Vestibular Medicina: saiba como criar um cronograma de estudos

Se o seu sonho é ser aprovado no concorrido vestibular para medicina, disciplina e organização serão companhias extremamente necessárias. Desse modo, um cronograma de estudos bem planejado pode ser uma boa estratégia.

O cronograma trata-se de uma ferramenta que auxilia o vestibulando na organização do tempo dedicado aos estudos. Afinal, em meio a grande demanda de conteúdo a ser estudado, otimizar o tempo, definindo prioridades e horários é fundamental.

No entanto, é preciso estar atento para criar uma estratégia que se encaixe na sua realidade. Cada estudante tem suas próprias necessidades, dificuldades e particularidades na hora de aprender e absorver o conteúdo, e isso deve ser respeitado.

Por isso, selecionamos alguns passos importantes que vão auxiliar na criação do seu cronograma de estudos.

Como montar um cronograma de estudos?

As vantagens de criar uma rotina de estudos são imensas. Além de ajudar na organização do tempo, também é possível ver melhoras na concentração e na confiança do aluno. Ter controle da própria rotina também ajuda na definição das prioridades do dia a dia.

Antes de começar a montar o cronograma é preciso definir quais os objetivos de estudo. Quais universidades são sua meta? Seu plano é conseguir bolsa pelo Prouni ou entrar em uma universidade pública? Definir as metas é importante e deve ser feito de forma objetiva.

Outro fator importante é analisar a própria rotina. Dessa forma será possível determinar a disponibilidade para as horas de estudo durante o dia. Você trabalha, começou um curso novo, pratica alguma atividade física? Não deixe de anotar todas as tarefas.

Tendo em mente suas metas e rotina, chegou a hora de montar o cronograma.

Classifique o grau de dificuldade das disciplinas

Certamente uma sensação comum a muitos estudantes, é a de que as 24 horas do dia são insuficientes para tudo que precisam aprender. Por isso, ao planejar a rotina de estudos é preciso estabelecer prioridades.

Caso sua dificuldade esteja em conteúdos relacionados às áreas de exatas, certamente é melhor dedicar mais tempo a essas matérias. Assim, como para aquelas áreas que têm maior peso na hora da correção.

Vale ressaltar que isto não significa que apenas essas matérias serão estudadas, enquanto as que têm mais facilidade serão ignoradas. A estratégia serve para que possa organizar melhor o seu tempo, dedicando-se a superar as fraquezas em determinadas áreas.

Estipule um método de estudo

A partir das suas necessidades de estudo e rotina, é interessante estabelecer um método de estudo. Existem várias técnicas que podem ser utilizadas otimizando o aprendizado. Um exemplo é o Método Pomodoro.

Nessa técnica são dedicados vinte e cinco minutos sem distrações para o estudo, seguidos por cinco minutos de descanso. Logo em seguida retorna-se aos vinte e cinco minutos, depois cinco e assim sucessivamente.

Outra técnica conhecida é a da Curva de Esquecimento, que estabelece revisões do conteúdo estudado. Uma revisão 24 horas após, outra uma semana depois e, por fim, depois de um mês. De modo a fixar o conteúdo.

Estabeleça tipos complementares de aprendizado

Muitos textos, diversas anotações e horas lendo, esta certamente é a realidade da rotina do estudante que se prepara para o vestibular de medicina. No entanto, existem diversas outras formas de aprender que podem ser acrescentadas ao cronograma.

Filmes, documentários, videoaulas. Com a internet é possível encontrar conteúdo audiovisual e dinâmico que auxiliam na memorização e também na absorção. Além de ser uma prática que ajuda a relaxar enquanto se aprende.

É importante também consumir conteúdo de noticiários e atualidades. Lembrando sempre de que é fundamental procurar fontes confiáveis de informação e pesquisa, seja para notícias, documentários ou filmes.

Separe um tempo para praticar a redação e fazer simulados

Não devemos esquecer que a redação tem grande relevância em muitos vestibulares, podendo também ser o diferencial a somar na sua nota. Por isso, é preciso se preparar para entregar uma boa dissertação.

Além de estar por dentro dos temas que mais aparecem, o segredo para se sair bem na redação é a prática. Outro fator que pode auxiliar no uso correto da gramática e também na ortografia é cultivar o hábito de leitura.

Assim como a prática da redação, é importante dedicar um tempo do cronograma de estudo para a prática de simulados. Revisar questões de provas antigas e praticá-las é essencial, dessa forma, conseguimos compreender o ritmo e abordagem dos vestibulares anteriores.

Crie metas diárias de estudo

Assim como em um jogo, criar metas a serem cumpridas todos os dias pode ser desafiante e engajar o estudante nos momentos de desânimo e cansaço. Por isso, é interessante estabelecer no cronograma períodos de estudos a serem alcançados diariamente.

No entanto, é preciso ter consciência, estabelecendo metas realistas de estudo. Determinando capítulos a serem estudados, temas que devem ser lidos, quantidades de exercícios a serem feitos e redações a serem escritas.

Tão importante quanto determinar as horas de estudo é preciso estabelecer períodos de descanso. Por isso, ao estabelecer as metas diárias respeite momentos para descansar. Assim como é preciso respeitar as horas diárias de sono e alimentação.

Use a tecnologia a seu favor

É inegável que a tecnologia é uma fonte de distração para os estudantes que estão estudando para o vestibular. Mas ela também pode ser um auxílio na hora de montar um cronograma de estudos.

Afinal há vários aplicativos e programas que podem ser utilizados, para organização do tempo, determinação de tarefas. Assim como é possível encontrar ferramentas que ajudam a evitar as distrações, como as redes sociais, por exemplo.

Também é possível utilizar planilhas de organização, calendários digitais para lembrar de datas importantes, lembretes de assuntos a serem estudados ou palestras online que deverá assistir. Fazendo sempre o uso otimizado da tecnologia para o aprendizado.

É hora de escolher

Ser aprovado no vestibular de medicina é o sonho de muitos estudantes, para isso é preciso dedicação aos estudos e organização. Geralmente a quantidade de conteúdo que há para ser estudado é grande, mas o tempo é curto.

Dessa forma, um cronograma de estudos pode ser a opção mais indicada. Trata-se de uma estratégia utilizada para a otimização de tempo, que deve ser idealizada a partir das necessidades e rotina possível de cada estudante.

Feito com consciência e dedicação, o cronograma de estudos é um grande aliado para o vestibulando. Aumentando as chances de sucesso e aprovação no vestibular para medicina.E para aqueles que buscam a aprovação, o MS Medicina é o cursinho mais forte e completo. Entre em contato conosco e esteja preparado para cursar a universidade dos seus sonhos.

Deixe uma resposta

Rolar para cima
Estamos aqui para te ajudar!
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]