Estudar para medicina: assuntos que você precisa estar atento

Um dos cursos mais concorridos nos vestibulares de todo o país exige muita dedicação daqueles que sonham colher os frutos de uma faculdade de medicina. São muitos conteúdos e assuntos a serem compreendidos e memorizados, tornando árdua a tarefa de estudar para medicina, mas todo esse esforço vale a pena, afinal é do seu sonho que se trata toda essa jornada.

E já que “sonho que se sonha só é só sonho, mas sonho que sonha junto é realidade”, preparamos esse post para te ajudar a conquistar o seu sonho, já que esse é o nosso. Continue lendo para ficar por dentro das matérias que mais são cobradas nos vestibulares das melhores faculdades de medicina do país com dicas que guiarão e auxiliarão seus estudos.

Como começar a estudar para o vestibular de medicina

O primeiro passo é montar um cronograma de estudos, se ainda não fez isso dá olhada nesse cronograma pronto que temos para você.

Prepare o ambiente

Preparar o ambiente de estudos é recomendado. Estudar exige nossa total atenção e foco, portanto mantenha-se distante de tudo que possa nos dispersar nesse momento é importante.

Evite ficar em locais com trânsito de muitas pessoas; reserve seu quarto ou outro ambiente tranquilo para se dedicar ao assunto.

Separe uma garrafa de água e deixe-a com você, dessa forma não precisará interromper os estudos para se hidratar.

Evite distrações

O celular pode ser um poderoso agente dispersor se você permitir. Silenciar as notificações vai impedir você de saber quando chegar mensagem no WhatsApp ou qualquer outra coisa, evite usá-lo para entrar em suas redes sociais durante o horário definido para estudo, limite seu manuseio a consultas referente ao assunto estudado.

Deixe para dar aquela espiada e postar nas redes no horário reservado para não fazer nada do seu cronograma.

Invista em técnicas de estudo

Existem diversas técnicas de estudo que você pode adotar para ajudá-lo agora e durante as revisões pré-medicina.

Resumo e fichamento

O resumo é a síntese do conteúdo feita através da identificação dos seus pontos principais, melhorando assim a compreensão e a memorização do assunto.

Além do resumo, fichamentos também são uma boa, nele você seguirá o mesmo objetivo do resumo, porém se estenderá sobre os pontos chave.

Mapa mental

Você conhece o mapa mental? Essa técnica de estudo consiste na elaboração de um organograma com as palavras-chave sobre o tema interligadas a outras palavras-chave. Crie um mapa, cuja ideia é estabelecer uma conexão com os diferentes conceitos estudados.

Leitura

Leia o material em voz alta e comente sobre ele, imagine que você está explicando a matéria para um colega, alguém que não tem familiaridade com o assunto, assim você compreende melhor o que está claro e o que não está em relação ao conteúdo.

Grave o áudio da “aula” e escute-o depois, talvez perguntas que não surgiram durante a leitura emergem agora para poder saná-las.

Exercícios

Exercícios, testes, simulados, realizá-los são muito importantes. É durante a execução da prova que as dúvidas surgem, seja porque não compreendemos tão bem assim o conteúdo ou por nervosismo. Seja qual for o motivo, treinar vai prepará-lo para isso, a familiarização com o processo ajuda a nos deixar menos estressados e consequentemente ansiosos, na hora da prova, melhorando a concentração e o foco.

Estudar para medicina: 22 assuntos para ficar atento

Agora sim, com seu plano de estudos orquestrado vamos às matérias que merecem uma atenção especial. Lembrando que todo o conteúdo do ensino médio será cobrado no vestibular e garantir um bom desempenho, inclusive nos assuntos que não listamos aqui, fará a diferença no resultado e pode garantir o seu lugar entre os aprovados.

É muito importante consultar o manual do candidato de cada vestibular, nele estão explicados os conteúdos das matérias que poderão ser cobrados na prova bem como quais matérias estudar para o vestibular de medicina.

Revisar os manuais de anos anteriores e compará-los com o atual também o guiará nessa empreitada, o mesmo vale para a consulta das provas antecedentes que darão um norte sobre os assuntos que mais caem no vestibular de medicina.

Quando estudar para medicina o peso das matérias na avaliação muda conforme o vestibular prestado daí consultar o manual do candidato é importante, porém algumas são comuns a todos eles. São elas:

Língua portuguesa,

Matemática,

Biologia,

Física,

Química.

As demais matérias apesar de não terem tanto peso, podem garantir a você aquele ponto que falta. Assim alguns dos assuntos mais cobrados em história e geografia será geopolítica, geografia física e espaço geográfico brasileiro, história contemporânea, história da América, modernismo, Brasil colônia e independência do Brasil.

Vale dar uma atenção a estas matérias, já que o conhecimento a respeito pode ajudá-lo a elaborar e embasar seus argumentos na redação.

Pensando em como começar a estudar para o vestibular de medicina sabendo que as matérias listadas são as de maior peso, atente-se sempre ao conteúdo programático no manual do candidato.

Confira a seguir, os assuntos mais cobrados para cada uma das matérias.

Língua portuguesa

Em língua portuguesa fique atento a:

Literatura (alguns vestibulares contam com uma lista de leituras obrigatórias, dê uma olhada), Gramática,

Interpretação de texto,

Redação.

Matemática

Em matemática os assuntos mais cobrados, comuns em todos os vestibulares, são:

Probabilidade,

Estatística,

Geometria plana.

Química

Já em química vale dar uma atenção a mais para:

Funções inorgânicas,

Oxirredução,

Pilhas e eletrólise,

Química orgânica, sais, óxidos e bases,

E estequiometria, para saber como balancear as equações e compreender as Leis de Conservação de Massa e das Proporções Constantes.

Biologia

Em biologia atente-se aos assuntos referentes a:

Citologia,

Histologia,

Fisiologia.

Conteúdos estes que você retornará a ver ao iniciar a graduação em medicina.

Física

Matérias como física também terão grande peso em alguns vestibulares como a Fuvest e a segunda fase da Unifesp. Nessas os assuntos mais cobrados são:

Dinâmica,

Eletrodinâmica,

Ondulatória,

Frequência,

Espectrometria,

Refração,

Reflexão,

Efeito Doppler.

Nunca foi sorte, sempre foi preparação, mantenha o foco.O MS Medicina é o cursinho para medicina mais forte e completo para quem quer ser aprovado!

Deixe uma resposta

Rolar para cima
Estamos aqui para te ajudar!
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]