Dicas para se preparar para o vestibular de medicina

Muitos estudantes possuem o objetivo de ingressar em um curso de medicina, mas não tem ideia por onde começar a planejar seus estudos. Neste artigo, separamos as principais dicas que vão te ajudar a alcançar esse sonho de uma forma mais fácil!

Sendo em uma universidade pública ou particular, realizando o ENEM ou desejando usar o SiSu para ingressar, com a ampla concorrência que o curso de medicina possui, é importante se preparar muito bem antes dos vestibulares.

Se você decidir estudar por conta própria ou fazendo cursinho de medicina como o Me Salva! Existem alguns processos básicos que você deve seguir para alcançar o sucesso em seus estudos. Confira as 7 super dicas que separamos para você!

1. Antes de Tudo, Planeje seus Estudos

Independente da modalidade que você escolher para realizar seus estudos, desenhar um planejamento é fundamental. Como você vai estudar para entrar em curso de medicina, o que existe ainda mais esforço para passar no vestibular que a maioria dos cursos, é necessário traçar uma rotina específica que irá ocupar um tempo no seu dia a dia.

Defina previamente qual será seu cronograma de estudos, os temas que serão estudados a cada dia. Se preferir, pode dividir seu planejamento por semana, decidindo o grupo de assuntos que você deverá estudar nesse período de tempo. Ambas as táticas são válidas, contanto que você siga o que foi determinado para não ter atrasos.

Como Criar o Planejamento de Estudos

Leia os editais dos vestibulares e pesquise profundamente os conteúdos que você deverá estudar. Isso faz muita diferença na hora de estudar para provas específicas e garante que você consiga uma pontuação melhor.

Tendo a lista e todo o conteúdo que você precisará estudar em mãos, a primeira coisa é escrever, no computador ou em um papel, uma versão mais ampla do seu planejamento. Como falamos antes, você pode dividi-lo em vários formatos de tempo: dias, semanas ou meses. Como alguns assuntos são mais complexos que outros, determine quanto tempo acredita ser necessário para cada tema abrangente que será analisado.

2. Comece a Estudar com Antecedência

O tempo antes dos vestibulares que você determina para estudar é muito relevante, já que deixar tudo para a última hora não vai te permitir ter um cronograma de estudos tranquilo. Você ficará sobrecarregado e seu rendimento será muito inferior.

Com mais tempo, você poderá focar em diversas disciplinas e assuntos mais complexos, tendo tempo de rever quantas vezes necessárias até ter conhecimento no nível adequado. Como a nota de corte para medicina é bem alta, isso pode ser um diferencial nos estudos. Quanto maior a antecedência, melhor será seu preparo.

Se você ainda estiver no ensino médio, organize seu tempo livre para começar a trabalhar sua disciplina nos estudos e sua organização para cobrir todo o conteúdo necessário. Uma dica interessante é planejar revisões periódicas aos conteúdos para mantê-los mais vivos em sua memória.

3. Analise os Vestibulares a Fundo

Como existem centenas de opções de faculdades que oferecem o curso de medicina, é importante fazer uma análise sobre quais são as melhores opções para você. Além de analisar a qualidade do curso, quantidade de vagas, concorrência e o formato das provas, é importante acessar os vestibulares dos anos anteriores para se preparar.

Analise as provas para ficar mais familiarizado sobre o formato do vestibular daquela instituição e conseguir se preparar muito mais para os tipos de questões, linguagem e até pegadinhas usadas; isso aumentará sua confiança e segurança na hora de fazer uma prova inédita. Ainda que seu objetivo seja somente um vestibular, analise as provas de outras instituições que estejam no mesmo nível de dificuldade da escolhida.

Além dos vestibulares, para quem cursa medicina e deseja usar o SiSU para ingressar, é importante se atentar para a realização da prova do ENEM, que também possui certo grau de complexidade e dois dias de provas.

4. Treine Bastante usando Simulados

Junto com a dica anterior, fazer versões anteriores dos vestibulares e investir em simulados é uma ótima alternativa que ajudará a turbinar seus estudos. Você poderá ter a experiência de realizar a prova como ela será no dia do exame, ajudando a entender melhor a divisão de tempo para resolver as questões, lhe deixar mais confiante e trabalhar sua concentração durante períodos longos.

Ao terminar os simulados, avalie sempre como foi seu desempenho sobre o conhecimento dos assuntos abordados, assim como sua gestão de tempo em cada questão. Analisando sua performance, você pode encontrar os pontos que precisam ser mais trabalhados, o que resultará em um desempenho melhor no dia do vestibular.

5. Desenvolva sua Concentração

Como a rotina de estudos pode exigir muitas horas seguidas, a concentração é essencial para conseguir cumprir com seu plano definido. O processo é cansativo, a gente sabe, mas ter foco é necessário durante esses longos períodos.

Ter um lugar tranquilo livre de barulhos ou pessoas que desviem sua atenção, ajuda muito. Evite usar o celular ou computador para outras atividades, como checar mensagens, durante o tempo determinado. Ter disciplina faz a diferença no desenvolvimento de sua concentração. Algumas pessoas ainda gostam de ouvir música clássica durante os estudos, o que promete aumentar seu foco, segundo alguns especialistas.

6. Descanse e Confie em si Mesmo(a)

Descansar também é importante nesse período tão árduo de estudos. Exigir demais de você não contribuirá positivamente no processo. Por isso, defina tempos de descanso entre os períodos de estudo, ou talvez até um dia na semana para se permitir ocupar a cabeça com outros assuntos.

Confiar em você está relacionado a saber toda a dedicação investida e controlar sua ansiedade na véspera e no dia da prova. Lembre-se de todo o percurso de estudos, de sua dedicação e foque no conhecimento que você adquiriu nesse tempo. Esqueça de outros vestibulares e foque naquele momento e naquele exame que você realizará.

7. Faça um Curso Preparatório Pré-Medicina

Ainda que você tenha lido todas essas informações, pode haver certa insegurança em garantir que sozinho você alcance o desempenho necessário.

Para eliminar essa dúvida de sua mente, uma ótima opção é encontrar um curso pré-medicina para ajudar em seus estudos antes do vestibular. Existe uma opção muito vantajosa de um curso pensado especificamente para quem vai prestar Medicina.

Com modalidades de aulas ao vivo, simulados e muitos outros conteúdos, a MS! MED pode te ajudar em todo o processo de preparação para o vestibular, garantindo maiores chances para você diante de uma concorrência tão grande. Confira agora os planos disponíveis para assistir às aulas de qualquer lugar do Brasil ou do mundo.

Deixe uma resposta

Rolar para cima