.

A parte dissertativa do vestibular, conta com 9 questões sobre: química, física e biologia. E a redação, todas respondidas a próprio punho. É bom caprichar na letra, e deixá-la legível!

Nota de corte na Faculdade de Medicina da UMC

Aqueles que desejam ingressar na UMC através do Prouni, precisam ficar atentos a nota de corte para a faculdade de Medicina. Para concorrer a uma bolsa pelo programa, o candidato deve ter obtido pontuação acima de 450 no Enem, ter renda familiar total de até um salário mínimo e meio, e se adequar, a pelo menos uma das situações:

  • Ter cursado o ensino médio em escola pública,
  • Ter cursado o ensino médio em escola privada com bolsa integral da própria escola,
  • Ter cursado parcialmente o ensino médio em escola pública e privada, como bolsista integral,
  • Ser pessoa com deficiência,
  • Professor efetivo da rede pública de ensino, concorrendo a vaga de licenciatura.

Através do Prouni, o candidato pode obter uma bolsa total (100%) ou parcial (50%) e assim ingressar na instituição, e dar início a sonhada graduação em medicina.

Acompanhando as notas de corte na Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes, semestralmente, observa-se que, de modo geral, o segundo semestre costuma ter as menores notas.

Em 2016, o primeiro semestre teve como maior nota 740,18 e a menor 497,14. Enquanto o segundo semestre, registrou a maior nota 645,10 e a menor 476,64. No ano de 2017 os valores foram próximos, no primeiro semestre a maior nota foi 751,10 e a menor 519,10, já no segundo semestre, a maior nota sofreu queda, novamente, e ficou em 662,54 e a menor 503,18.

No ano de 2018 atingiu a nota 745,90, e em 2019 foi registrada a maior nota de corte, nos últimos anos, de 787,38. E a última nota de corte divulgada, foi a do primeiro semestre de 2021, de 720,74. Uma queda considerável, quando comparada à de 2019.

A nota de corte do Prouni, é definida pelo número de inscritos no curso naquela instituição, por isso sofre alterações, diariamente, enquanto estiverem abertas as inscrições. E se refere à pontuação mínima exigida dos candidatos. Assim, considera sempre a nota do último colocado, no número de vagas ofertadas para os bolsistas do Prouni.

Conte com cursinho forte para garantir sua vaga no curso de Medicina

A preparação para o vestibular pode ser caótica quando não temos a devida orientação e apoio, e um bom material de estudo. Diante de tantas exigências e conteúdo a ser absorvido, principalmente, quando nos referimos a um curso tão concorrido como o de medicina, não saber por onde começar pode ser paralisante.

Para te ajudar nos estudos, conte com o MS! MED, o cursinho mais forte e completo para quem quer ser aprovado!

Nosso time de professores especialistas preparou um material didático perfeito para você, não perca mais tempo e confira nossos planos.

Deixe uma resposta

Rolar para cima
Estamos aqui para te ajudar!