Tire suas dúvidas neste artigo no qual explicamos sobre a nota de corte para medicina na USP e outras informações relevantes sobre a qualidade do curso, onde ele é ministrado e como é processo seletivo para ingressar na instituição.
Leia Também: Cursinho para medicina online e completo, com aulas ao vivo e simulados semanais.
Tudo sobre o Curso de Medicina na USP
Confira as principais informações sobre o curso de medicina, como funciona o processo para ingressar na Universidade e outras informações interessantes sobre instituição tão conceituada no Brasil.
Avaliação de Qualidade do Curso
Existem vários institutos que analisam a qualidade dos cursos de medicina no Brasil. Pelo RUF (Ranking Universitário Folha) de 2020, o curso de medicina da USP está em primeiro lugar considerando a avaliação do mercado, e em segundo lugar entre as faculdades públicas com melhor ensino do país, perdendo somente para a Unicamp.
O Vestibular para Medicina na USP
Para ingressar no curso de medicina da Universidade de São Paulo é necessário prestar o vestibular da instituição, organizado na Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular).
O vestibular é composto por duas fases. A primeira é composta por 90 questões de múltipla escolha, considerando disciplinas e conhecimentos do ensino médio. A duração da prova é de 5 horas. A segunda fase é composta por dois dias com duração de 4 horas em cada um deles, em que são ministradas provas dissertativas valendo 100 pontos cada.
A primeira prova da segunda fase possui questões de português e uma redação, valendo 50 pontos cada. A segunda prova é composta por 12 questões relacionadas ao curso prestado, nesse caso, medicina. Mais informações sobre o conteúdo estão descritas no manual do candidato.
Ainda, outra alternativa ao vestibular da USP, é tentar uma vaga através do programa do SiSU (Sistema de Seleção Unificada), gerido pelo Ministério da Educação. Para isso, é preciso prestar o ENEM para poder concorrer às vagas disponíveis para o SiSU.
Duração do Curso de Medicina na USP
O curso de medicina na USP possui, atualmente, duração mínima de 12 semestres, divididos em 6 anos de curso. A duração máxima é de 18 meses, considerando os alunos que desejam seguir alguma especialização.
Ainda, a partir de 2021, será exigido aos estudantes ingressantes que realizem 510 horas em Atividades Acadêmicas Complementares.
Campus e Infraestrutura de Medicina na USP
Os que compõem a faculdade de medicina da USP são Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, sendo oferecidas 25 vagas anuais em cada curso. Os campi ficam na cidade de São Paulo, o de medicina no bairro de Pinheiros, e os outros três no Campus do Butantã, na Cidade Universitária.
Ainda existem outros campi que ministram o curso de Medicina pela USP, localizados nas cidades de Bauru e Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.
A Universidade também divulga ter projetos pedagógicos inovadores que contam com a participação dos estudantes em seu desenvolvimento. Os quatro cursos utilizam o Hospital das Clínicas, e seus oito Institutos, durante a formação profissional nas etapas práticas do curso.
O curso segue diretrizes nacionais de grade curricular e possui um padrão de qualidade internacional. Através dos centros acadêmicos, é possível que o estudante participe de pesquisas científicas, projetos de saúde, estágios e intercâmbios estudantis em instituições de ensino em outros países.
O que é a Nota de Corte e Como Calcular
A nota de corte simboliza a menor nota necessária que você precisa ter para estar entre os selecionados para a vaga disponível. Ela é calculada considerando o número de vagas existentes e a quantidade de candidatos inscritos.
O sistema analisa as notas do ENEM dos candidatos para aquela vaga e calcula a nota mínima para poder se classificar. Para consultar a classificação parcial, você deve consultar seu boletim de acompanhamento no site do SiSU.
A nota de corte da Fuvest considera quantidade de pontos referente ao peso das questões. A nota final é calculada convertendo a pontuação total para a base decimal. Exemplo: Se o candidato somar 50 pontos de 90 que é o total, deve multiplicar esse número por 100/90. O cálculo seria: 50 x 100/90 = 55,556.
Na segunda fase, a nota é composta pelas duas provas. Cada questão tem valor de 5 pontos. O total de pontos feitos é convertido para base decimal, como na primeira fase. Exemplo: Candidato A obteve 35 dos 60 pontos possíveis, então ele deve fazer o cálculo: 35 x 100/60 = 58,3.
Nota de Corte para Medicina na USP
O cálculo da nota de corte considera os seguintes parâmetros para ser calculada:
V = Número de vagas do curso
MC = Média da pontuação dos candidatos no curso
N = Número de convocados para a segunda fase para o curso
K = Parâmetro definido pela seguinte regra:
a) K = 3, caso MC for maior ou igual a 60
b) K = 2, caso MC for menor ou igual a 30
c) K = 1 + (MC/30), caso 30 < MC < 60 (nessa situação, K pode variar entre 2 e 3)
O número de candidatos que serão chamados para a segunda fase é calculado com a fórmula: N = K x V.
Relação de Concorrência
As notas de corte divulgadas pela Fuvest referente as 2 fases do vestibular de 2021 mostram o quanto os cursos de medicina da USP tem de concorrência e a relação de candidatos por vaga. Confira abaixo:
- Medicina – São Paulo: 154,6 candidatos por vaga
- Medicina – Ribeirão Preto: 129,1 candidatos por vaga
- Medicina – Bauru: 78,4 candidatos por vaga
Notas de Corte Fuvest – 1a Fase 2021
- Medicina – São Paulo: 76 (ampla concorrência)
- Medicina – Ribeirão Preto: 72 (ampla concorrência)
- Medicina – Bauru: 69 (ampla concorrência)
Notas de Corte Fuvest – 2a Fase 2021
- Medicina – São Paulo: 83 (ampla concorrência)
- Medicina – Ribeirão Preto: 81(ampla concorrência)
- Medicina – Bauru: 78 (ampla concorrência)
Notas de Corte SiSU
Considerando as informações fornecidas pelo SiSU em 2020, abaixo listamos a nota de corte dos cursos que pertencem à faculdade de medicina da USP nos diversos campus da instituição.
- Medicina – São Paulo: 816,69 pontos
- Medicina – Ribeirão Preto: 816,14 pontos
- Medicina – Bauru: 827,86 pontos
Com todas essas informações, ficou muito mais fácil se preparar para entrar no curso de medicina da USP. O mais importante nesse processo é sua preparação para se sair bem e conseguir a pontuação ideal para ingressar na graduação tão concorrida.
Para isso, conheça o melhor e mais completo curso preparatório pré-Medicina, o MS Medicina. Saiba todos os detalhes e comece a estudar de sua casa ou de onde estiver.
