Nota de Corte para Medicina na UFMG

Ocupando a 3ª posição no ranking do jornal Folha de São Paulo, o curso de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desponta como uma das melhores e mais reconhecidas graduações do país na área.

Por ser um curso bastante concorrido, a graduação em medicina na UFMG necessita de muita preparação, principalmente por conta de sua nota de corte, que é bastante elevada. Assim sendo, é importante contar com informações relevantes a respeito.

Dessa maneira, o MS Medicina preparou esse artigo especial para você ficar por dentro do diferencial da graduação em medicina da UFMG e, também, da sua nota de corte. Tenha uma boa leitura!

Sobre o curso de Medicina da UFMG

A faculdade de medicina da UFMG proporciona aos seus alunos o aprendizado em diversas áreas da profissão, como saúde coletiva, clínica médica, pediatria, ginecologia, obstetrícia e cirurgia.

Isso torna os estudantes aptos a prestarem assistência médica para atuar nas áreas de reabilitação e recuperação dos doentes, prevenção de doenças e na promoção da saúde, oferecendo uma excelente base curricular.

Assim sendo, no primeiro ciclo do curso de medicina da UFMG, são trabalhadas as disciplinas referentes aos fundamentos moleculares e celulares dos processos orgânicos. Essas matérias se estendem até o terceiro período.

Desse modo, o aluno tem acesso, logo de cara, à metodologia científica e aos campos de prática, com as aulas sendo ministradas no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, localizado no campus da Pampulha.

A partir do quarto período, o graduando em Medicina na UFMG adquire a possibilidade de aliar o conhecimento adquirido nas aulas com a prática de atendimento ao paciente, em um movimento conhecido como ensino-serviço.

Dessa maneira, as aulas teóricas são ministradas na Faculdade de Medicina, nas salas de aula e, também, nos laboratórios do curso, como os de simulação e de informática, com todo o material necessário para o aluno.

Em contrapartida, as atividades práticas são realizadas tanto nos centros de saúde da rede municipal de atendimento de Belo Horizonte, quanto nos ambulatórios do próprio Hospital das Clínicas, possibilitando uma ótima vivência para o estudante.

Os estágios do curso de medicina da UFMG começam no 9º período onde os estudantes realizam treinamentos para o serviço. Além disso, o aluno de medicina possui várias disciplinas optativas e também pode participar de projetos de extensão, de iniciação à docência (por meio de monitorias) e de iniciação científica.

O curso de Medicina da UFMG é totalmente presencial e integral e possui duração padrão de 12 semestres. Porém, ele pode ser concluído em no máximo 20 semestres, até mesmo para não prejudicar a vivência do aluno.

Assim sendo, a carga horária obrigatória do curso de medicina é de 4650 horas. Ele conta ainda com 120 horas livres e 420 horas de aulas optativas, totalizando 8085 horas, com uma excelente mistura entre conteúdos práticos e teóricos.

Estrutura curricular do curso de Medicina da UFMG

Dividido em 12 períodos, o MS Medicina disponibiliza a grade curricular do curso de medicina da UFMG. Esse tipo de informação é importante para que o vestibulando já saiba o que o espera durante a graduação e também possibilita desmistificar um pouco a faculdade. Confira todas as disciplinas do curso de medicina da UFMG:

No primeiro período, você vai cursar: Genética, Bioquímica I, Anatomia Sistêmica, Introdução à Pesquisa Científica I Atendimento Pré-Hospitalar e Primeiros Socorros, Biologia Celular Aplicada à Medicina, Embriologia Médica e Ciências Sociais Aplicadas à Saúde.

Em seguida, o segundo período compreende as disciplinas de Imunologia Médica, Biofísica e Fisiologia, Iniciação à Atenção Primária à Saúde I, Tutoria, Neuroanatomia Médica, Histofisiologia dos Sistemas Aplicada à Medicina e Bases Humanísticas E Introdução À Psicologia Médica.

O terceiro período oferece as disciplinas de Bioquímica II, Farmacologia Médica I, Fisiologia Médica, Iniciação à Atenção Primária à Saúde II, Microbiologia Médica e Parasitologia Médica.

Logo após, no quarto período, as disciplinas ofertadas são: Clínica Médica I, Farmacologia Médica II, Anatomia Topográfica e Imagem, Iniciação à Atenção Primária à Saúde III, Introdução à Pesquisa Científica II, Patologia Geral e Pediatria I.

Com o intuito de começar a preparar o aluno para o final do curso, são disponibilizadas no quinto período as disciplinas de Anatomia Patológica I, Cirurgia I, Clínica Médica II, Imagem I, Epidemiologia, Pediatria II, Patologia Clínica I e Semiologia E Nosologia Psiquiátrica.

Assim sendo, o sexto período disponibiliza as disciplinas de Anatomia Patológica II, Cirurgia II, Clínica Médica III, Ginecologia Básica, Imagem II, Conferências de Ética e Bioética, Pediatria III e Patologia Clínica II.

A saber, o sétimo período conta com Cirurgia III, Clínica Médica IV, Obstetrícia Básica, Ética Médica, Saúde do Trabalhador, Pediatria IV e Psicologia Médica.

Assim também, o oitavo período tem oito disciplinas importantes: Medicina Legal, Cirurgia IV, Clínica Médica V, Atenção Primária à Saúde da Mulher, Suporte de Vida em Urgência e Emergência, Política de Saúde e Planejamento, Pediatria V e Saúde Mental em Cuidados Primários.

Desse modo, as disciplinas que aparecem no nono período são: Estágio Em Clínica Médica, Atenção Secundária Em Dermatologia, Atenção Secundária Em Neurologia, Propedêutica Contextualizada I: Clínica Médica, Propedêutica Contextualizada II: Clínica Pediátrica, Estágio Em Clínica Pediátrica, Interconsulta Psiquiátrica I: Clínica Médica e Interconsulta Psiquiátrica II: Pediatria.

Apesar da carga horária extensa, as disciplinas do décimo período são importantes: Atenção Secundária em Reumatologia, Atenção Secundária em Ortopedia, Estágio em Clínica Cirúrgica, Estágio em Ginecologia E Obstetrícia, Propedêutica Contextualizada III: Ginecologia e Obstetrícia, Propedêutica Contextualizada IV: Clínica Cirúrgica, Atenção Secundária em Oftalmologia e Atenção Secundária Em Otorrinolaringologia.

No décimo primeiro período as disciplinas começam a diminuir e você irá cursar apenas: Estágio em Urgência e Emergência, Gestão do Sistema de Saúde e Estágio em Saúde Coletiva.

Por fim, no décimo segundo e último período você vai cursar apenas Estágio em Urgência e Emergência II.

Seleção para Medicina na UFMG

O processo seletivo de vagas para o curso de medicina da UFMG acontece através do SISU, o Sistema de Seleção Unificada, que contabiliza as notas obtidas pelos vestibulandos através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Ao todo, são 320 vagas para o curso integral de medicina na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Dessas, 160 são reservadas para candidatos que estudaram integralmente em escolas públicas no ensino médio. As outras 160 vagas são para ampla concorrência.

Nota de corte para Medicina na UFMG

A faculdade de medicina da UFMG possui uma das maiores notas de corte para ingresso entre essas universidades. De acordo com o levantamento prévio realizado no primeiro semestre de 2021, a nota de corte para medicina na UFMG foi de 813,76. É a maior nota de corte de toda a universidade. Assim, se você sonha em cursar medicina na UFMG é preciso se dedicar muito aos estudos para conseguir essa nota na prova do Enem.

E sabe onde você consegue se preparar da melhor forma possível com os professores mais bem preparados com método inovador? É no MS Medicina! O MS Medicina é o cursinho mais forte e completo para quem quer ser aprovado.

Deixe uma resposta

Rolar para cima