Passar em medicina: que nota eu preciso tirar no Enem? 

A faculdade de medicina é um dos cursos superiores mais concorridos no país, principalmente por ser uma profissão que cuida da vida das pessoas e pelo grande número de oportunidades.

Passar em medicina não é uma missão fácil, por isso exige muita dedicação e uma rotina de estudos cansativa.

Ao fazer cursinhos preparatórios você aumenta sua chance de aprovação.

Neste texto escrevemos tudo o que você precisa saber sobre a nota de corte das provas de medicina.

O que é nota de corte?

A nota de corte é a pontuação necessária para a aprovação na prova, seja ela vestibular ou ENEM.

Além de garantir sua vaga, a nota de corte é útil para ter acesso a programas de financiamento estudantil e até mesmo bolsas de estudos.

As notas de corte variam conforme a universidade cursada, a modalidade de concorrência (geral ou cotas), a graduação, o turno, o campus e ano da prova.

Notas de corte Medicina SISU 2021.1

O processo seletivo do SISU 2021 aconteceu no mês de abril, recebendo inscrições de candidatos que realizaram o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2020, aplicado em janeiro de 2021 devido aos adiamentos referente a pandemia.

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2021.1 abriu inscrições dia 6 de abril e disponibilizou as notas de corte já no dia 7 de abril, sendo atualizadas diariamente.

Os candidatos são classificados de acordo com as notas e desempenho na prova.

Por causa dos atrasos a divulgação oficial pode demorar, mas é possível ter uma base com as prévias.

As notas de corte do último SISU variam de 771,79 a 825,37 pontos no curso de Medicina, enquanto cursos como Administração teve nota mínima de 570 e máxima de 772, e Direito com mínima de 678 e máxima de 866.

Sendo que em 2020 o curso de medicina apresentou média de 793,62 de nota de corte em 2020, a menor nota de corte de 2020 é de 753,19 e a maior 928,30.

Neste ano, a nota de corte mais baixa no SISU 2021.1 foi de 771,79, na Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), em Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Para que você tenha uma noção sobre as notas de corte pelas universidades do Brasil, preparamos um resumo das notas de corte na última prova do SISU 2021.

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís, apresentou a maior nota de corte na primeira prévia com 940,8, e na terceira prévia a maior nota continuou com a UFMA mas com redução de 1,22% na nota de corte.

Na 3ª prévia, a menor nota de corte foi a da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no Piauí, e na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), com 782,0.

No Rio de Janeiro, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ ) teve nota de corte de 825,8 na terceira prévia, com 50 vagas.

Em Minas Gerais, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) apresentou no terceiro dia nota de corte de 814, com 20 vagas.

No estado do Espírito Santo a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) atingiu nota de corte de 804,8 para 21 vagas.

Em Salvador/BA, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), com 32 vagas, ficou com nota de corte de 790,5 no terceiro dia.

No estado do Ceará, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) obteve nota de corte de 799,3 no terceiro dia para 20 vagas.

Já em São Paulo, na Universidade de São Paulo (USP), a nota de corte ficou em 852,37, com a maior nota em 865,85 para 7 vagas, sendo a terceira maior nota de corte do país.

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís, teve nota de corte, no terceiro dia, de 940,2 e em Pinheiro, 921,4, e 925,2, com 25 vagas nos dois primeiros campus e 20 para o último.

Na Foz do Iguaçu, Paraná, a Universidade Federal da Integração (UNILA) teve nota de corte de 795,5 com 15 vagas.

Na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no Rio Grande do Sul, obteve nota de corte de 794,5 para 13 vagas.

Na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, apresentou nota de 799,9 para 30 vagas.

Em Pelotas, a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), teve nota de corte de 798,3 com 20 vagas.

Como você pode ver, a maioria dos cursos de graduação em medicina exige como nota de corte em média 800 pontos, e nos casos de universidades mais concorridas, pelo seu renome e qualidade, a nota de corte pode ultrapassar 900 pontos.

No caso da concorrência pelo sistema de cotas, a menor nota de corte foi de 513,55 na Universidade Federal de Catalão (UFCAT), em Catalão/GO, vaga reservada para candidatos com deficiências, baixa renda e que fizeram o ensino médio em escola pública.

Os cursos com maiores médias estão localizados na região Sudoeste, regiões como Norte e Nordeste possuem o costume de conceder bônus regionais para estudantes que moram na cidade do curso, aumentando a nota de corte, caso da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Como saber sua nota?

Para verificar o seu resultado na prova do SISU é necessário consultar seu boletim de candidato na página do SISU, ou verificando diretamente com as universidades participantes, ou ligando na central de atendimento do MEC, no telefone 0800-616161.

Realmente ingressar na graduação de Medicina não é tarefa fácil, exige muito estudo e dedicação, especialmente quando o alvo é universidades públicas, a concorrência aumenta ainda mais.

Por isso, é importante traçar um planejamento de estudo, para que sua jornada de preparação seja organizada e frequente.

Estar atualizado é outro fator para garantir uma vaga. à

Tudo isso se torna mais fácil quando o candidato tem um cursinho online para medicina à sua disposição.

No  MS! Foco MED o candidato ao ingresso na faculdade de medicina tem acesso a muitos benefícios como correção de redação ilimitada e comentada, professores especializados em medicina, planos de estudo personalizado, mentoria individual, aulas ao vivo exclusivas MED todos os dias, simulados semanais parciais e completos com TRI e muito mais.

Isso tudo no conforto da sua residência.

Deixe uma resposta

Rolar para cima