Descubra a nota de corte de medicina na UFRJ

Entrar em um curso de Medicina é o sonho de muitos estudantes que desejam ingressar em uma universidade. Justamente por isso, a concorrência para quem possui esse objetivo é grande e exige bastante dedicação e preparação.

Além do estudo dos conteúdos, quem pleiteia vagas em Medicina também deve fazer uma pesquisa sobre as universidades desejadas, olhando principalmente para as notas de corte de seleções passadas.

Para quem busca entrar em uma universidade pública, é bem provável que a seleção ocorra via Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que usa como base as notas do Enem.

Esse é o caso da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A instituição está entre as melhores de ensino superior do mundo e é uma das mais procuradas do Brasil pelos vestibulandos.

Para ajudar quem está buscando uma vaga nessa universidade, preparamos um material com detalhes sobre a .

O curso de Medicina na UFRJ

Criado em 1808, o curso de Medicina da UFRJ é um dos mais respeitados do país e é presença constante entre os melhores da América Latina. Ao todo, há cerca de 1,2 mil estudantes regularmente matriculados.

A instituição oferta vagas para Medicina em dois campi: na cidade do Rio de Janeiro (campus Cidade Universitária) e em Macaé. Na capital carioca, normalmente são disponibilizadas 100 vagas e no campus Macaé são 30.

Esse montante de vagas se divide em determinadas categorias, de acordo com a modalidade de concorrência. A maior parte das cadeiras no curso é reservada para candidatos de ampla concorrência, mas também há vagas reservadas para o sistema de cotas.

Toda a história e o reconhecimento da Faculdade de Medicina da UFRJ fazem com que muitos estudantes busquem essa opção ao participarem da seleção via SiSU.

Na edição mais recente, o SiSU 2021.2, mais de 14 mil pessoas tentaram uma das cadeiras na Medicina da UFRJ, o que deixou a nota de corte bem alta.

Qual a nota de corte para Medicina na UFRJ?

Como existem duas opções para cursar Medicina na UFRJ, as notas de corte variam de acordo com o campus desejado. Além disso, elas também mudam conforme a modalidade de seleção (se ampla concorrência ou pelas cotas).

Na edição do SiSU 2021.2, o curso da UFRJ na cidade do Rio de Janeiro teve a maior nota de corte do país para bacharelado em Medicina, com 824,4 pontos para ampla concorrência. Confira as notas de corte com base nessa mesma edição do SiSU:

Medicina UFRJ: campus Cidade Universitária (Rio de Janeiro)

  • Ampla concorrência: 824.4;
  • Candidatos que cursaram ensino médio em escola pública: 813.19;
  • Candidatos que cursaram ensino médio em escola pública e com renda igual ou menor do que 1,5 salário-mínimo: 794.9;
  • Candidatos pretos, pardos ou indígenas com ensino médio em escola pública: 777.02;
  • Candidatos pretos, pardos ou indígenas com ensino médio em escola pública e renda igual ou menor do que 1,5 salário-mínimo: 767.78;
  • Candidatos com deficiência e ensino médio em escola pública: 773.49;
  • Candidatos com deficiência, ensino médio em escola pública e renda igual ou menor do que 1,5 salário-mínimo: 759.34;
  • Candidatos com deficiência, pretos, pardos ou indígenas e ensino médio em escola pública: 724.65;
  • Candidatos com deficiência, pretos, pardos ou indígenas, ensino médio em escola pública e renda igual ou menor que 1,5 salário-mínimo: 762.50.

Medicina UFRJ: campus Macaé

  • Ampla concorrência: 816.08;
  • Candidatos que cursaram ensino médio em escola pública: 806.8;
  • Candidatos que cursaram ensino médio em escola pública e com renda igual ou menor do que 1,5 salário-mínimo: 791.4;
  • Candidatos pretos, pardos ou indígenas com ensino médio em escola pública: 772.87;
  • Candidatos pretos, pardos ou indígenas com ensino médio em escola pública e renda igual ou menor do que 1,5 salário-mínimo: 768.59.

Como funciona a nota de corte

Agora que você viu todos esses números e informações, deve estar se perguntando sobre como funciona a nota de corte.

Em primeiro lugar, é importante dizer que a nota de corte é a pontuação que um candidato precisa ter para ficar na lista dos potencialmente selecionados.

Quem tiver menos pontos do que a nota de corte, está automaticamente eliminado da seleção. Os que estão acima desse número, podem ser selecionados na chamada regular ou, então, aguardam na lista de espera.

Além disso, vale destacar que a nota de corte no SiSU não é previamente fixada. Ela é calculada pelo próprio sistema, tendo como base o número de vagas disponíveis na modalidade selecionada e a nota dos inscritos.

Então a nota de corte pode mudar?

Sim! Como a seleção pelo SiSU dura alguns dias, o sistema vai atualizando a nota de corte a cada dia. Isso ajuda o candidato a saber qual é sua situação e se ele deve tentar buscar outra modalidade de ingresso ou outra universidade.

Ou seja, essas notas de corte que mostramos são referentes à edição mais recente do SiSU. Elas servem como uma referência para os candidatos, mas não significa que serão exatamente essas na próxima edição da seleção.

Por que existem mais de uma nota de corte?

Como você observou, existem mais de uma nota de corte para um mesmo curso. Isso ocorre porque há mais de uma modalidade de ingresso.

A modalidade ampla concorrência normalmente é a que tem mais vagas, mas costuma ser a mais procurada, pois permite que qualquer pessoa que tenha feito o Enem participe da seleção.

As demais modalidades são as cotas, que têm como objetivo permitir que pessoas de diferentes realidades sociais, econômicas e culturais, tenham acesso à universidade.

Como há várias modalidades possíveis, as notas de corte em cada uma delas variam conforme a nota dos inscritos e a quantidade de vagas reservadas em cada categoria.

Quero saber mais

Você sabia desses detalhes sobre a seleção pelo SiSU? Se você quiser conferir as notas de corte para Medicina na UFRJ no SiSU 2021.1 ou em outras universidades, acesse essa lista que preparamos.

Gostou desse conteúdo? Não esqueça de acompanhar a gente nas redes sociais e ficar por dentro das publicações em nosso site. E lembre-se que o MS Medicina é o cursinho mais forte e completo para quem quer ser aprovado!

Deixe uma resposta

Rolar para cima