Descubra as melhores faculdades de medicina do mundo

Ao escolher cursar medicina muitos vestibulandos questionam qual faculdade pode ajudá-lo a ser um profissional de excelência. A lista das instituições brasileiras é longa, mas por curiosidade, já pensou em quais seriam as melhores universidades de medicina do mundo?

Entrar em um cursinho para medicina, estabelecer um calendário de estudos, preparar-se psicologicamente para a maratona do vestibular. Pode ser cansativo, mas o final da jornada é recompensador.

Ao redor do mundo, estudantes enfrentam rotina semelhante de escolhas e sacrifícios, ainda mais se almejam ingressar em uma renomada universidade. Um planejamento que para ser alcançado começa, muitas vezes, bem antes do último ano do ensino médio.

Engana-se quem pensa que apenas os estudantes internacionais estão nessa disputa, muitos brasileiros almejam cruzar as fronteiras e estudar em terras internacionais. Para fazer a graduação, ou mesmo para cursar especializações, mestrados e doutorados.

Listando as melhores faculdades de medicina do mundo.

Considerando a qualidade do ensino, reputação acadêmica, trabalhos e citações acadêmicas, assim como proporção de alunos e docentes internacionais, o instituto de pesquisa britânico Quacquarelli Symonds listou em 2021 as melhores universidades.

Aqui vamos apresentar as que encabeçaram as cinco primeiras colocações.

5 – John Hopkins University

Localizada em Baltimore, nos Estados Unidos, a universidade é uma instituição privada fundada no ano de 1876. Foi pioneira no campo de pesquisa no país e já teve 27 ex-alunos a receberem o Prêmio Nobel.

A universidade foi responsável por importantes descobertas, como a identificação do gene que causa a doença do câncer de cólon. É, assim, reconhecida na área de medicina por seus trabalhos em engenharia genética.

O processo de seleção para ingressar na John Hopkins avalia desde o perfil acadêmico do até atividades extracurriculares que impactem na escolha do curso pretendido. Sendo uma instituição particular, ela também oferece bolsas de estudos para alunos que se destacam.

4 – Stanford University

Em quarto lugar temos a prestigiada Universidade Stanford, localizada na Califórnia, Estados Unidos. Conhecida como uma das universidades que mais formam bilionários no mundo, por ter como ex-alunos um grande número de profissionais bem-sucedidos.

A instituição tem um histórico de um rico investimento em pesquisas e registros de patentes. Lá foram desenvolvidos trabalhos sobre o DNA recombinante e implantes faciais. Empresas reconhecidas atualmente nasceram na universidade, como o Google.

A universidade é da iniciativa privada e segue critérios de seleção típicos das faculdades americanas, com análise de currículo, perfil e atividades extracurriculares. Com bolsas e incentivos, tem um dos maiores campus universitário desse país.

3 – Universidade de Cambridge

Saindo dos Estados Unidos, passamos para a Inglaterra, sede do terceiro lugar: a Universidade de Cambridge. Uma instituição pública que tem sua fundação em 1209, o que a coloca como uma das mais antigas universidades do mundo.

Entre seu quadro de ex-alunos estão nomes como Charles Darwin e Isaac Newton, além de quase 100 ganhadores do prêmio Nobel. Reconhecida internacionalmente, a instituição conta com um quadro diverso de alunos de várias partes do globo.

Para entrar na universidade é preciso cartas de recomendação, entrevistas e um excelente currículo escolar. Na área da medicina ela é conhecida por pesquisas e trabalhos que falam sobre imunidade, infecções, medicina cardiorrespiratória e câncer.

2 – Universidade de Oxford

No segundo lugar da lista está uma das mais prestigiadas universidades do mundo, a Universidade de Oxford na Inglaterra. Fundada em 1090 é considerada a instituição universitária de língua inglesa mais antiga.

Seu prestígio traz um currículo composto por líderes mundiais de renome, ganhadores do Prêmio Nobel, campeões olímpicos, poetas e escritores. Entre seu quadro docente já passaram nomes como JRR Tolkien e Lewis Carroll.

Na pesquisa na área de medicina destacam-se trabalhos sobre imunologia, diabetes e endocrinologia e doenças cardiovasculares. Para ingressar em Oxford prepare-se para passar por testes, análises de currículo acadêmico e cartas de recomendações.

1 – Harvard University.

Encabeçando o primeiro lugar na lista temos uma referência quando o assunto é qualidade de ensino: a Universidade de Harvard. Localizada na cidade de Cambridge nos Estados Unidos, a instituição foi fundada em 1636.

Por lá já passaram importantes nomes como os ex-presidentes americanos Barack Obama e John Kennedy. Além de mais de 150 ganhadores do Prêmio Nobel e 48 contemplados como Prêmio Pulitzer. Somados a uma lista extensa de intelectuais e cientistas.

A Universidade de Harvard é considerada a mais antiga dos Estados Unidos e possui um dos processos de seleção mais concorridos do mundo. Seguindo o modelo americano de aplicações, com testes, cartas de motivação, avaliação da vida acadêmica e extracurricular.

Uma curiosidade, seu campus conta com aquela que é considerada a maior biblioteca acadêmica do mundo, além de museus próprios da instituição.

Outros destaques pelo mundo.

É verdade que essa lista seleta já enche os olhos de muitos estudantes, mas algumas outras universidades de medicina merecem destaque e não podem deixar de ser mencionadas.

Como a Universidade da Califórnia, fundada em 1919 e localizada em Los Angeles nos Estados Unidos. Ainda em terras americanas temos a prestigiada Universidade de Yale, fundada em 1701, sendo a terceira instituição de ensino superior mais antiga do país.

Na Europa temos nomes como a University College London, que foi a primeira instituição universitária de Londres, no Reino Unido. E o Instituto Karolinska que fica em Estocolmo, na Suécia.

E em terras brasileiras?

O Brasil também oferece instituições de qualidade no ensino da medicina, contando com universidades prestigiadas no currículo, com professores bem capacitados e desenvolvimento de pesquisa na área.

Segundo o Ranking Universitário da Folha, o primeiro lugar da lista é encabeçado pela Universidade de São Paulo, a USP. Em segundo lugar temos a Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, seguida pela Universidade Federal de Minas Gerais, a UFMG.

Em quarto lugar temos a Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp. Logo seguida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a UFRGS e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UFRJ.

Para ingressar em um curso de medicina aqui no Brasil é preciso estar atento às notas de corte que cada instituição pede e, principalmente, se preparar para prestar o vestibular e conseguir a tão sonhada aprovação.

Por isso, um cursinho de medicina pode ser a melhor opção. Um pré-medicina, um pré-vestibular pensado especialmente para alunos que sonham em cursar a área médica, é um diferencial. E pode direcionar seus estudos para conseguir as melhores notas.

O MS Medicina é o cursinho mais forte e completo para quem quer ser aprovado! Venha conversar conosco e se preparar para ingressar na universidade dos seus sonhos.

Deixe uma resposta

Rolar para cima