Menor nota de corte medicina: conheça as principais faculdades

Todos sabem que ingressar em uma faculdade de medicina não é uma tarefa fácil. Para isso, é preciso muita dedicação, estudo e perseverança. Porém, existem algumas faculdades onde a nota de corte é menor e isso pode facilitar a sua aprovação. Pensando nisso, o MS Medicina preparou esse artigo com as principais faculdades de medicina com as menores notas de corte. Confira!

Como entrar em uma faculdade de medicina?

Uma das formas mais simples de ingressar em uma faculdade de medicina é usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como forma de seleção.

Por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), é possível utilizar essa nota para tentar uma das vagas nos cursos superiores mais concorridos do Brasil. No primeiro semestre de 2021, o SISU ofereceu 4.276 vagas para o curso de medicina.

É importante destacar que a nota do ENEM também pode ser utilizada no Programa Universidade Para Todos (ProUni), que garante bolsas em universidades particulares para alunos que cursaram o ensino médio em escola pública ou como bolsistas.

Por meio do ProUni, é possível conseguir bolsas de 100% ou 50% no curso de sua preferência, e isso vale também para os cursos de grande concorrência.

Assim, se você tem o sonho em entrar em uma faculdade de medicina, é essencial conseguir uma boa nota no ENEM. Mesmo assim, muitos pré-vestibulandos ainda possuem muitas dúvidas a respeito do processo do SiSU e como a nota do Enem é utilizada.

A seguir, respondemos às principais dúvidas dos estudantes quanto a esse processo.

Como funciona a nota de corte?


A nota de corte do ENEM é a menor nota que o vestibulando precisa atingir para garantir a vaga que ele almeja. O ENEM pode ser considerado como o método mais simples para conseguir a tão sonhada vaga no curso de medicina.

Esse fato se comprova em dados: atualmente, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), 93% das vagas são ofertadas pelo SiSU.

No momento da inscrição da sua nota do ENEM no sistema do SiSU, é possível ter uma ideia das notas de corte de todas as universidades brasileiras que aceitam essa modalidade de ingresso

Porém, a nota que aparece no sistema serve apenas de base para que você consiga identificar quais são as maiores e as menores notas de corte. Assim, você consegue selecionar a faculdade na qual você vai ter a maior probabilidade de ingressar com sua nota do ENEM.

Levando em consideração que o curso de medicina é o mais concorrido no Brasil, independentemente da universidade, a nota de corte para ingressar nessa faculdade sempre será alta. Além disso, no sistema do SiSU, existem bonificações para determinados alunos que podem influenciar ainda mais na nota de corte que será utilizada para a seleção.

Para ter uma ideia do nível de competitividade envolvendo o curso de medicina: as maiores notas de corte nas faculdades de medicina em 2021 foram registradas na Universidade de São Paulo (USP), no campus de Bauru, cuja nota foi 852,37 pontos.

Em segundo lugar ficou o campus de São Paulo da USP com 833,49 pontos. Por fim, em terceiro lugar, figurou a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com 828,31 pontos

Abaixo, listamos as 25 principais faculdades brasileiras que possuem a menor nota de corte medicina. Confira!

Em 2021, a faculdade que apresentou a menor nota de corte em Medicina foi a Universidade Federal Rural do Semi Árido (UFERSA), que fica em Mossoró, no Rio Grande do Norte. A nota de corte nesta faculdade foi de 771,19 pontos.

Em segundo lugar, temos a Universidade Federal de Roraima (UFRR), no campus de Paricarana, que apresentou 781,09 pontos de nota de corte em medicina.

Completando o top 3 das menores notas de corte em medicina está a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), no campus de Cáceres, com 782,61 pontos.

Dando sequência, aparecem a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), no campus de Teresina, com nota de corte em medicina de 784,81 pontos e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), no campus de Vitória da Conquista, com 785,66 pontos.

Depois, temos a Universidade Federal do Tocantins (UFT), no campus de Araguaína, com 786,12 pontos.

Em sétimo lugar está a Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), que fica na Asa Norte de Brasília, com 786,18 pontos de nota de corte em medicina. Em oitavo lugar está a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR), que fica no estado do Piauí, com 786,65 pontos.

E em nono lugar está a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no campus de Natal, com 787,33 pontos

Na sequência aparecem a Universidade Federal de Catalão (UFCAT), na unidade sede em Goiás, com nota de corte em medicina de 787,75 pontos e a Universidade Federal de Jataí (UFJ), também no estado de Goiás, com 788,24 pontos.

Figurando mais uma vez a lista, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), dessa vez no campus de Palmas, com 788,72 pontos.

Em 13º lugar está a Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), em Minas Gerais, com 789,92 pontos de nota de corte em medicina. Na 14ª posição aparece a Universidade Federal de Sergipe (UFS), no campus de Aracaju, com 791,48 pontos.

E na 15ª posição aparece a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Sinop, com 792 pontos.

A lista segue com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Pernambuco, com nota de corte em medicina de 792,78 pontos. Na sequência, temos a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com 792,82 pontos.

A próxima da lista é a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), no Mato Grosso, com 793,34 pontos.

Na 19ª posição está a Universidade Federal da Bahia (UFBA), no campus de Salvador, com nota de corte em medicina de 794,17 pontos. Em 20º lugar aparece a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no campus de Uruguaiana no Rio Grande do Sul, com 794,3 pontos.

E em 21º lugar fica a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com 794,39 pontos.

Fechando a lista das 25 faculdades com menor nota de corte medicina estão a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), com 794,53 pontos na 22ª posição.

Novamente, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), mas desta vez no campus de Petrolina, em Pernambuco, com 794,62 pontos na 23ª posição.

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no campus de Cajazeiras, na Paraíba, com 795,12 pontos garante seu lugar 24ª posição.

E, por fim, na 25ª posição, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), no Mato Grosso do Sul, com 795,62 pontos. Essa foi a lista com menor nota de corte medicina. Esperamos que tenham gostado!

Não deixe de conferir nosso Ebook gratuito com as Melhores Faculdades de Medicina. . E não se esqueça: O MS Medicina é o cursinho mais forte e completo para quem quer ser aprovado!

Deixe uma resposta

Rolar para cima