Nota de Corte Medicina SISU: tudo que você precisa saber

O sonho de ser médico está na mente de muitos estudantes e o primeiro passo para alcançá-lo é passar no vestibular. Para tanto é preciso estudar e se organizar, por isso estar atento às notas de cortes das universidades no SISU auxilia na hora da escolha.

Conhecer as estatísticas e cálculos que envolvem os processos de seleção pode ajudar na decisão de qual universidade de medicina se inscrever. Antes ou depois de ter em mãos as notas conquistadas.

Seja a relação de candidato por vaga ou as notas de cortes, é preciso estar atento às determinações de cada processo seletivo e universidade. Por isso, separamos algumas informações importantes sobre o SISU e as notas de corte para medicina.

Lembrando que isso não deve ser visto como um obstáculo ou mesmo desânimo. Pelo contrário, o conhecimento e informação acerca das notas de corte são um incentivo, afinal agora você conhece a meta de nota a ser alcançada.

Conhecendo o SISU

O Sistema de Seleção Unificada, ou apenas SISU, é um velho conhecido daqueles estudantes que estão se preparando para o vestibular. Afinal o acesso às maiores universidades públicas do país se dá através dele.

Com o SISU, todos os alunos que fizeram o ENEM no ano anterior podem concorrer às vagas em faculdades em qualquer lugar do Brasil. No ato da inscrição o candidato escolhe duas opções de cursos a partir de uma ordem de preferência.

Durante todo o período de inscrição é possível modificar a escolha, afinal a posição pode ir se alterando à medida que outros candidatos se inscrevem.

Por isso, é interessante sempre consultar a sua classificação. Esta que é feita com base na modalidade de concorrência, número de vagas do curso escolhido e também de acordo com a nota do estudante.

As notas de corte

Dependendo do curso, as instituições de ensino podem determinar médias e notas de acesso. Podem ser atribuídos pesos diferentes para as áreas exploradas pelo ENEM e que tenham maior representatividade para a futura graduação.

Para cursos de medicina, por exemplo, pode ser exigido uma nota mínima na área de Ciências da Natureza. Além da média, a soma das notas obtidas em todas as áreas, que também é estabelecida pela instituição.

Por sua vez, a nota de corte nada mais é que a menor pontuação exigida para que o estudante ocupe uma vaga em um curso da universidade. No SISU o cálculo da nota de corte é feito com base na quantidade de vagas e inscrições de candidatos.

Se há dez vagas e trinta concorrentes se inscreveram, a nota de corte será determinada pela nota do décimo candidato selecionado naquele dia. Isso porque com a entrada de novos inscritos a nota muda diariamente.

Modalidades de acesso pelo SISU

As notas de corte também serão determinadas pela modalidade em que o estudante se inscreveu no processo seletivo. Afinal, ele pode se candidatar através da ampla concorrência ou ainda pelo sistema de cotas.

Aqueles que se encaixam na ampla concorrência, compõe o público que não se enquadra nas opções de cota. Ou seja, não são oriundos de escola pública, negros, indígenas ou PCD. Ainda são estabelecidas cotas para pessoas com baixa renda.

As vagas disponíveis são divididas entre ampla concorrência e cotas, na porcentagem destinadas às cotas são subdivididas as opções referentes. Ou seja, o candidato irá concorrer com aqueles que se inscreverem na mesma modalidade.

A modalidade das cotas pode ter uma nota de corte reduzida ou mesmo determinar um acréscimo na nota final do candidato.

Lista de espera

Exatamente, o SISU possui uma lista de espera. No entanto, é preciso que o estudante inscrito demonstre interesse em seguir na lista de espera. Para isso, ele não pode ter sido selecionado para os cursos pretendidos.

Outro ponto a se destacar, é que não alcançar a nota de corte não significa que o candidato está eliminado automaticamente do processo. Ele pode seguir na disputa, inscrevendo-se na lista de espera.

No entanto, em cursos concorridos como os de medicina, essas são opções cada vez mais difíceis. Afinal os candidatos estão cada dia se preparando mais para alcançar as notas de corte exigidas pelo SISU e pelas Universidades.

Maiores e Menores notas de corte do SISU

O estudante que deseja concorrer a uma vaga em medicina, precisa estar ciente que enfrentará geralmente as maiores notas de corte do processo. Na disputa de ampla concorrência ou ainda nas disputas de ações afirmativas das cotas.

No processo seletivo de 2021, algumas universidades deram bônus nas notas para estudantes que cursaram o ensino médio em suas respectivas regiões. Desse modo, tivemos notas de corte ainda mais altas para medicina.

Para se classificar no curso da Universidade Federal do Maranhão, o candidato teve de alcançar mais de 900 pontos. Para a unidade em São Luís foi estabelecida a nota de corte de 952,51, sendo para ampla concorrência ou entre cotas de escola pública.

Seguida pela unidade em Imperatriz e pela unidade de Pinheiro, exigindo 931,61 e 929,47 respectivamente. Sem a bonificação, a nota de corte mais alta foi pedida para aqueles que desejavam entrar na USP em Bauru, com 827,86 pontos exigidos.

Em contrapartidas também podemos destacar as menores notas pedidas no SISU no mesmo ano. Estas foram pedidas para o acesso ao curso de medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Para a unidade de Caicó, a nota de corte estabelecida foi de 629,52 pontos para candidatos inscritos nas ações afirmativas raciais. E 637,84 pontos para a unidade da instituição que fica localizada em Natal.

Concluindo: Como alcançar essa nota

Comparando com outros cursos, as notas de corte exigidas para quem deseja cursar medicina são altas. Afinal trata-se de um dos vestibulares mais concorridos do país. No entanto, muitos estudantes acabam frustrados, mas isso não deve ocorrer.

Afinal, conhecer as notas de cortes deve funcionar como um combustível para estudo e dedicação. Afinal, dessa forma, o aluno já conhece a meta a se conquistar.

Apesar de as notas de corte sofrerem alterações a cada ano, o candidato que irá prestar ENEM e se inscrever no SISU, pode acompanhar as notas exigidas nos anos anteriores. E usando isso como base de estudo. Dessa forma, o sonho de cursar medicina encontrará caminho objetivo e prático para a realização, com planejamento, determinação e muito tempo dedicado aos estudos.

O MS Medicina é o cursinho mais forte e completo, para aqueles que buscam a aprovação no vestibular! Entre em contato conosco e esteja preparado para cursar a universidade dos seus sonhos.

Deixe uma resposta

Rolar para cima
Estamos aqui para te ajudar!
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]