Imagem-Post-Como-alcancar-a-nota-de-corte-para-medicina

Nota de corte medicina: como alcançar a nota ideal?

Todos os anos o curso de medicina leva os estudantes brasileiros a uma disputa acirrada por uma vaga. Ser médico é salvar vidas, mas antes de poder impactar outras realidades o aluno precisará ultrapassar algumas das maiores barreiras de sua vida acadêmica: o vestibular e o ENEM.

Durante a preparação, saber a relação de candidato por vaga pode ser relevante, mas não tão importante quanto saber qual a nota de corte para ser aprovado já que você só vai precisar de uma vaga.

Para alcançar o objetivo final – a aprovação – o estudante deve ter em mente que a nota de corte em medicina será um obstáculo a mais rumo à vitória.

As notas de corte podem variar de acordo com a instituição, entretanto, o curso de medicina exige dos vestibulandos maior e melhor preparação em qualquer lugar. Por exemplo, a maior nota de corte para medicina pelo SISU foi 952.51 na UFMA (Universidade Federal do Maranhão).

E você vestibulando não quer ser pego de surpresa, por isso é de extrema importância que faça das estatísticas sua melhor aliada durante a jornada que antecede os exames.

De qualquer forma, é preciso estar preparado para a aprovação, e seja sozinho ou num curso pré medicina, conhecer o caminho a seguir é quase como conhecer a estrada dos tijolos dourados.

Por isso, o MS! Medicina traz algumas recomendações que farão com que você alcance a nota de corte do curso de medicina:

Tenha uma rotina de estudos:

É importante que você tenha um cronograma de estudos voltado para o curso de medicina. Mantê-lo atualizado e ajustado à sua rotina poderá ser extremamente vantajoso.

Assim você poderá organizar as matérias por grau de domínio, ou seja, dar maior atenção àquelas que você tem mais dificuldade. Mas fique atento para que as matérias mais “fáceis” não fiquem de lado.

Mas lembre-se: você precisa estudar tudo para alcançar a nota de corte!

Estudar com antecedência também faz parte de uma boa rotina de estudos para o vestibular. A janela de tempo entre o início da preparação e a sua prova fará a diferença já que é praticamente impossível dominar determinados assuntos em pouco tempo.

Reserve algumas horas durante a semana para treinar a redação já que a teoria não é suficiente para uma boa escrita.

E no que diz respeito às obras literárias, faça leitura completa, afinal, um bom escritor é também um bom leitor e a nota de corte em medicina exige boas notas também em redação.

Para um bom rendimento no vestibular de medicina, tão importante quanto seu cronograma é que você estude em um lugar adequado.

Se conseguir, organize sua estação de estudos em um espaço silencioso, longe de estímulos visuais e sonoros que possam roubar sua atenção.

Evite estudar sentado ou deitado na cama pois a tendência é dormir em razão do conforto. Fique à mesa, em local bem iluminado e siga seu planejamento. Desligue o celular se possível e dê total atenção ao que está fazendo.

Utilizar parte tempo para fazer resumos, isso facilita as revisões posteriores pois a repetição fará com que você consiga assimilar a matéria com menos dificuldade.

A fixação do conteúdo através de exercícios também é bastante eficaz para fazê-lo alcançar a nota de corte em medicina.

Para facilitar a organização de suas anotações você pode fazer uso de fichário com folhas avulsas, assim ficará mais prático e rápido acrescentar novos conteúdos conforme os assuntos forem vistos.

A verdade é que cada aluno tem seu próprio estilo, mas aos que desejam investir um pouco mais, se inscrever em um bom curso preparatório pode ser a diferença entre a sua nota ideal e mais um ano esperando.

Organização e respeito à rotina irão guiá-lo desde o começo rumo à aprovação no curso de medicina.

Mantenha-se focado(a):

O foco no seu objetivo exigirá disciplina, já que os ânimos podem se alterar durante a longa caminhada. Então, que tal fazer uma lista sobre os porquês de você estar estudando tanto para alcançar a nota de corte em medicina?

Lembrar todos os dias sobre os motivos que o fazem continuar pode ser uma maneira de manter sua mente saudável.

Estudar pode ser desgastante, exige muita energia e o desânimo é comum em alguns momentos, por isso, no trajeto até o topo, lembre-se de cuidar de sua saúde mental.

Tente manter uma rotina tranquila, e sempre que possível, se alimente de maneira saudável, beba bastante água e faça alguma atividade física leve.

Uma coisa é certa: seguir o cronograma de estudos para alcançar a nota de corte em medicina é tão importante quanto cuidar de sua saúde mental. Tenha ao menos um dia da semana dedicado ao seu descanso e procure apoio emocional e psicológico se necessário.

Focar não significa ficar obcecado, por isso aproveite os momentos de lazer tanto quanto aproveita as horas de estudos.

Faça um bom planejamento:

Para vencermos qualquer batalha é essencial conhecermos nossos inimigos e um deles é a nota de corte.

Esteja atento também às datas de inscrição, aos formulários a serem enviados em casos específicos e no prazo limite para pagamento de taxas.

Observe corretamente as datas para não ter de optar entre um ou outro vestibular que seja de seu interesse.

Procure conhecer o local da prova com antecedência e se organize com tempo e atenção aos horários.

Não perca sua oportunidade de aprovação em medicina por causa de um relógio atrasado ou ônibus errado.

E sobre o que levar no dia da prova: vá com uma roupa confortável, leve uma mochila com alguns itens essenciais como um pequeno lanche e água, faça uma refeição leve antes de entrar na sala e mantenha-se hidratado.

Um bom planejamento evita pequenos imprevistos e grandes preocupações, e você fica livre para ter um bom desempenho para alcançar a nota de corte em medicina.

Siga boas orientações:

É importante também que você conheça o estilo da banca. As bancas organizadoras (como a FUVEST, a VUNESP, a FGV etc) costumam seguir alguns padrões, como utilizar exemplos parecidos ou repetir os conteúdos a cada prova ou outra.

A melhor forma de verificar esses padrões das bancas examinadoras é através da realização de simulados, refazendo provas de anos anteriores ou matriculando-se em um cursinho pré vestibular.

O cursinho ideal deve ter correção ilimitada e comentada de redação, professores especializados que irão te preparar para a nota de corte de medicina, aulas ao vivo, plano de estudos individualizado e mentoria semanal exclusiva, cobrindo assim todos os tópicos necessários para garantir a sua aprovação. Perfeito, não é mesmo?

Deixe uma resposta

Rolar para cima
Estamos aqui para te ajudar!
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]