Faculdade de medicina: 7 dicas para escolher a ideal

Para você que deseja ingressar na faculdade de medicina, além da importância de se preparar e estudar para o ENEM ou vestibular, é importante também escolher a faculdade ideal para você!

Mas, quais fatores são interessantes observar ao pensar em escolher a melhor faculdade? Neste artigo daremos 7 ótimas dicas para isso!

Dicas para escolher a faculdade ideal

Sendo um dos cursos mais concorridos, o curso de Medicina envolve bastante dedicação nos estudos e muito esforço empenhado. Considerando isso, é necessário observar também qual a melhor faculdade para ingressar, já que isso influenciará na sua carreira profissional.

Veja as dicas abaixo:

  • Analise se a faculdade tem indicadores de qualidade

Para que a profissão possa ser realizada em território nacional de forma regular, o diploma do curso precisa ser reconhecido pelo MEC, o Ministério da Educação. Esse órgão é o responsável pela organização da educação do país, onde todas as instituições de ensino precisam se adequar às suas exigências.
Ao acessar o portal do MEC, você consegue obter informações se a faculdade de medicina que você deseja ingressar está adequada, garantindo uma educação de qualidade.
Além disso, a próxima etapa seria verificar outros indicadores de qualidade que são disponibilizados pelo MEC. O órgão dispõe de notas para cada faculdade, que diz respeito à qualidade dos processos das faculdades.
Faça uma comparação das notas entre as faculdades que você tem em mente, podendo checar também os desempenhos gerais dos alunos, sabendo se a faculdade está formando bons profissionais.

  • Avalie a estrutura visitando o campus

Um dos fatores mais importantes para escolher uma boa faculdade de medicina é visitar o campus e todas as suas instalações, para assim ver de perto se os recursos fornecidos e a estrutura do local são de qualidade.
Conhecer o ambiente e verificar se as salas de aula estão em boas condições, apresentando conforto e climatização, se a faculdade possui biblioteca para estudo, assim como a disponibilização de computadores para os alunos também é importante.
Para o curso de medicina, é bom que você verifique se a faculdade disponibiliza laboratórios especializados para o curso, com acesso a bonecos para as atividades práticas, cadáveres adequados para aulas que envolvam anatomia e todos os recursos necessários para que você tenha boas aulas.

 

  • Conheça a região próxima à faculdade

Para muitos, uma das dificuldades para a faculdade pode ser o seu acesso, fazendo com que até muitos acadêmicos tenham que se mudar para facilitar o deslocamento.
Pesquise sobre a localidade, sobre a segurança da região e até mesmo a segurança no percurso de ida e volta para a faculdade, caso precise fazer uma mudança, veja se o local ficará próximo de supermercados, farmácias e outros pontos.

  • Veja se os alunos recebem benefícios

Para estimular e aprimorar os seus ensinos e oportunidades profissionais, verifique também se a faculdade de medicina promove ações para incentivar os estudos.
Programas de intercâmbio ou estágio são recursos que podem alavancar e muito a carreira profissional dos alunos, ajudando a constituir um currículo mais rico e te preparar para o mundo da medicina com uma boa bagagem.

  • Converse com os alunos

Ao escolher a faculdade de medicina ideal, nada melhor do que um feedback dos próprios alunos! No momento que visitar o campus, tente conversar com alunos do curso e até mesmo com alunos de outros cursos.
Eles poderão te dar um feedback importante sobre os fatores positivos e negativos da instituição, te ajudando a formar uma opinião melhor ao tomar a decisão e escolha. Além disso, é também uma boa oportunidade para fazer amizades!

  • Tenha acesso à programação

Se você escolheu a faculdade de medicina e está disposto a se dedicar no ENEM ou vestibular para passar e ingressar na faculdade, com certeza você possui gosto e admira a profissão.
Porém, é importante que se observe a grade de programação do curso, que pode diferir dependendo da faculdade, podendo gerar frustrações depois de tanta preparação.
Analise a grade curricular do curso e conheça a fundo a disciplina, avaliando também questões como flexibilidade da grade e possibilidade de troca de matéria.
Algumas instituições permitem que você troque algumas matérias para estar fazendo em outro período ou até mesmo trocar o modelo para EAD, o que pode ser uma vantagem dependendo das matérias que você deseja estudar mais a fundo.

  • Pesquise sobre os professores

Mesmo verificando a qualidade do câmpus e da faculdade em si, assim como sua nota no MEC, outra forma de checar a qualidade do ensino está em conhecer os professores que conduzirão o seu aprendizado, já que eles terão forte influência na sua formação profissional.
Ao acessar a lista de corpo docente da faculdade de medicina, você consegue ter acesso aos nomes dos professores e pesquisar por meio de redes sociais como o LinkedIn ou até mesmo fazer contato direto para saber a bagagem que os mesmos possuem.
Dessa forma, você também poderá além de conhecer melhor os professores do seu curso, começar a montar um networking com ótimos profissionais da área!

Conclusão

Assim que se decide ingressar em uma faculdade de medicina, o investimento de tempo e estudos para passar no ENEM ou vestibular e iniciar seus estudos em uma faculdade é alto, necessitando um grande período para ter bons resultados.

Por isso, é importante que você siga as dicas que mostramos para que não se tenha nenhuma dúvida na escolha da faculdade ideal para você, garantindo que o percurso para a sua formação no curso seja agradável e não haja arrependimentos, evitando desistências ou até mesmo a necessidade de trancar o curso.

Com todas essas sugestões, você consegue observar todas as oportunidades que as faculdades podem apresentar para a sua carreira profissional, e ainda obter um bom networking que poderá influenciar em uma carreira próspera e digna dos seus esforços.

Para você que quer aumentar as suas chances de ser aprovado no ENEM ou em qualquer vestibular, saiba que o MS Medicina é o cursinho mais forte e completo para quem quer ser aprovado! Visite o nosso site e veja como podemos otimizar os seus estudos!

Deixe uma resposta

Rolar para cima